2019
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Planejamento estratégico de programa de manutenção preventiva de aeronaves Proceedings Article Sergio Rebouças; Fernando Teixeira Mendes Abrahão @inproceedings{Sergio2019Pesquisab,
title = {Planejamento estrat\'{e}gico de programa de manuten\c{c}\~{a}o preventiva de aeronaves},
author = {Sergio Rebou\c{c}as and Fernando Teixeira Mendes Abrah\~{a}o},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2019/st/ST_05_1.pdf},
year = {2019},
date = {2019-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2019 (SIGE2019)},
abstract = {As atividades de manuten\c{c}\~{a}o de aeronaves t\^{e}m impacto significativo nos custos log\'{i}sticos de uma frota. O planejamento adequado da manuten\c{c}\~{a}o preventiva \'{e} fundamental para a redu\c{c}\~{a}o destes custos e aumento da disponibilidade da frota. Atualmente, n\~{a}o se realiza o planejamento dessas atividades em n\'{i}vel estrat\'{e}gico, ocorrendo apenas nos n\'{i}veis t\'{a}ticos e operacionais, atrav\'{e}s do uso de planilhas e m\'{e}todos emp\'{i}ricos. Este processo de planejamento aumenta o potencial de indisponibilidade da frota e de custo log\'{i}stico, seja pela vis\~{a}o limitada propiciada por um horizonte temporal restrito de planejamento, seja pela solu\c{c}\~{a}o encontrada, que n\~{a}o tem garantias a respeito da sua qualidade. O presente trabalho prop\~{o}e uma abordagem de planejamento estrat\'{e}gico para programas de manuten\c{c}\~{a}o preventiva de aeronaves, baseado em m\'{e}todo exato de otimiza\c{c}\~{a}o, englobando todo o ciclo de vida operacional de uma frota, visando minimizar os custos log\'{i}sticos, em termos de tempo de manuten\c{c}\~{a}o, aumentando, por conseguinte, a disponibilidade da frota.},
keywords = {Otimiza\c{c}\~{a}o, Pesquisa operacional},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
As atividades de manutenção de aeronaves têm impacto significativo nos custos logísticos de uma frota. O planejamento adequado da manutenção preventiva é fundamental para a redução destes custos e aumento da disponibilidade da frota. Atualmente, não se realiza o planejamento dessas atividades em nível estratégico, ocorrendo apenas nos níveis táticos e operacionais, através do uso de planilhas e métodos empíricos. Este processo de planejamento aumenta o potencial de indisponibilidade da frota e de custo logístico, seja pela visão limitada propiciada por um horizonte temporal restrito de planejamento, seja pela solução encontrada, que não tem garantias a respeito da sua qualidade. O presente trabalho propõe uma abordagem de planejamento estratégico para programas de manutenção preventiva de aeronaves, baseado em método exato de otimização, englobando todo o ciclo de vida operacional de uma frota, visando minimizar os custos logísticos, em termos de tempo de manutenção, aumentando, por conseguinte, a disponibilidade da frota. |
2017
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Utilização da heurística Extremal Optimization para alocação coordenada de múltiplos alvos em Combate Aéreo BVR Proceedings Article Leonardo Honorio Macedo; Rodrigo Arnaldo Scarpel; Henrique Costa Marques @inproceedings{Leonardo2017Otimiza\c{c}\~{a}ob,
title = {Utiliza\c{c}\~{a}o da heur\'{i}stica Extremal Optimization para aloca\c{c}\~{a}o coordenada de m\'{u}ltiplos alvos em Combate A\'{e}reo BVR},
author = {Leonardo Honorio Macedo and Rodrigo Arnaldo Scarpel and Henrique Costa Marques},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2017/st/ST_12_1.pdf},
year = {2017},
date = {2017-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2017 (SIGE2017)},
abstract = {Este trabalho investigou a heur\'{i}stica Extremal Optimization (EO) para a resolu\c{c}\~{a}o do problema de Aloca\c{c}\~{a}o Armamento-Alvo, do ingl\^{e}s Weapon-Target Assignment (WTA), quando aplicado a um contexto de Combate A\'{e}reo Al\'{e}m do Alcance Visual, do ingl\^{e}s Beyond Visual Range (BVR). O WTA \'{e} um problema de otimiza\c{c}\~{a}o combinat\'{o}ria, classificado como NP- Completo. Devido a esta caracter\'{i}stica, sua complexidade cresce exponencialmente a medida que o n\'{u}mero de vari\'{a}veis aumenta. Assim, m\'{e}todos heur\'{i}sticos se mostram os mais adequados a esta classe de problemas, se comparado a tentativa de resolu\c{c}\~{a}o por m\'{e}todos exatos. O Experimento realizado neste trabalho demonstrou que o EO adaptado ao WTA em um cen\'{a}rio de combate BVR convergiu rapidamente para o m\'{i}nimo global da fun\c{c}\~{a}o, mostrando-se bem adequado a resolu\c{c}\~{a}o de problemas desta classe.},
keywords = {Aloca\c{c}\~{a}o de alvos, heur\'{i}stica, Otimiza\c{c}\~{a}o},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho investigou a heurística Extremal Optimization (EO) para a resolução do problema de Alocação Armamento-Alvo, do inglês Weapon-Target Assignment (WTA), quando aplicado a um contexto de Combate Aéreo Além do Alcance Visual, do inglês Beyond Visual Range (BVR). O WTA é um problema de otimização combinatória, classificado como NP- Completo. Devido a esta característica, sua complexidade cresce exponencialmente a medida que o número de variáveis aumenta. Assim, métodos heurísticos se mostram os mais adequados a esta classe de problemas, se comparado a tentativa de resolução por métodos exatos. O Experimento realizado neste trabalho demonstrou que o EO adaptado ao WTA em um cenário de combate BVR convergiu rapidamente para o mínimo global da função, mostrando-se bem adequado a resolução de problemas desta classe. |
2015
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Proposta de Avaliação da Eficiência de Redes Logísticas de Combate Empregando Mapa Cognitivo Proceedings Article Fábio Ayres Cardoso; Rodrigo Arnaldo Scarpel; Mischel Carmen Neyra Belderrain @inproceedings{F\'{a}bio2015otimiza\c{c}\~{a}ob,
title = {Proposta de Avalia\c{c}\~{a}o da Efici\^{e}ncia de Redes Log\'{i}sticas de Combate Empregando Mapa Cognitivo},
author = {F\'{a}bio Ayres Cardoso and Rodrigo Arnaldo Scarpel and Mischel Carmen Neyra Belderrain},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_5_3.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {O planejamento das a\c{c}\~{o}es de suporte log\'{i}stico a tropas desdobradas envolvidas em combate dentro de um teatro de opera\c{c}\~{o}es compreende uma das atividades mais complexas, tendo em vista a mir\'{i}ade de condicionantes que precisam ser atendidos (janela de opera\c{c}\~{a}o, capacidade das aeronaves, custos etc). Para mitigar esse problema, modelos matem\'{a}ticos vem sendo desenvolvidos, cada qual abordando perspectivas distintas do envolvente operacional, n\~{a}o abarcando, por completo, suas inst\^{a}ncias decisivas. Como o emprego do mapa cognitivo e da redu\c{c}\~{a}o metodol\'{o}gica de conceitos, \'{e} poss\'{i}vel identificar os construtos-base relacionados aos aspectos est\'{a}ticos e din\^{a}micos de um sistema log\'{i}stico de combate, assim como suas rela\c{c}\~{o}es in- ternas e, assim, oferecer subs\'{i}dios para o desenvolvimento de modelos de otimiza\c{c}\~{a}o mais abrangentes e consistentes.},
keywords = {adaptabilidade I INTRODU\c{C}\~{A}O, efici\^{e}ncia, Otimiza\c{c}\~{a}o},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O planejamento das ações de suporte logístico a tropas desdobradas envolvidas em combate dentro de um teatro de operações compreende uma das atividades mais complexas, tendo em vista a miríade de condicionantes que precisam ser atendidos (janela de operação, capacidade das aeronaves, custos etc). Para mitigar esse problema, modelos matemáticos vem sendo desenvolvidos, cada qual abordando perspectivas distintas do envolvente operacional, não abarcando, por completo, suas instâncias decisivas. Como o emprego do mapa cognitivo e da redução metodológica de conceitos, é possível identificar os construtos-base relacionados aos aspectos estáticos e dinâmicos de um sistema logístico de combate, assim como suas relações in- ternas e, assim, oferecer subsídios para o desenvolvimento de modelos de otimização mais abrangentes e consistentes. |
2012
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Abordagens Genéticas para a Realocação Hierárquica e de Múltiplas Capacidades dos Laboratórios de Metrologia do Comando da Aeronáutica - COMAER Proceedings Article Silvio Luiz Castro Silva; Luiz Antônio Nogueira Lorena @inproceedings{Silvio2012Otimiza\c{c}\~{a}ob,
title = {Abordagens Gen\'{e}ticas para a Realoca\c{c}\~{a}o Hier\'{a}rquica e de M\'{u}ltiplas Capacidades dos Laborat\'{o}rios de Metrologia do Comando da Aeron\'{a}utica - COMAER},
author = {Silvio Luiz Castro Silva and Luiz Ant\^{o}nio Nogueira Lorena},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2012/st/P_1.pdf},
year = {2012},
date = {2012-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2012 (SIGE2012)},
abstract = {Esse trabalho apresenta um modelo para o Problema de Localiza\c{c}\~{a}o de Concentradores (PLC) aplicado ao problema log\'{i}stico enfrentado pelo Sistema de Metrologia da Aeroespacial primordial implementada para atender as demandas metrol\'{o}gicas que d\~{a}o suporte aos servi\c{c}os de manuten\c{c}\~{a}o aeron\'{a}utica, possui limita\c{c}\~{o}es log\'{i}sticas, sendo dessa forma necess\'{a}ria, a busca por uma solu\c{c}\~{a}o otimizada que melhore o transporte de materiais e pessoas durante as Diagonais de Calibra\c{c}\~{a}o (DC), possibilitando encomia de recursos p\'{u}blicos e efici\^{e}ncia operacional para a garantia da confiabilidade metrol\'{o}gica do SISMETRA. Toda essa estrutura laboratorial possui tr\^{e}s n\'{i}veis hier\'{a}rquicos de metrologia: Laborat\'{o}rio Central de Calibra\c{c}\~{a}o (LCC), Laborat\'{o}rios Regionais de Calibra\c{c}\~{a}o (LRC) e Laborat\'{o}rios Setoriais de Calibra\c{c}\~{a}o (LSC), onde cada laborat\'{o}rio possui demandas de calibra\c{c}\~{a}o em 3 (tr\^{e}s) \'{a}reas de grandeza (Dimensional, El\'{e}trica e F\'{i}sica).},
keywords = {Otimiza\c{c}\~{a}o},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Esse trabalho apresenta um modelo para o Problema de Localização de Concentradores (PLC) aplicado ao problema logístico enfrentado pelo Sistema de Metrologia da Aeroespacial primordial implementada para atender as demandas metrológicas que dão suporte aos serviços de manutenção aeronáutica, possui limitações logísticas, sendo dessa forma necessária, a busca por uma solução otimizada que melhore o transporte de materiais e pessoas durante as Diagonais de Calibração (DC), possibilitando encomia de recursos públicos e eficiência operacional para a garantia da confiabilidade metrológica do SISMETRA. Toda essa estrutura laboratorial possui três níveis hierárquicos de metrologia: Laboratório Central de Calibração (LCC), Laboratórios Regionais de Calibração (LRC) e Laboratórios Setoriais de Calibração (LSC), onde cada laboratório possui demandas de calibração em 3 (três) áreas de grandeza (Dimensional, Elétrica e Física). |
2006
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Aplicação de Algoritmos de Cobertura ao Problema de Localização de Esquadrões de Aeronaves de Interceptação na Região Amazônica Proceedings Article Rodrigo Prado Santos; Carlos Müller @inproceedings{Rodrigo2006Problemab,
title = {Aplica\c{c}\~{a}o de Algoritmos de Cobertura ao Problema de Localiza\c{c}\~{a}o de Esquadr\~{o}es de Aeronaves de Intercepta\c{c}\~{a}o na Regi\~{a}o Amaz\^{o}nica},
author = {Rodrigo Prado Santos and Carlos M\"{u}ller},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2006/st/AO009.pdf},
year = {2006},
date = {2006-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2006 (SIGE2006)},
abstract = {A \'{a}rea cr\'{i}tica para vigil\^{a}ncia do espa\c{c}o a\'{e}reo Brasileiro \'{a}rea de aproximadamente 5,08 milh\~{o}es de quil\^{o}metros quadrados. O problema de localizar um dado n\'{u}mero de facilidades de vigil\^{a}ncia ou um dado n\'{u}mero de esquadr\~{o}es de intercepta\c{c}\~{a}o para maximizar a \'{a}rea de cobertura em uma regi\~{a}o \'{e} conhecido na literatura como Problema de Localiza\c{c}\~{a}o de M\'{a}xima Cobertura (MCLP). O objetivo deste artigo \'{e} apresentar o MCLP, sugerindo novas restri\c{c}\~{o}es para adapt\'{a}-lo \`{a} realidade do problema estudado. Os resultados obtidos mostraram que, sob determinadas circunst\^{a}ncias, restri\c{c}\~{o}es adicionadas ao MCLP original conferem um maior realismo \`{a} formula\c{c}\~{a}o utilizada. Palavras-chaves Problema de Localiza\c{c}\~{a}o de M\'{a}xima Cobertura (MCLP), Programa\c{c}\~{a}o Linear Inteira Bin\'{a}ria, Otimiza\c{c}\~{a}o.},
keywords = {Otimiza\c{c}\~{a}o, Problema de Localiza\c{c}\~{a}o de M\'{a}xima Cobertura MCLP, Programa\c{c}\~{a}o Linear Inteira Bin\'{a}ria},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
A área crítica para vigilância do espaço aéreo Brasileiro área de aproximadamente 5,08 milhões de quilômetros quadrados. O problema de localizar um dado número de facilidades de vigilância ou um dado número de esquadrões de interceptação para maximizar a área de cobertura em uma região é conhecido na literatura como Problema de Localização de Máxima Cobertura (MCLP). O objetivo deste artigo é apresentar o MCLP, sugerindo novas restrições para adaptá-lo à realidade do problema estudado. Os resultados obtidos mostraram que, sob determinadas circunstâncias, restrições adicionadas ao MCLP original conferem um maior realismo à formulação utilizada. Palavras-chaves Problema de Localização de Máxima Cobertura (MCLP), Programação Linear Inteira Binária, Otimização. |