2024
|
Decisão Estratégica e Complexidade: Aplicação da Soft Systems Methodology (SSM) na Aquisição de Aeronaves para a Força Aérea Proceedings Article Mario Viscardi; Ana Carolina; S Zeferino; Enéas S Freitas; Angelo Passaro; Níssia C R Bergiante @inproceedings{243423_1,
title = {Decis\~{a}o Estrat\'{e}gica e Complexidade: Aplica\c{c}\~{a}o da Soft Systems Methodology (SSM) na Aquisi\c{c}\~{a}o de Aeronaves para a For\c{c}a A\'{e}rea},
author = {Mario Viscardi and Ana Carolina and S Zeferino and En\'{e}as S Freitas and Angelo Passaro and N\'{i}ssia C R Bergiante},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2024/st/243423_1.pdf?x11208},
issn = {1983-7402},
year = {2024},
date = {2024-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2024 (SIGE2024)},
abstract = {A evolu\c{c}\~{a}o das estrat\'{e}gias de defesa a\'{e}rea e a complexidade dos cen\'{a}rios de combate, como o combate al\'{e}m do alcance visual (BVR), impulsionam o Planejamento Baseado em Capacidades (PBC) e o uso de simula\c{c}\~{o}es avan\c{c}adas. Para acompanhar essa evolu\c{c}\~{a}o, a For\c{c}a A\'{e}rea Brasileira (FAB) utiliza o Ambiente de Simula\c{c}\~{a}o Aeroespacial (ASA) para aprimorar suas decis\~{o}es. No entanto, essa ferramenta n\~{a}o abrange toda complexidade do sistema envolvido. Nesse contexto, a Soft Systems Methodology (SSM), dentro dos m\'{e}todos da Pesquisa Operacional Soft, se destaca por estruturar a an\'{a}lise e suporte \`{a} decis\~{a}o em cen\'{a}rios complexos. Este estudo explora a aplica\c{c}\~{a}o da SSM na aquisi\c{c}\~{a}o de aeronaves de combate para a FAB, conciliando interesses diversos e suportando a FAB em uma an\'{a}lise estrat\'{e}gica. A aplica\c{c}\~{a}o permitiu identificar sistemas relevantes \`{a} decis\~{a}o, organizando vari\'{a}veis de maneira a facilitar o di\'{a}logo entre stakeholders e a proposi\c{c}\~{a}o de a\c{c}\~{o}es.},
keywords = {An\'{a}lise e Suporte a Decis\~{a}o Estrat\'{e}gica, Pesquisa operacional, SSM},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
A evolução das estratégias de defesa aérea e a complexidade dos cenários de combate, como o combate além do alcance visual (BVR), impulsionam o Planejamento Baseado em Capacidades (PBC) e o uso de simulações avançadas. Para acompanhar essa evolução, a Força Aérea Brasileira (FAB) utiliza o Ambiente de Simulação Aeroespacial (ASA) para aprimorar suas decisões. No entanto, essa ferramenta não abrange toda complexidade do sistema envolvido. Nesse contexto, a Soft Systems Methodology (SSM), dentro dos métodos da Pesquisa Operacional Soft, se destaca por estruturar a análise e suporte à decisão em cenários complexos. Este estudo explora a aplicação da SSM na aquisição de aeronaves de combate para a FAB, conciliando interesses diversos e suportando a FAB em uma análise estratégica. A aplicação permitiu identificar sistemas relevantes à decisão, organizando variáveis de maneira a facilitar o diálogo entre stakeholders e a proposição de ações. |
Otimização Logística em Operações Militares Remotas: Um Modelo para os Pelotões Especiais de Fronteira Proceedings Article Mario Viscardi; Sérgio Rebouças; Angelo Passaro @inproceedings{243422_1,
title = {Otimiza\c{c}\~{a}o Log\'{i}stica em Opera\c{c}\~{o}es Militares Remotas: Um Modelo para os Pelot\~{o}es Especiais de Fronteira},
author = {Mario Viscardi and S\'{e}rgio Rebou\c{c}as and Angelo Passaro},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2024/st/243422_1.pdf?x11208},
issn = {1983-7402},
year = {2024},
date = {2024-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2024 (SIGE2024)},
abstract = {Para manter a soberania do Brasil na Amaz\^{o}nia, o Ex\'{e}rcito Brasileiro mant\'{e}m Pelot\~{o}es Especiais de Fronteira (PEF) em locais remotos, cujo abastecimento de materiais b\'{a}sicos \'{e} realizado principalmente pelo modal a\'{e}reo, com apoio da For\c{c}a A\'{e}rea Brasileira. Utilizando os conceitos dos Problemas de Empacotamento da Pesquisa Operacional, o trabalho apresenta uma proposta para aumentar a efici\^{e}ncia das opera\c{c}\~{o}es de suporte aos PEFs por meio de um modelo matem\'{a}tico para o carregamento das aeronaves nas viagens. O modelo proposto demonstrou uma redu\c{c}\~{a}o significativa no n\'{u}mero de viagens necess\'{a}rias, otimizando a distribui\c{c}\~{a}o de carga e o tempo de opera\c{c}\~{a}o. O estudo destaca a efici\^{e}ncia alcan\c{c}ada com a aplica\c{c}\~{a}o de um processo, considerando a utiliza\c{c}\~{a}o de um modelo de otimiza\c{c}\~{a}o exata e um algoritmo h\'{i}brido de alto desempenho, em um estudo de caso aplicado para os PEFs de Surucucu e Auaris, contribuindo para a redu\c{c}\~{a}o de custos operacionais.},
keywords = {Modelo Exato e Heur\'{i}stico, Pesquisa operacional, Problemas de Empacotamento},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Para manter a soberania do Brasil na Amazônia, o Exército Brasileiro mantém Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) em locais remotos, cujo abastecimento de materiais básicos é realizado principalmente pelo modal aéreo, com apoio da Força Aérea Brasileira. Utilizando os conceitos dos Problemas de Empacotamento da Pesquisa Operacional, o trabalho apresenta uma proposta para aumentar a eficiência das operações de suporte aos PEFs por meio de um modelo matemático para o carregamento das aeronaves nas viagens. O modelo proposto demonstrou uma redução significativa no número de viagens necessárias, otimizando a distribuição de carga e o tempo de operação. O estudo destaca a eficiência alcançada com a aplicação de um processo, considerando a utilização de um modelo de otimização exata e um algoritmo híbrido de alto desempenho, em um estudo de caso aplicado para os PEFs de Surucucu e Auaris, contribuindo para a redução de custos operacionais. |
2019
|
Planejamento estratégico de programa de manutenção preventiva de aeronaves Proceedings Article Sergio Rebouças; Fernando Teixeira Mendes Abrahão @inproceedings{Sergio2019Pesquisab,
title = {Planejamento estrat\'{e}gico de programa de manuten\c{c}\~{a}o preventiva de aeronaves},
author = {Sergio Rebou\c{c}as and Fernando Teixeira Mendes Abrah\~{a}o},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2019/st/ST_05_1.pdf},
year = {2019},
date = {2019-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2019 (SIGE2019)},
abstract = {As atividades de manuten\c{c}\~{a}o de aeronaves t\^{e}m impacto significativo nos custos log\'{i}sticos de uma frota. O planejamento adequado da manuten\c{c}\~{a}o preventiva \'{e} fundamental para a redu\c{c}\~{a}o destes custos e aumento da disponibilidade da frota. Atualmente, n\~{a}o se realiza o planejamento dessas atividades em n\'{i}vel estrat\'{e}gico, ocorrendo apenas nos n\'{i}veis t\'{a}ticos e operacionais, atrav\'{e}s do uso de planilhas e m\'{e}todos emp\'{i}ricos. Este processo de planejamento aumenta o potencial de indisponibilidade da frota e de custo log\'{i}stico, seja pela vis\~{a}o limitada propiciada por um horizonte temporal restrito de planejamento, seja pela solu\c{c}\~{a}o encontrada, que n\~{a}o tem garantias a respeito da sua qualidade. O presente trabalho prop\~{o}e uma abordagem de planejamento estrat\'{e}gico para programas de manuten\c{c}\~{a}o preventiva de aeronaves, baseado em m\'{e}todo exato de otimiza\c{c}\~{a}o, englobando todo o ciclo de vida operacional de uma frota, visando minimizar os custos log\'{i}sticos, em termos de tempo de manuten\c{c}\~{a}o, aumentando, por conseguinte, a disponibilidade da frota.},
keywords = {Otimiza\c{c}\~{a}o, Pesquisa operacional},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
As atividades de manutenção de aeronaves têm impacto significativo nos custos logísticos de uma frota. O planejamento adequado da manutenção preventiva é fundamental para a redução destes custos e aumento da disponibilidade da frota. Atualmente, não se realiza o planejamento dessas atividades em nível estratégico, ocorrendo apenas nos níveis táticos e operacionais, através do uso de planilhas e métodos empíricos. Este processo de planejamento aumenta o potencial de indisponibilidade da frota e de custo logístico, seja pela visão limitada propiciada por um horizonte temporal restrito de planejamento, seja pela solução encontrada, que não tem garantias a respeito da sua qualidade. O presente trabalho propõe uma abordagem de planejamento estratégico para programas de manutenção preventiva de aeronaves, baseado em método exato de otimização, englobando todo o ciclo de vida operacional de uma frota, visando minimizar os custos logísticos, em termos de tempo de manutenção, aumentando, por conseguinte, a disponibilidade da frota. |
2018
|
Modelagem de Programa de Treinamento de Pilotos para Predição de Esforço Aéreo Proceedings Article Sergio Rebouças; Talita Alessandra Silva; Fernando Teixeira Mendes Abrahão @inproceedings{Sergio2018Pesquisab,
title = {Modelagem de Programa de Treinamento de Pilotos para Predi\c{c}\~{a}o de Esfor\c{c}o A\'{e}reo},
author = {Sergio Rebou\c{c}as and Talita Alessandra Silva and Fernando Teixeira Mendes Abrah\~{a}o},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2018/st/ST_04_3.pdf},
year = {2018},
date = {2018-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2018 (SIGE2018)},
abstract = {O dimensionamento de esfor\c{c}o a\'{e}reo demandado para o treinamento de pilotos de aeronaves \'{e} um problema vivenciado anualmente pelas empresas desse setor, tanto na \'{a}rea civil quanto militar. A mobiliza\c{c}\~{a}o de recursos humanos e materiais necess\'{a}rios para suportar diretamente a atividade a\'{e}rea constitui o principal fator de impacto na gest\~{a}o financeira. O planejamento, quando realizado de forma emp\'{i}rica, pode gerar erros significativos de demanda de esfor\c{c}o a\'{e}reo. Este artigo descreve um m\'{e}todo para o planejamento esfor\c{c}o a\'{e}reo e dimensionamento de necess\'{a}rio para o treinamento de pilotos, na fase de forma\c{c}\~{a}o b\'{a}sica. O m\'{e}todo proposto consiste em simula\c{c}\~{a}o atrav\'{e}s de modelagem matem\'{a}tica e econom\'{e}trica, instru\c{c}\~{a}o e as restri\c{c}\~{o}es envolvendo as ordens de operacionais existentes, no intuito de obter previs\~{o}es precisas no dimensionamento de esfor\c{c}o a\'{e}reo. O modelo apresentou diferen\c{c}a de previs\~{a}o de apenas 1,66% do esfor\c{c}o a\'{e}reo real, consumido no per\'{i}odo de um ano.},
keywords = {Pesquisa operacional, Simula\c{c}\~{a}o},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O dimensionamento de esforço aéreo demandado para o treinamento de pilotos de aeronaves é um problema vivenciado anualmente pelas empresas desse setor, tanto na área civil quanto militar. A mobilização de recursos humanos e materiais necessários para suportar diretamente a atividade aérea constitui o principal fator de impacto na gestão financeira. O planejamento, quando realizado de forma empírica, pode gerar erros significativos de demanda de esforço aéreo. Este artigo descreve um método para o planejamento esforço aéreo e dimensionamento de necessário para o treinamento de pilotos, na fase de formação básica. O método proposto consiste em simulação através de modelagem matemática e econométrica, instrução e as restrições envolvendo as ordens de operacionais existentes, no intuito de obter previsões precisas no dimensionamento de esforço aéreo. O modelo apresentou diferença de previsão de apenas 1,66% do esforço aéreo real, consumido no período de um ano. |
2006
|
Meta-Heurísticas Híbridas para Solução do Problema de Roteirização de Veículos com Múltiplos Depósitos e Frota Heterogênea Fixa: Aplicação na Força Aérea Brasileira Proceedings Article Ulisses Oliveira Bonasser @inproceedings{Ulisses2006Pesquisab,
title = {Meta-Heur\'{i}sticas H\'{i}bridas para Solu\c{c}\~{a}o do Problema de Roteiriza\c{c}\~{a}o de Ve\'{i}culos com M\'{u}ltiplos Dep\'{o}sitos e Frota Heterog\^{e}nea Fixa: Aplica\c{c}\~{a}o na For\c{c}a A\'{e}rea Brasileira},
author = {Ulisses Oliveira Bonasser},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2006/st/AO010.pdf},
year = {2006},
date = {2006-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2006 (SIGE2006)},
abstract = {Este artigo resume a pesquisa de uma tese de doutoramento que soluciona o problema de roteiriza\c{c}\~{a}o de ve\'{i}culos com m\'{u}ltiplos dep\'{o}sitos e frota heterog\^{e}nea fixa (PRVMDHET). A revis\~{a}o da literatura n\~{a}o indica nenhum m\'{e}todo implementado para solu\c{c}\~{a}o desse problema. O estudo prop\~{o}e uma nova meta-heur\'{i}stica h\'{i}brida (m\'{e}todo Routing AnTS), baseada na heur\'{i}stica de economias e nas meta- heur\'{i}sticas Busca Tabu (MBT) e Col\^{o}nia de Formigas (MCF). inst\^{a}ncias Os m\'{e}todos propostos abordam conjuntos de cl\'{a}ssicas, um novo conjunto de inst\^{a}ncias e um caso da For\c{c}a A\'{e}rea Brasileira. S\~{a}o apresentados aspectos dos m\'{e}todos propostos, dos resultados e sugest\~{o}es para futura pesquisa. Palavras-chaves Pesquisa operacional, heur\'{i}stica, meta- heur\'{i}stica, roteiriza\c{c}\~{a}o.},
keywords = {heur\'{i}stica, meta-heur\'{i}stica, Pesquisa operacional, roteiriza\c{c}\~{a}o},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este artigo resume a pesquisa de uma tese de doutoramento que soluciona o problema de roteirização de veículos com múltiplos depósitos e frota heterogênea fixa (PRVMDHET). A revisão da literatura não indica nenhum método implementado para solução desse problema. O estudo propõe uma nova meta-heurística híbrida (método Routing AnTS), baseada na heurística de economias e nas meta- heurísticas Busca Tabu (MBT) e Colônia de Formigas (MCF). instâncias Os métodos propostos abordam conjuntos de clássicas, um novo conjunto de instâncias e um caso da Força Aérea Brasileira. São apresentados aspectos dos métodos propostos, dos resultados e sugestões para futura pesquisa. Palavras-chaves Pesquisa operacional, heurística, meta- heurística, roteirização. |