2017
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Amadurecimento da Confiabilidadede de Sistemas em Desenvolvimento: Análise de Impacto nos Custos de Aquisição pelas Forc¸as Armadas Brasileiras Proceedings Article Henrique Costa Marques; Fernando Teixeira Mendes Abrahão; José Nogueira Filho; Daniel Coelho Mota @inproceedings{Henrique2017Confiabilidadeb,
title = {Amadurecimento da Confiabilidadede de Sistemas em Desenvolvimento: An\'{a}lise de Impacto nos Custos de Aquisi\c{c}\~{a}o pelas Forc¸as Armadas Brasileiras},
author = {Henrique Costa Marques and Fernando Teixeira Mendes Abrah\~{a}o and Jos\'{e} Nogueira Filho and Daniel Coelho Mota},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2017/st/ST_01_3.pdf},
year = {2017},
date = {2017-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2017 (SIGE2017)},
abstract = {A incerteza na confiabilidade de sistemas pode afetar os custos de aquisi\c{c}\~{a}o de um sistema em desenvolvimento para os primeiros clientes. Se a confiabilidade necess\'{a}ria n\~{a}o for alcanc¸ada at\'{e} a fase de implanta\c{c}\~{a}o, o sistema dever\'{a} ser mantido com uma abordagem conservadora, podendo aumentar custos e reduzindo a efici\^{e}ncia log\'{i}stica global. O presente artigo aponta o impacto de uma abordagem de amadurecimento de confiabilidade no desenvolvimento de novos sistemas no custo de aquisi\c{c}\~{a}o para os primeiros clientes e sugere quais tipos de itens/sub-itens devem ter mais aten\c{c}\~{a}o em termos de impacto de custos com base em um estudo de caso. Com essa informa\c{c}\~{a}o, os tomadores de decis\~{a}o poder\~{a}o se concentrar na gest\~{a}o de itens/sub-itens em termos de impacto de log\'{i}stica de custos e sistemas.},
keywords = {confiabilidade, e-Maintenance},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
A incerteza na confiabilidade de sistemas pode afetar os custos de aquisição de um sistema em desenvolvimento para os primeiros clientes. Se a confiabilidade necessária não for alcanc¸ada até a fase de implantação, o sistema deverá ser mantido com uma abordagem conservadora, podendo aumentar custos e reduzindo a eficiência logística global. O presente artigo aponta o impacto de uma abordagem de amadurecimento de confiabilidade no desenvolvimento de novos sistemas no custo de aquisição para os primeiros clientes e sugere quais tipos de itens/sub-itens devem ter mais atenção em termos de impacto de custos com base em um estudo de caso. Com essa informação, os tomadores de decisão poderão se concentrar na gestão de itens/sub-itens em termos de impacto de logística de custos e sistemas. |
2008
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Proposta de Metodologia para Utilização de Componentes não Qualificados em Aplicações Espaciais Proceedings Article Tamara M Arruda; Sebastião E C Varotto; Mischel Carmen Neyra Belderrain @inproceedings{Tamara2008Mem\'{o}riasb,
title = {Proposta de Metodologia para Utiliza\c{c}\~{a}o de Componentes n\~{a}o Qualificados em Aplica\c{c}\~{o}es Espaciais},
author = {Tamara M Arruda and Sebasti\~{a}o E C Varotto and Mischel Carmen Neyra Belderrain},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2008/st/1_2.pdf},
year = {2008},
date = {2008-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2008 (SIGE2008)},
abstract = {Os sistemas embarcados espaciais devem ser concebidos, projetados e desenvolvidos para cumprirem uma determinada miss\~{a}o. Tem-se como pressuposto o funcionamento continuo, desde o lan\c{c}amento at\'{e} a conclus\~{a}o da miss\~{a}o e o descarte, submetido a um ambiente extremamente agressivo imposto pela presen\c{c}a de elevadas acelera\c{c}\~{o}es, v\'{a}cuo, varia\c{c}\~{a}o extrema de temperatura e incid\^{e}ncia de radia\c{c}\~{o}es c\'{o}smicas. Neste sentido, \'{e} de import\^{a}ncia para os fundamental desenvolvedores de sistemas embarcados em sat\'{e}lites a caracteriza\c{c}\~{a}o dos circuitos eletr\^{o}nicos candidatos \`{a} utiliza\c{c}\~{a}o em sat\'{e}lites antes da sua incorpora\c{c}\~{a}o ao projeto. Em outras palavras, \'{e} desej\'{a}vel conhecer e prever o comportamento de componentes no espa\c{c}o atrav\'{e}s de testes realizados em solo (na Terra), aplicando an\'{a}lises de modo de falha e t\'{e}cnicas que possibilitam o uso de componentes de baixo custo e de forma segura. Em projeto da \'{a}rea espacial, os custos de sistemas eletr\^{o}nicos qualificados s\~{a}o extremamente altos quando comparados com seus equivalentes, utilizados em aplica\c{c}\~{o}es tradicionais (podendo custar algumas centenas de vezes mais). O processo de qualifica\c{c}\~{a}o de um componente para utiliza\c{c}\~{a}o no espa\c{c}o garante que o mesmo foi produzido ou selecionado atrav\'{e}s de testes, que est\~{a}o em conformidade com as normas para aplica\c{c}\~{a}o espacial e que asseguram que o componente suportar\'{a} as condi\c{c}\~{o}es severas de opera\c{c}\~{a}o \`{a}s quais ser\'{a} submetido. Esta realidade torna o emprego destes componentes eletr\^{o}nicos praticamente invi\'{a}veis para utiliza\c{c}\~{a}o no projeto de sat\'{e}lites de pequeno porte, pois o or\c{c}amento dispon\'{i}vel, nesses casos, geralmente \'{e} pequeno, de forma que o custo do projeto passa, \`{a}s vezes, a ser o principal par\^{a}metro para justificar o que seriam meramente decis\~{o}es t\'{e}cnicas. Prop\~{o}e-se nesse trabalho uma metodologia sistem\'{a}tica que atrav\'{e}s de passos bem definidos, possibilita a utiliza\c{c}\~{a}o de componentes n\~{a}o qualificados para \'{a}rea espacial, em sistemas eletr\^{o}nicos embarcados com o grau de confiabilidade aceit\'{a}vel, ou compat\'{i}vel com aplica\c{c}\~{o}es espaciais. Este trabalho se insere no contexto do Projeto ITASAT, financiado pela Ag\^{e}ncia Espacial Brasileira \textendash AEB. O Projeto ITASAT visa o desenvolvimento e constru\c{c}\~{a}o de um sat\'{e}lite universit\'{a}rio atrav\'{e}s da parceria entre institui\c{c}\~{o}es de ensino e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Palavras-chaves Mem\'{o}rias SRAMs, Espa\c{c}o, Confiabilidade.},
keywords = {confiabilidade, Espa\c{c}o, Mem\'{o}rias SRAMs},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Os sistemas embarcados espaciais devem ser concebidos, projetados e desenvolvidos para cumprirem uma determinada missão. Tem-se como pressuposto o funcionamento continuo, desde o lançamento até a conclusão da missão e o descarte, submetido a um ambiente extremamente agressivo imposto pela presença de elevadas acelerações, vácuo, variação extrema de temperatura e incidência de radiações cósmicas. Neste sentido, é de importância para os fundamental desenvolvedores de sistemas embarcados em satélites a caracterização dos circuitos eletrônicos candidatos à utilização em satélites antes da sua incorporação ao projeto. Em outras palavras, é desejável conhecer e prever o comportamento de componentes no espaço através de testes realizados em solo (na Terra), aplicando análises de modo de falha e técnicas que possibilitam o uso de componentes de baixo custo e de forma segura. Em projeto da área espacial, os custos de sistemas eletrônicos qualificados são extremamente altos quando comparados com seus equivalentes, utilizados em aplicações tradicionais (podendo custar algumas centenas de vezes mais). O processo de qualificação de um componente para utilização no espaço garante que o mesmo foi produzido ou selecionado através de testes, que estão em conformidade com as normas para aplicação espacial e que asseguram que o componente suportará as condições severas de operação às quais será submetido. Esta realidade torna o emprego destes componentes eletrônicos praticamente inviáveis para utilização no projeto de satélites de pequeno porte, pois o orçamento disponível, nesses casos, geralmente é pequeno, de forma que o custo do projeto passa, às vezes, a ser o principal parâmetro para justificar o que seriam meramente decisões técnicas. Propõe-se nesse trabalho uma metodologia sistemática que através de passos bem definidos, possibilita a utilização de componentes não qualificados para área espacial, em sistemas eletrônicos embarcados com o grau de confiabilidade aceitável, ou compatível com aplicações espaciais. Este trabalho se insere no contexto do Projeto ITASAT, financiado pela Agência Espacial Brasileira – AEB. O Projeto ITASAT visa o desenvolvimento e construção de um satélite universitário através da parceria entre instituições de ensino e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Palavras-chaves Memórias SRAMs, Espaço, Confiabilidade. |
2007
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Sistemas Embarcados - Técnicas para Aumentar a Confiabilidade Eletrônica Proceedings Article CCEN Durval Sanches Silva @inproceedings{CCEN2007,
title = {Sistemas Embarcados - T\'{e}cnicas para Aumentar a Confiabilidade Eletr\^{o}nica},
author = {CCEN Durval Sanches Silva},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2007/st/GE_36.pdf},
year = {2007},
date = {2007-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2007 (SIGE2007)},
abstract = {Com o advento do uso da energia eletromagn\'{e}tica para destrui\c{c}\~{a}o de sistemas eletr\^{o}nicos (bomba de pulso eletromagn\'{e}tico) e o uso cada vez maior de sistemas embarcados, torna se patente a import\^{a}ncia do continuo funcionamento de sistemas embarcados (confiabilidade) para garantir o \^{e}xito das miss\~{o}es. Este artigo sugere t\'{e}cnicas b\'{a}sicas para aumentar a confiabilidade dos sistemas embarcados. Essas t\'{e}cnicas permitem identificar as a\c{c}\~{o}es para reduzir as falhas, de tal forma a antecipar os efeitos dos problemas provocados pelas solicita\c{c}\~{o}es ambientais (naturais e induzidas) pelo tempo necess\'{a}rio ao trabalho a ser realizado. Palavras-chaves ( aterramento, BITE, confiabilidade, derating, ESD, glitches, hot circuit insertion, MTBF, PCI, plug-in, redund\^{a}ncia, VANT, watchdog. I. INTRODU\c{C}\~{A}O.},
keywords = {Aterramento, BITE, confiabilidade, derating, ESD, glitches, hot circuit insertion, MTBF, PCI, plug-in, redund\^{a}ncia, VANT, watchdog I INTRODU\c{C}\~{A}O},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Com o advento do uso da energia eletromagnética para destruição de sistemas eletrônicos (bomba de pulso eletromagnético) e o uso cada vez maior de sistemas embarcados, torna se patente a importância do continuo funcionamento de sistemas embarcados (confiabilidade) para garantir o êxito das missões. Este artigo sugere técnicas básicas para aumentar a confiabilidade dos sistemas embarcados. Essas técnicas permitem identificar as ações para reduzir as falhas, de tal forma a antecipar os efeitos dos problemas provocados pelas solicitações ambientais (naturais e induzidas) pelo tempo necessário ao trabalho a ser realizado. Palavras-chaves ( aterramento, BITE, confiabilidade, derating, ESD, glitches, hot circuit insertion, MTBF, PCI, plug-in, redundância, VANT, watchdog. I. INTRODUÇÃO. |
Proposta de Método para a estimativa da probabilidade de atendimento de Requisitos Funcionais de um produto Proceedings Article José Henrique Sousa Damiani; Christan Giorgio Roberto Taranti; José Roberto Paula @inproceedings{Jos\'{e}2007Engenhariab,
title = {Proposta de M\'{e}todo para a estimativa da probabilidade de atendimento de Requisitos Funcionais de um produto},
author = {Jos\'{e} Henrique Sousa Damiani and Christan Giorgio Roberto Taranti and Jos\'{e} Roberto Paula},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2007/st/AO_06.pdf},
year = {2007},
date = {2007-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2007 (SIGE2007)},
abstract = {O atendimento dos Requisitos Funcionais definidos para produtos complexos tem sido tratado pelas partes envolvidas em seu desenvolvimento, por meio de longas discuss\~{o}es. Este artigo prop\~{o}e um m\'{e}todo que possibilita estimar a probabilidade de atendimento dos Requisitos funcionais por meio de uma an\'{a}lise formal e quantitativa, possibilitando ganhos com a diminui\c{c}\~{a}o no tempo empregado em an\'{a}lises, al\'{e}m de favorecer decis\~{o}es t\'{e}cnicas e administrativas. O M\'{e}todo proposto emprega conceitos de Confiabilidade e de Engenharia de Sistemas, definindo inicialmente as intera\c{c}\~{o}es entre as fun\c{c}\~{o}es identificadas por meio de Diagrama Bloco de Fluxo Funcional e, em seguida, traduzidas em Diagramas Blocos de Confiabilidade. Palavras-chaves \textendash Engenharia de Sistemas, Confiabilidade, Diagrama Bloco de Fluxo Funcional, Diagrama Bloco de Confiabilidade, An\'{a}lise Funcional.},
keywords = {An\'{a}lise Funcional, confiabilidade, Diagrama Bloco de Confiabilidade, Diagrama Bloco de Fluxo Funcional, Engenharia de Sistemas},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O atendimento dos Requisitos Funcionais definidos para produtos complexos tem sido tratado pelas partes envolvidas em seu desenvolvimento, por meio de longas discussões. Este artigo propõe um método que possibilita estimar a probabilidade de atendimento dos Requisitos funcionais por meio de uma análise formal e quantitativa, possibilitando ganhos com a diminuição no tempo empregado em análises, além de favorecer decisões técnicas e administrativas. O Método proposto emprega conceitos de Confiabilidade e de Engenharia de Sistemas, definindo inicialmente as interações entre as funções identificadas por meio de Diagrama Bloco de Fluxo Funcional e, em seguida, traduzidas em Diagramas Blocos de Confiabilidade. Palavras-chaves – Engenharia de Sistemas, Confiabilidade, Diagrama Bloco de Fluxo Funcional, Diagrama Bloco de Confiabilidade, Análise Funcional. |
2006
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A Análise Operacional como meio de apoio à manutenção da capacidade de emprego da Força Aérea. Proceedings Article José Roberto Paula @inproceedings{Jos\'{e}2006Desatualiza\c{c}\~{a}ob,
title = {A An\'{a}lise Operacional como meio de apoio \`{a} manuten\c{c}\~{a}o da capacidade de emprego da For\c{c}a A\'{e}rea.},
author = {Jos\'{e} Roberto Paula},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2006/st/AO012.pdf},
year = {2006},
date = {2006-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2006 (SIGE2006)},
abstract = {Este artigo traz algumas reflex\~{o}es acerca da diminui\c{c}\~{a}o da capacidade de atua\c{c}\~{a}o de uma For\c{c}a A\'{e}rea devido \`{a} desatualiza\c{c}\~{a}o e/ou degrada\c{c}\~{a}o dos meios que lhe d\~{a}o suporte e como a An\'{a}lise Operacional pode minimizar/eliminar este quadro, permitindo que se estabele\c{c}a uma maior confiabilidade na operacionalidade. O termo - meios- estar\'{a} representando: os equipamentos de suporte; o processo de acompanhamento da degrada\c{c}\~{a}o desses equipamentos; o processo de aquisi\c{c}\~{a}o de pe\c{c}as e equipamentos; a atualiza\c{c}\~{a}o das publica\c{c}\~{o}es t\'{e}cnicas; o controle metrol\'{o}gico; a capacita\c{c}\~{a}o do fator humano e a integra\c{c}\~{a}o com as institui\c{c}\~{o}es de ensino acad\^{e}mico e de desenvolvimento tecnol\'{o}gico. Palavras-chaves \textendash Desatualiza\c{c}\~{a}o, capacita\c{c}\~{a}o do fator humano, confiabilidade, degrada\c{c}\~{a}o, processo de aquisi\c{c}\~{a}o de pe\c{c}as.},
keywords = {capacita\c{c}\~{a}o do fator humano, confiabilidade, degrada\c{c}\~{a}o, Desatualiza\c{c}\~{a}o, processo de aquisi\c{c}\~{a}o de pe\c{c}as},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este artigo traz algumas reflexões acerca da diminuição da capacidade de atuação de uma Força Aérea devido à desatualização e/ou degradação dos meios que lhe dão suporte e como a Análise Operacional pode minimizar/eliminar este quadro, permitindo que se estabeleça uma maior confiabilidade na operacionalidade. O termo - meios- estará representando: os equipamentos de suporte; o processo de acompanhamento da degradação desses equipamentos; o processo de aquisição de peças e equipamentos; a atualização das publicações técnicas; o controle metrológico; a capacitação do fator humano e a integração com as instituições de ensino acadêmico e de desenvolvimento tecnológico. Palavras-chaves – Desatualização, capacitação do fator humano, confiabilidade, degradação, processo de aquisição de peças. |