2013
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Utilização do SAR R-99 para busca marítima: metodologias e possibilidades de emprego Proceedings Article Breno Ricardo Araújo Leite Mateus Habermann @inproceedings{Breno2013Radarb,
title = {Utiliza\c{c}\~{a}o do SAR R-99 para busca mar\'{i}tima: metodologias e possibilidades de emprego},
author = {Breno Ricardo Ara\'{u}jo Leite Mateus Habermann},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2013/st/VII_2.pdf},
year = {2013},
date = {2013-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2013 (SIGE2013)},
abstract = {O Radar de Abertura Sint\'{e}tica da aeronave R-99 (SAR R-99) foi projetado com finalidades, prioritariamente, de mapeamentos em proveito do Sistema de Vigil\^{a}ncia da Amaz\^{o}nia junho de 2009, o equipamento foi utilizado, pela primeira vez, em uma miss\~{a}o de busca mar\'{i}tima, para a localiza\c{c}\~{a}o dos destro\c{c}os de uma aeronave da empresa Air France, no voo de n\'{u}mero 447 (AF 447). Essa utiliza\c{c}\~{a}o in\'{e}dita trouxe muitas li\c{c}\~{o}es aprendidas para os tripulantes, principalmente em rela\c{c}\~{a}o \`{a}s limita\c{c}\~{o}es e capacidades do sensor, mas muito pouco desse conhecimento encontra-se normatizado e descrito nos manuais de busca. Esse artigo tem como proposta apresentar um breve resumo da participa\c{c}\~{a}o do R-99 na miss\~{a}o do AF 447, analisar as possibilidades de emprego do SAR em busca mar\'{i}tima e propor alguns m\'{e}todos de utiliza\c{c}\~{a}o nesse cen\'{a}rio. Apesar do foco estar centrado no SAR R-99, as considera\c{c}\~{o}es finais s\~{a}o aplic\'{a}veis a qualquer aeronave dotada de SAR.},
keywords = {aeronaves, Radar de Abertura Sint\'{e}tica},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O Radar de Abertura Sintética da aeronave R-99 (SAR R-99) foi projetado com finalidades, prioritariamente, de mapeamentos em proveito do Sistema de Vigilância da Amazônia junho de 2009, o equipamento foi utilizado, pela primeira vez, em uma missão de busca marítima, para a localização dos destroços de uma aeronave da empresa Air France, no voo de número 447 (AF 447). Essa utilização inédita trouxe muitas lições aprendidas para os tripulantes, principalmente em relação às limitações e capacidades do sensor, mas muito pouco desse conhecimento encontra-se normatizado e descrito nos manuais de busca. Esse artigo tem como proposta apresentar um breve resumo da participação do R-99 na missão do AF 447, analisar as possibilidades de emprego do SAR em busca marítima e propor alguns métodos de utilização nesse cenário. Apesar do foco estar centrado no SAR R-99, as considerações finais são aplicáveis a qualquer aeronave dotada de SAR. |
2006
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Influência da Discretização de Modelos em Simulações de Seção Reta Radar Proceedings Article Mauro A Alves; Luiz A Andrade; Mirabel C Rezende @inproceedings{Mauro2006Se\c{c}\~{a}obb,
title = {Influ\^{e}ncia da Discretiza\c{c}\~{a}o de Modelos em Simula\c{c}\~{o}es de Se\c{c}\~{a}o Reta Radar},
author = {Mauro A Alves and Luiz A Andrade and Mirabel C Rezende},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2006/st/GE037.pdf},
year = {2006},
date = {2006-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2006 (SIGE2006)},
abstract = {Programas de simula\c{c}\~{a}o da se\c{c}\~{a}o reta radar (RCS) s\~{a}o ferramentas importantes para o estudo do comportamento da RCS de v\'{a}rios tipos de plataformas. Estes programas produzem resultados precisos a um custo relativamente baixo. No entanto, para se obter resultados confi\'{a}veis a partir de simula\c{c}\~{o}es \'{e} necess\'{a}rio que a plataforma seja representada por um modelo CAD muito bem detalhado. Neste trabalho \'{e} mostrado como valores de RCS simulados com o uso de modelos em CAD variam em fun\c{c}\~{a}o da discretiza\c{c}\~{a}o da superf\'{i}cie destes modelos. Palavras-chaves Se\c{c}\~{a}o Reta Radar, Aeronaves, Modelo CAD, Simula\c{c}\~{a}o.},
keywords = {aeronaves, Modelo CAD, se\c{c}\~{a}o reta radar, Simula\c{c}\~{a}o},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Programas de simulação da seção reta radar (RCS) são ferramentas importantes para o estudo do comportamento da RCS de vários tipos de plataformas. Estes programas produzem resultados precisos a um custo relativamente baixo. No entanto, para se obter resultados confiáveis a partir de simulações é necessário que a plataforma seja representada por um modelo CAD muito bem detalhado. Neste trabalho é mostrado como valores de RCS simulados com o uso de modelos em CAD variam em função da discretização da superfície destes modelos. Palavras-chaves Seção Reta Radar, Aeronaves, Modelo CAD, Simulação. |
Simulações da Seção Reta Radar de uma Aeronave com e sem a Aplicação de Materiais Absorvedores de Radiação Eletromagnética Proceedings Article Mauro A Alves; Luiz A Andrade; Mirabel C Rezende @inproceedings{Mauro2006Se\c{c}\~{a}oc,
title = {Simula\c{c}\~{o}es da Se\c{c}\~{a}o Reta Radar de uma Aeronave com e sem a Aplica\c{c}\~{a}o de Materiais Absorvedores de Radia\c{c}\~{a}o Eletromagn\'{e}tica},
author = {Mauro A Alves and Luiz A Andrade and Mirabel C Rezende},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2006/st/GE036.pdf},
year = {2006},
date = {2006-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2006 (SIGE2006)},
abstract = {Neste trabalho, simula\c{c}\~{o}es da se\c{c}\~{a}o reta radar (RCS) de um modelo CAD de uma aeronave s\~{a}o apresentadas. Estas simula\c{c}\~{o}es, realizadas atrav\'{e}s do programa CADRCS, mostram o comportamento da RCS da aeronave em fun\c{c}\~{a}o da refletividade de sua superf\'{i}cie para uma onda de radar incidente com freq\"{u}\^{e}ncia de 10 GHz. Os resultados de v\'{a}rias simula\c{c}\~{o}es, onde foram utilizados diferentes valores de refletividade da superf\'{i}cie, foram comparados e sugerem poss\'{i}veis estrat\'{e}gias para a futura aplica\c{c}\~{a}o de materiais absorvedores de radia\c{c}\~{a}o eletromagn\'{e}tica (MARE) em aeronaves reais para a redu\c{c}\~{a}o da RCS. Palavras-chaves Se\c{c}\~{a}o Reta Radar, Aeronaves, Modelo CAD, Simula\c{c}\~{a}o.},
keywords = {aeronaves, Modelo CAD, se\c{c}\~{a}o reta radar, Simula\c{c}\~{a}o},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Neste trabalho, simulações da seção reta radar (RCS) de um modelo CAD de uma aeronave são apresentadas. Estas simulações, realizadas através do programa CADRCS, mostram o comportamento da RCS da aeronave em função da refletividade de sua superfície para uma onda de radar incidente com freqüência de 10 GHz. Os resultados de várias simulações, onde foram utilizados diferentes valores de refletividade da superfície, foram comparados e sugerem possíveis estratégias para a futura aplicação de materiais absorvedores de radiação eletromagnética (MARE) em aeronaves reais para a redução da RCS. Palavras-chaves Seção Reta Radar, Aeronaves, Modelo CAD, Simulação. |
Estudo da Implementação de um Sistema de Supressão de Ruídos Ativo em Medidas de RCS na Banda C Marcelo A. S. Miacci1 , Inácio M. Martin e Mirabel C. Rezende3 1-Instituto Tecnológico da Aeronáutica, S J dos Campos, SP. 2-Universidade de Taubaté/UNITAU, Taubaté, SP, 3 -Instituto de Aeronáutica e Espaço, IAE, S J dos Campos, SP Proceedings Article Marcelo A S Miacci; Inacio M. Martin; Mirabel C. Rezende @inproceedings{Resumo2006se\c{c}\~{a}ob,
title = {Estudo da Implementa\c{c}\~{a}o de um Sistema de Supress\~{a}o de Ru\'{i}dos Ativo em Medidas de RCS na Banda C Marcelo A. S. Miacci1 , In\'{a}cio M. Martin e Mirabel C. Rezende3 1-Instituto Tecnol\'{o}gico da Aeron\'{a}utica, S J dos Campos, SP. 2-Universidade de Taubat\'{e}/UNITAU, Taubat\'{e}, SP, 3 -Instituto de Aeron\'{a}utica e Espa\c{c}o, IAE, S J dos Campos, SP},
author = {Marcelo A S Miacci and Inacio M. Martin and Mirabel C. Rezende},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2006/st/GE015.pdf},
year = {2006},
date = {2006-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2006 (SIGE2006)},
abstract = {O presente artigo pretende mostrar os trabalhos preliminares em andamento na AMR/IAE/CTA na configura\c{c}\~{a}o de um conjunto experimental necess\'{a}rio para determinar as fontes de erros nas medidas de RCS (Se\c{c}\~{a}o Reta Radar) e minimiz\'{a}-las a partir de um sistema desenvolvido para medir alvos na Banda C (6,0 GHz), em campo fechado, utilizando c\^{a}mara anec\'{o}ica, com alta precis\~{a}o. Foram utilizadas t\'{e}cnicas de circuitos de microondas com supress\~{a}o de ru\'{i}do ativo atrav\'{e}s do princ\'{i}pio de cancelamento de fase. Atrav\'{e}s deste trabalho foi poss\'{i}vel efetuar a compara\c{c}\~{a}o das medidas de se\c{c}\~{a}o reta radar (RCS) com e sem a atua\c{c}\~{a}o do sistema e observar a sua influ\^{e}ncia nessas medidas. Dado aos resultados obtidos com boa precis\~{a}o pode-se afirmar que a implementa\c{c}\~{a}o deste sistema em futuras ser\'{a} muito \'{u}til e necess\'{a}ria para a medidas determina\c{c}\~{a}o de RCS de objetos complexos, tais como m\'{i}sseis, aeronaves e helic\'{o}pteros. Palavras-chaves se\c{c}\~{a}o reta radar, microondas, c\^{a}mara anec\'{o}ica, m\'{i}sseis, aeronaves, helic\'{o}pteros.},
keywords = {aeronaves, c\^{a}mara anec\'{o}ica, helic\'{o}pteros, microondas, m\'{i}sseis, se\c{c}\~{a}o reta radar},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O presente artigo pretende mostrar os trabalhos preliminares em andamento na AMR/IAE/CTA na configuração de um conjunto experimental necessário para determinar as fontes de erros nas medidas de RCS (Seção Reta Radar) e minimizá-las a partir de um sistema desenvolvido para medir alvos na Banda C (6,0 GHz), em campo fechado, utilizando câmara anecóica, com alta precisão. Foram utilizadas técnicas de circuitos de microondas com supressão de ruído ativo através do princípio de cancelamento de fase. Através deste trabalho foi possível efetuar a comparação das medidas de seção reta radar (RCS) com e sem a atuação do sistema e observar a sua influência nessas medidas. Dado aos resultados obtidos com boa precisão pode-se afirmar que a implementação deste sistema em futuras será muito útil e necessária para a medidas determinação de RCS de objetos complexos, tais como mísseis, aeronaves e helicópteros. Palavras-chaves seção reta radar, microondas, câmara anecóica, mísseis, aeronaves, helicópteros. |