PUBLISHED PAPERS
2010 |
Uma Análise Qualitativa da Filosofia HUMS na Manutenção Preditiva Focada no Nível Vibratório Devido a Condições Operacionais de Helicópteros Proceedings Article Rafael Abreu González; Donizeti Andrade Resumo | Links | BibTeX | Tags: helicópteros, HUMS, Vibração @inproceedings{Rafael2010Vibra\c{c}\~{a}ob, Os HUMS (Health and Usage Monitoring Systems) nasceram na atividade offshore, sendo um dos tipos de sistemas de monitoramento de condição - HMS que também consideram parâmetros de emprego dos helicópteros. Alinhados à filosofia da manutenção preditiva, suas ações propõem garantir a aeronavegabilidade continuada e reduzir custos operacionais pelo diagnóstico antecipado e prognóstico de falhas, principalmente por meio de sensores de vibração, cujos dados são tratados por algoritmos dedicados a funções cada vez mais expandidas e integradas a outros subsistemas. Este artigo objetiva apresentar, como um painel prático, um breve sumário qualitativo desses sistemas, segmentado em: histórico e evolução do mercado; arquitetura; benefícios, desvantagens, limitações; desafios da certificação; e perspectivas de aplicação. |
2009 |
Abordagem Estatística na Análise de Vibração em Helicópteros Esquilo Proceedings Article Josmar Carreiro Freitas; Osamu Saotome Resumo | Links | BibTeX | Tags: helicópteros, HUMS, VHM, Vibração @inproceedings{Josmar2009Vibra\c{c}\~{a}ob, O processo de aquisição e análise de dados de vibração em aeronaves de asas rotativas, onde as condições são controladas e permitem sua repetição é de extrema importância. Entretanto, a aplicação de um sistema de aquisição de dados para monitoramento contínuo de vibrações do rotor principal, aliado a métodos estatísticos, permite a antecipação de falhas, reduz os períodos de submissão da aeronave a níveis excessivos de vibração e produz informações para uma análise futura sobre fenômenos aeroelásticos. Desta forma, desenvolve-se um modelo preliminar de monitoramento do nível de vibração da aeronave Esquilo. Palavras-chaves Vibração, VHM, HUMS, Helicópteros. |
2006 |
Marcelo A S Miacci; Inacio M. Martin; Mirabel C. Rezende Resumo | Links | BibTeX | Tags: aeronaves, câmara anecóica, helicópteros, microondas, mísseis, seção reta radar @inproceedings{Resumo2006se\c{c}\~{a}ob, O presente artigo pretende mostrar os trabalhos preliminares em andamento na AMR/IAE/CTA na configuração de um conjunto experimental necessário para determinar as fontes de erros nas medidas de RCS (Seção Reta Radar) e minimizá-las a partir de um sistema desenvolvido para medir alvos na Banda C (6,0 GHz), em campo fechado, utilizando câmara anecóica, com alta precisão. Foram utilizadas técnicas de circuitos de microondas com supressão de ruído ativo através do princípio de cancelamento de fase. Através deste trabalho foi possível efetuar a comparação das medidas de seção reta radar (RCS) com e sem a atuação do sistema e observar a sua influência nessas medidas. Dado aos resultados obtidos com boa precisão pode-se afirmar que a implementação deste sistema em futuras será muito útil e necessária para a medidas determinação de RCS de objetos complexos, tais como mísseis, aeronaves e helicópteros. Palavras-chaves seção reta radar, microondas, câmara anecóica, mísseis, aeronaves, helicópteros. |