2024
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Construção de um modelo de simulação integrada com ontologias para Manutenção Prescritiva Proceedings Article Mariana Teixeira; Rosalin Silva; Henrique Costa Marques @inproceedings{240917_1,
title = {Constru\c{c}\~{a}o de um modelo de simula\c{c}\~{a}o integrada com ontologias para Manuten\c{c}\~{a}o Prescritiva},
author = {Mariana Teixeira and Rosalin Silva and Henrique Costa Marques},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2024/st/240917_1.pdf?x11208},
issn = {1983-7402},
year = {2024},
date = {2024-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2024 (SIGE2024)},
abstract = {Este artigo fornece estudos para apoio a cria\c{c}\~{a}o de frameworks de manuten\c{c}\~{a}o prescritiva abordando a dificuldade encontrada pela falta de dados formalizados que dificulta a aplica\c{c}\~{a}o de conjuntos de regras e a execu\c{c}\~{a}o de medidas de manuten\c{c}\~{a}o baseadas em dados. A falta de estrutura\c{c}\~{a}o adequada dos dados torna dif\'{i}cil o desenvolvimento de abordagens automatizadas e eficientes para solucionar problemas de manuten\c{c}\~{a}o. Uma solu\c{c}\~{a}o adotada \'{e} a utiliza\c{c}\~{a}o de abordagens sem\^{a}nticas, por meio de ontologias. Ao modelar o dom\'{i}nio em um n\'{i}vel conceitual, as ontologias permitem estabelecer rela\c{c}\~{o}es e l\'{o}gica de decis\~{a}o para conduzir solu\c{c}\~{o}es de manuten\c{c}\~{a}o prescritivas de forma automatizada. Essa abordagem fornece uma estrutura coerente e consistente para os dados, facilitando a sua compreens\~{a}o e manipula\c{c}\~{a}o. A utiliza\c{c}\~{a}o de ontologias possibilita uma representa\c{c}\~{a}o formal dos dados, permitindo a cria\c{c}\~{a}o de frameworks mais eficientes para a manuten\c{c}\~{a}o prescritiva. O uso de uma solu\c{c}\~{a}o de integra\c{c}\~{a}o de um modelo de simula\c{c}\~{a}o com ontologia de modo simult\^{a}neo traria ganhos significativos a comunidade acad\^{e}mica, pois \'{e} poss\'{i}vel obter benef\'{i}cios em termos de compreens\~{a}o aprofundada dos dados, automa\c{c}\~{a}o das medidas de manuten\c{c}\~{a}o prescritiva e efici\^{e}ncia na cria\c{c}\~{a}o de frameworks para solucionar problemas de manuten\c{c}\~{a}o.},
keywords = {Manuten\c{c}\~{a}o 4.0, Ontologia, Simula\c{c}\~{a}o},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este artigo fornece estudos para apoio a criação de frameworks de manutenção prescritiva abordando a dificuldade encontrada pela falta de dados formalizados que dificulta a aplicação de conjuntos de regras e a execução de medidas de manutenção baseadas em dados. A falta de estruturação adequada dos dados torna difícil o desenvolvimento de abordagens automatizadas e eficientes para solucionar problemas de manutenção. Uma solução adotada é a utilização de abordagens semânticas, por meio de ontologias. Ao modelar o domínio em um nível conceitual, as ontologias permitem estabelecer relações e lógica de decisão para conduzir soluções de manutenção prescritivas de forma automatizada. Essa abordagem fornece uma estrutura coerente e consistente para os dados, facilitando a sua compreensão e manipulação. A utilização de ontologias possibilita uma representação formal dos dados, permitindo a criação de frameworks mais eficientes para a manutenção prescritiva. O uso de uma solução de integração de um modelo de simulação com ontologia de modo simultâneo traria ganhos significativos a comunidade acadêmica, pois é possível obter benefícios em termos de compreensão aprofundada dos dados, automação das medidas de manutenção prescritiva e eficiência na criação de frameworks para solucionar problemas de manutenção. |
2018
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Modelagem de Programa de Treinamento de Pilotos para Predição de Esforço Aéreo Proceedings Article Sergio Rebouças; Talita Alessandra Silva; Fernando Teixeira Mendes Abrahão @inproceedings{Sergio2018Pesquisab,
title = {Modelagem de Programa de Treinamento de Pilotos para Predi\c{c}\~{a}o de Esfor\c{c}o A\'{e}reo},
author = {Sergio Rebou\c{c}as and Talita Alessandra Silva and Fernando Teixeira Mendes Abrah\~{a}o},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2018/st/ST_04_3.pdf},
year = {2018},
date = {2018-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2018 (SIGE2018)},
abstract = {O dimensionamento de esfor\c{c}o a\'{e}reo demandado para o treinamento de pilotos de aeronaves \'{e} um problema vivenciado anualmente pelas empresas desse setor, tanto na \'{a}rea civil quanto militar. A mobiliza\c{c}\~{a}o de recursos humanos e materiais necess\'{a}rios para suportar diretamente a atividade a\'{e}rea constitui o principal fator de impacto na gest\~{a}o financeira. O planejamento, quando realizado de forma emp\'{i}rica, pode gerar erros significativos de demanda de esfor\c{c}o a\'{e}reo. Este artigo descreve um m\'{e}todo para o planejamento esfor\c{c}o a\'{e}reo e dimensionamento de necess\'{a}rio para o treinamento de pilotos, na fase de forma\c{c}\~{a}o b\'{a}sica. O m\'{e}todo proposto consiste em simula\c{c}\~{a}o atrav\'{e}s de modelagem matem\'{a}tica e econom\'{e}trica, instru\c{c}\~{a}o e as restri\c{c}\~{o}es envolvendo as ordens de operacionais existentes, no intuito de obter previs\~{o}es precisas no dimensionamento de esfor\c{c}o a\'{e}reo. O modelo apresentou diferen\c{c}a de previs\~{a}o de apenas 1,66% do esfor\c{c}o a\'{e}reo real, consumido no per\'{i}odo de um ano.},
keywords = {Pesquisa operacional, Simula\c{c}\~{a}o},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O dimensionamento de esforço aéreo demandado para o treinamento de pilotos de aeronaves é um problema vivenciado anualmente pelas empresas desse setor, tanto na área civil quanto militar. A mobilização de recursos humanos e materiais necessários para suportar diretamente a atividade aérea constitui o principal fator de impacto na gestão financeira. O planejamento, quando realizado de forma empírica, pode gerar erros significativos de demanda de esforço aéreo. Este artigo descreve um método para o planejamento esforço aéreo e dimensionamento de necessário para o treinamento de pilotos, na fase de formação básica. O método proposto consiste em simulação através de modelagem matemática e econométrica, instrução e as restrições envolvendo as ordens de operacionais existentes, no intuito de obter previsões precisas no dimensionamento de esforço aéreo. O modelo apresentou diferença de previsão de apenas 1,66% do esforço aéreo real, consumido no período de um ano. |
2010
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Patrulha Aérea Anti-Submarino com Emprego de Aeronave de Asa Fixa: Uma Proposta de Tática Baseada em Simulação Proceedings Article Marco Antonio Costa Vieira @inproceedings{Marco2010Simula\c{c}\~{a}ob,
title = {Patrulha A\'{e}rea Anti-Submarino com Emprego de Aeronave de Asa Fixa: Uma Proposta de T\'{a}tica Baseada em Simula\c{c}\~{a}o},
author = {Marco Antonio Costa Vieira},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2010/st/P_3.pdf},
year = {2010},
date = {2010-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2010 (SIGE2010)},
abstract = {A patrulha a\'{e}rea anti-submarino \'{e} de suma import\^{a}ncia nas opera\c{c}\~{o}es navais, tanto em a\c{c}\~{o}es defensivas como em a\c{c}\~{o}es ofensivas. Componente das a\c{c}\~{o}es de guerra anti-submarino (Guerra A/S), emprega aeronaves com o prop\'{o}sito de localizar, identificar, acompanhar e atacar poss\'{i}veis submarinos hostis, a partir de um ponto inicial, denominado datum. Este trabalho formular\'{a} e apresentar\'{a} os conceitos matem\'{a}ticos de uma simula\c{c}\~{a}o, aplicada a uma patrulha a\'{e}rea em espiral de Guerra A/S (espiral aritm\'{e}tica), a fim de definir o melhor espa\c{c}amento da espiral e maximizar e/ou acompanhamento de um poss\'{i}vel submarino hostil, com o emprego de uma aeronave de asa fixa como ferramenta de apoio \`{a} decis\~{a}o. Palavras-Chave - Simula\c{c}\~{a}o, patrulha a\'{e}rea anti-submarino, espiral aritm\'{e}tica.},
keywords = {espiral aritm\'{e}tica, patrulha a\'{e}rea anti-submarino, Simula\c{c}\~{a}o},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
A patrulha aérea anti-submarino é de suma importância nas operações navais, tanto em ações defensivas como em ações ofensivas. Componente das ações de guerra anti-submarino (Guerra A/S), emprega aeronaves com o propósito de localizar, identificar, acompanhar e atacar possíveis submarinos hostis, a partir de um ponto inicial, denominado datum. Este trabalho formulará e apresentará os conceitos matemáticos de uma simulação, aplicada a uma patrulha aérea em espiral de Guerra A/S (espiral aritmética), a fim de definir o melhor espaçamento da espiral e maximizar e/ou acompanhamento de um possível submarino hostil, com o emprego de uma aeronave de asa fixa como ferramenta de apoio à decisão. Palavras-Chave - Simulação, patrulha aérea anti-submarino, espiral aritmética. |
2009
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Estudo para a redução da RCS frontal de aeronaves de caça Proceedings Article Leandro Vinícius Coelho; Luiz Alberto Andrade; Mirabel Cerqueira Rezende @inproceedings{Leandro2009frequ\^{e}nciab,
title = {Estudo para a redu\c{c}\~{a}o da RCS frontal de aeronaves de ca\c{c}a},
author = {Leandro Vin\'{i}cius Coelho and Luiz Alberto Andrade and Mirabel Cerqueira Rezende},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2009/st/XV_1.pdf},
year = {2009},
date = {2009-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2009 (SIGE2009)},
abstract = {Uma t\'{i}pica aeronave de ca\c{c}a possui uma se\c{c}\~{a}o reta radar quadrado. Comparativamente, uma antena plana do tipo array, comumente empregada em radares aeroembarcados, pode chegar a uma RCS de milhares de metros quadrados. Dessa forma, este artigo apresenta um estudo sobre Superf\'{i}cies Seletivas de Frequ\^{e}ncia (FSS) e sua aplicabilidade na redu\c{c}\~{a}o da se\c{c}\~{a}o reta radar frontal de aeronaves de ca\c{c}a. Por meio do software de an\'{a}lise eletromagn\'{e}tica CST Studio SuiteTM 2009, \'{e} apresentada uma modelagem de FSS para emprego nos radomes das aeronaves de combate. O emprego de superf\'{i}cies seletivas surge como um excelente recurso para a redu\c{c}\~{a}o da RCS frontal, mantendo-se a efici\^{e}ncia do sistema radar embarcado nessas aeronaves.},
keywords = {aeronave de ca\c{c}a, frequ\^{e}ncia, Simula\c{c}\~{a}o},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Uma típica aeronave de caça possui uma seção reta radar quadrado. Comparativamente, uma antena plana do tipo array, comumente empregada em radares aeroembarcados, pode chegar a uma RCS de milhares de metros quadrados. Dessa forma, este artigo apresenta um estudo sobre Superfícies Seletivas de Frequência (FSS) e sua aplicabilidade na redução da seção reta radar frontal de aeronaves de caça. Por meio do software de análise eletromagnética CST Studio SuiteTM 2009, é apresentada uma modelagem de FSS para emprego nos radomes das aeronaves de combate. O emprego de superfícies seletivas surge como um excelente recurso para a redução da RCS frontal, mantendo-se a eficiência do sistema radar embarcado nessas aeronaves. |
2006
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Influência da Discretização de Modelos em Simulações de Seção Reta Radar Proceedings Article Mauro A Alves; Luiz A Andrade; Mirabel C Rezende @inproceedings{Mauro2006Se\c{c}\~{a}obb,
title = {Influ\^{e}ncia da Discretiza\c{c}\~{a}o de Modelos em Simula\c{c}\~{o}es de Se\c{c}\~{a}o Reta Radar},
author = {Mauro A Alves and Luiz A Andrade and Mirabel C Rezende},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2006/st/GE037.pdf},
year = {2006},
date = {2006-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2006 (SIGE2006)},
abstract = {Programas de simula\c{c}\~{a}o da se\c{c}\~{a}o reta radar (RCS) s\~{a}o ferramentas importantes para o estudo do comportamento da RCS de v\'{a}rios tipos de plataformas. Estes programas produzem resultados precisos a um custo relativamente baixo. No entanto, para se obter resultados confi\'{a}veis a partir de simula\c{c}\~{o}es \'{e} necess\'{a}rio que a plataforma seja representada por um modelo CAD muito bem detalhado. Neste trabalho \'{e} mostrado como valores de RCS simulados com o uso de modelos em CAD variam em fun\c{c}\~{a}o da discretiza\c{c}\~{a}o da superf\'{i}cie destes modelos. Palavras-chaves Se\c{c}\~{a}o Reta Radar, Aeronaves, Modelo CAD, Simula\c{c}\~{a}o.},
keywords = {aeronaves, Modelo CAD, se\c{c}\~{a}o reta radar, Simula\c{c}\~{a}o},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Programas de simulação da seção reta radar (RCS) são ferramentas importantes para o estudo do comportamento da RCS de vários tipos de plataformas. Estes programas produzem resultados precisos a um custo relativamente baixo. No entanto, para se obter resultados confiáveis a partir de simulações é necessário que a plataforma seja representada por um modelo CAD muito bem detalhado. Neste trabalho é mostrado como valores de RCS simulados com o uso de modelos em CAD variam em função da discretização da superfície destes modelos. Palavras-chaves Seção Reta Radar, Aeronaves, Modelo CAD, Simulação. |
Simulações da Seção Reta Radar de uma Aeronave com e sem a Aplicação de Materiais Absorvedores de Radiação Eletromagnética Proceedings Article Mauro A Alves; Luiz A Andrade; Mirabel C Rezende @inproceedings{Mauro2006Se\c{c}\~{a}oc,
title = {Simula\c{c}\~{o}es da Se\c{c}\~{a}o Reta Radar de uma Aeronave com e sem a Aplica\c{c}\~{a}o de Materiais Absorvedores de Radia\c{c}\~{a}o Eletromagn\'{e}tica},
author = {Mauro A Alves and Luiz A Andrade and Mirabel C Rezende},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2006/st/GE036.pdf},
year = {2006},
date = {2006-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2006 (SIGE2006)},
abstract = {Neste trabalho, simula\c{c}\~{o}es da se\c{c}\~{a}o reta radar (RCS) de um modelo CAD de uma aeronave s\~{a}o apresentadas. Estas simula\c{c}\~{o}es, realizadas atrav\'{e}s do programa CADRCS, mostram o comportamento da RCS da aeronave em fun\c{c}\~{a}o da refletividade de sua superf\'{i}cie para uma onda de radar incidente com freq\"{u}\^{e}ncia de 10 GHz. Os resultados de v\'{a}rias simula\c{c}\~{o}es, onde foram utilizados diferentes valores de refletividade da superf\'{i}cie, foram comparados e sugerem poss\'{i}veis estrat\'{e}gias para a futura aplica\c{c}\~{a}o de materiais absorvedores de radia\c{c}\~{a}o eletromagn\'{e}tica (MARE) em aeronaves reais para a redu\c{c}\~{a}o da RCS. Palavras-chaves Se\c{c}\~{a}o Reta Radar, Aeronaves, Modelo CAD, Simula\c{c}\~{a}o.},
keywords = {aeronaves, Modelo CAD, se\c{c}\~{a}o reta radar, Simula\c{c}\~{a}o},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Neste trabalho, simulações da seção reta radar (RCS) de um modelo CAD de uma aeronave são apresentadas. Estas simulações, realizadas através do programa CADRCS, mostram o comportamento da RCS da aeronave em função da refletividade de sua superfície para uma onda de radar incidente com freqüência de 10 GHz. Os resultados de várias simulações, onde foram utilizados diferentes valores de refletividade da superfície, foram comparados e sugerem possíveis estratégias para a futura aplicação de materiais absorvedores de radiação eletromagnética (MARE) em aeronaves reais para a redução da RCS. Palavras-chaves Seção Reta Radar, Aeronaves, Modelo CAD, Simulação. |