2024
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Pesquisa comparativa de sistemas militares aplicada a Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas Proceedings Article Douglas Estevam Casale; Rafaela Campos Silva; Luís Eduardo Vergueiro; Loures Costa @inproceedings{243126_1,
title = {Pesquisa comparativa de sistemas militares aplicada a Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas},
author = {Douglas Estevam Casale and Rafaela Campos Silva and Lu\'{i}s Eduardo Vergueiro and Loures Costa},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2024/st/243126_1.pdf?x11208},
issn = {1983-7402},
year = {2024},
date = {2024-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2024 (SIGE2024)},
abstract = {O presente trabalho tem como objetivo apresentar um m\'{e}todo sistematizado para a pesquisa comparativa de sistemas militares e aplic\'{a}-lo para SARP militares de ataque, visando a contribuir para o processo de desenvolvimento e aquisi\c{c}\~{a}o desses sistemas pelas For\c{c}as Armadas brasileiras. O m\'{e}todo \'{e} composto por tr\^{e}s etapas que abrangem a defini\c{c}\~{a}o das caracter\'{i}sticas de projeto a serem analisadas, a defini\c{c}\~{a}o dos crit\'{e}rios de sele\c{c}\~{a}o de sistemas e, por fim, a realiza\c{c}\~{a}o da pesquisa comparativa. Por meio da aplica\c{c}\~{a}o do m\'{e}todo, foi poss\'{i}vel identificar as principais caracter\'{i}sticas de sistemas similares ao que ser\'{a} projetado e nivelar o conhecimento dos envolvidos no projeto acerca desses sistemas. Assim, concluiu-se que o m\'{e}todo proposto trouxe benef\'{i}cios ao sistematizar o processo de pesquisa comparativa, o que auxiliar\'{a} no processo de desenvolvimento e aquisi\c{c}\~{a}o dos SARP de ataque. Palavras-Chave − Benchmarking, desenvolvimento de produtos, Engenharia de Sistemas.},
keywords = {Benchmarking, desenvolvimento de produtos, Engenharia de Sistemas},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um método sistematizado para a pesquisa comparativa de sistemas militares e aplicá-lo para SARP militares de ataque, visando a contribuir para o processo de desenvolvimento e aquisição desses sistemas pelas Forças Armadas brasileiras. O método é composto por três etapas que abrangem a definição das características de projeto a serem analisadas, a definição dos critérios de seleção de sistemas e, por fim, a realização da pesquisa comparativa. Por meio da aplicação do método, foi possível identificar as principais características de sistemas similares ao que será projetado e nivelar o conhecimento dos envolvidos no projeto acerca desses sistemas. Assim, concluiu-se que o método proposto trouxe benefícios ao sistematizar o processo de pesquisa comparativa, o que auxiliará no processo de desenvolvimento e aquisição dos SARP de ataque. Palavras-Chave − Benchmarking, desenvolvimento de produtos, Engenharia de Sistemas. |
Requisitos para um Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada de Ataque Proceedings Article Douglas Estevam Casale; Rafaela Campos Silva; Carlos Henrique Netto Lahoz; Luís Eduardo Vergueiro; Loures Costa @inproceedings{243122_1,
title = {Requisitos para um Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada de Ataque},
author = {Douglas Estevam Casale and Rafaela Campos Silva and Carlos Henrique Netto Lahoz and Lu\'{i}s Eduardo Vergueiro and Loures Costa},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2024/st/243122_1.pdf?x11208},
issn = {1983-7402},
year = {2024},
date = {2024-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2024 (SIGE2024)},
abstract = {O presente trabalho tem como objetivo apresentar um m\'{e}todo para captura de requisitos de sistemas, e aplic\'{a}-lo para o projeto de um Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada de Ataque. Este sistema visa a atender \`{a}s necessidades operacionais do Ex\'{e}rcito Brasileiro no cumprimento de suas miss\~{o}es constitucionais, abrangendo n\~{a}o s\'{o} a situa\c{c}\~{a}o de guerra, mas tamb\'{e}m a coopera\c{c}\~{a}o interag\^{e}ncias em situa\c{c}\~{o}es de n\~{a}o-guerra contra a pr\'{a}tica de diversos il\'{i}citos. A partir da identifica\c{c}\~{a}o da necessidade de miss\~{a}o, bem como os objetivos, metas, restri\c{c}\~{o}es e premissas do projeto e a confec\c{c}\~{a}o dos diagramas de Conceito de Opera\c{c}\~{o}es e de Casos de Uso, foi poss\'{i}vel capturar os principais requisitos para o sistema em quest\~{a}o. Por fim, concluiu-se que o m\'{e}todo se mostrou efetivo para atingir os resultados pretendidos, com o trabalho podendo ser complementado e refinado posteriormente para se estabelecer o conceito completo do sistema. Palavras-Chave − Requisitos de sistema, Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada, Engenharia de Sistemas.},
keywords = {Engenharia de Sistemas, Requisitos de sistema, Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um método para captura de requisitos de sistemas, e aplicá-lo para o projeto de um Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada de Ataque. Este sistema visa a atender às necessidades operacionais do Exército Brasileiro no cumprimento de suas missões constitucionais, abrangendo não só a situação de guerra, mas também a cooperação interagências em situações de não-guerra contra a prática de diversos ilícitos. A partir da identificação da necessidade de missão, bem como os objetivos, metas, restrições e premissas do projeto e a confecção dos diagramas de Conceito de Operações e de Casos de Uso, foi possível capturar os principais requisitos para o sistema em questão. Por fim, concluiu-se que o método se mostrou efetivo para atingir os resultados pretendidos, com o trabalho podendo ser complementado e refinado posteriormente para se estabelecer o conceito completo do sistema. Palavras-Chave − Requisitos de sistema, Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada, Engenharia de Sistemas. |
2021
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Projeto Conceitual da Missão FireSat-BRpara Monitoramento de Incêndios Florestais Proceedings Article Isabela Peixoto; Raquel S Cordeiro Silva; Alessandro R Santos; Victor D Mira; Willer Gomes @inproceedings{Isabela2021FireSat-BRb,
title = {Projeto Conceitual da Miss\~{a}o FireSat-BRpara Monitoramento de Inc\^{e}ndios Florestais},
author = {Isabela Peixoto and Raquel S Cordeiro Silva and Alessandro R Santos and Victor D Mira and Willer Gomes},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2021/st/217579_1.pdf},
year = {2021},
date = {2021-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2021 (SIGE2021)},
abstract = {Os impactos decorrentes dos inc\^{e}ndios florestais na regi\~{a}o amaz\^{o}nica t\^{e}m causado cada vez mais preju\'{i}zos em fun\c{c}\~{a}o da crescente amea\c{c}a \`{a} biodiversidade, sociedade e vidas. Visto que o Brasil precisa de um sistema mais eficiente para identificar e monitorar esses eventos, este trabalho descreve o projeto conceitual do desenvolvimento de uma solu\c{c}\~{a}o satelital, denominada FireSat-BR, de baixo custo com o objetivo de detectar, identificar, monitorar e reportar inc\^{e}ndios, dando apoio aos \'{o}rg\~{a}os respons\'{a}veis para permitir maior velocidade na tomada de decis\~{a}o e na conten\c{c}\~{a}o do princ\'{i}pio de inc\^{e}ndios florestais.},
keywords = {Engenharia de Sistemas, FireSat-BR, SME},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Os impactos decorrentes dos incêndios florestais na região amazônica têm causado cada vez mais prejuízos em função da crescente ameaça à biodiversidade, sociedade e vidas. Visto que o Brasil precisa de um sistema mais eficiente para identificar e monitorar esses eventos, este trabalho descreve o projeto conceitual do desenvolvimento de uma solução satelital, denominada FireSat-BR, de baixo custo com o objetivo de detectar, identificar, monitorar e reportar incêndios, dando apoio aos órgãos responsáveis para permitir maior velocidade na tomada de decisão e na contenção do princípio de incêndios florestais. |
2020
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Aplicação de Engenharia Simultânea de Sistemas ao Monitoramento de Fronteiras Terrestres Brasileiras utilizando uma Missão de Constelação de Satélites Proceedings Article André F Teixeira; Márcio W S Júnior; Ricardo M Ferreira; Marcos V P Venanzi; Fábio Swarovski; Gabriella C Junqueira; Geilson Loureiro @inproceedings{Andr\'{e}2020Engenhariab,
title = {Aplica\c{c}\~{a}o de Engenharia Simult\^{a}nea de Sistemas ao Monitoramento de Fronteiras Terrestres Brasileiras utilizando uma Miss\~{a}o de Constela\c{c}\~{a}o de Sat\'{e}lites},
author = {Andr\'{e} F Teixeira and M\'{a}rcio W S J\'{u}nior and Ricardo M Ferreira and Marcos V P Venanzi and F\'{a}bio Swarovski and Gabriella C Junqueira and Geilson Loureiro},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_07_1.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {O Brasil possui aproximadamente 16.886 km de fronteiras terrestres, onde apenas 4% s\~{a}o monitoradas pelo governo, o que pode facilitar atividades criminosas na fronteira. O emprego de solu\c{c}\~{o}es espaciais para aumentar esse monitoramento \'{e} promissor por\'{e}m requer o desenvolvimento do produto bem como das organiza\c{c}\~{o}es que comp\~{o}em uma miss\~{a}o espacial. Este artigo prop\~{o}e, por meio da Engenharia Simult\^{a}nea de Sistemas (SCE), demonstrar a aplica\c{c}\~{a}o de suas t\'{e}cnicas no desenvolvimento de uma miss\~{a}o satelital de monitoramento de framework utilizado analisa o fronteiras desenvolvimento de produto e organiza\c{c}\~{a}o durante o ciclo de vida do sistema, atrav\'{e}s de analises de stakeholders, de requisitos, funcionais e de implementa\c{c}\~{a}o, aplicadas iterativamente em diferentes n\'{i}veis de abstra\c{c}\~{a}o do sistema. Os processos de SCE possibilitaram a modelagem do sistema FrontSat e das organiza\c{c}\~{o}es que comp\~{o}em a miss\~{a}o, obtendo-se uma solu\c{c}\~{a}o que cumpra as expectativas dos stakeholder durante todo o ciclo de vida do produto.},
keywords = {deriva\c{c}\~{a}o de, Engenharia de Sistemas},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O Brasil possui aproximadamente 16.886 km de fronteiras terrestres, onde apenas 4% são monitoradas pelo governo, o que pode facilitar atividades criminosas na fronteira. O emprego de soluções espaciais para aumentar esse monitoramento é promissor porém requer o desenvolvimento do produto bem como das organizações que compõem uma missão espacial. Este artigo propõe, por meio da Engenharia Simultânea de Sistemas (SCE), demonstrar a aplicação de suas técnicas no desenvolvimento de uma missão satelital de monitoramento de framework utilizado analisa o fronteiras desenvolvimento de produto e organização durante o ciclo de vida do sistema, através de analises de stakeholders, de requisitos, funcionais e de implementação, aplicadas iterativamente em diferentes níveis de abstração do sistema. Os processos de SCE possibilitaram a modelagem do sistema FrontSat e das organizações que compõem a missão, obtendo-se uma solução que cumpra as expectativas dos stakeholder durante todo o ciclo de vida do produto. |
Estudo de Procedimentos para Avaliação da Conformidade de Sistemas Espaciais Proceedings Article David Espírito Santo Nogueira; Willer Gomes Santos @inproceedings{David2020Engenhariab,
title = {Estudo de Procedimentos para Avalia\c{c}\~{a}o da Conformidade de Sistemas Espaciais},
author = {David Esp\'{i}rito Santo Nogueira and Willer Gomes Santos},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2020/st/ST_04_2.pdf},
year = {2020},
date = {2020-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2020 (SIGE2020)},
abstract = {Este trabalho resume um projeto de pesquisa voltado a padronizar normas de avalia\c{c}\~{a}o de conformidade de produtos espaciais a partir de normas j\'{a} existentes do setor aeron\'{a}utico. A partir disso, espera-se ter um m\'{e}todo para realizar a devida adapta\c{c}\~{a}o para qualquer norma e procedimento padr\~{a}o, visto que o setor espacial \'{e} carente na avalia\c{c}\~{a}o de sistemas espaciais no Brasil.},
keywords = {Engenharia de Sistemas, Normas, sistemas},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho resume um projeto de pesquisa voltado a padronizar normas de avaliação de conformidade de produtos espaciais a partir de normas já existentes do setor aeronáutico. A partir disso, espera-se ter um método para realizar a devida adaptação para qualquer norma e procedimento padrão, visto que o setor espacial é carente na avaliação de sistemas espaciais no Brasil. |
2019
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Recuperação de Falhas em um Sistema de Navegação Inercial por meio de Sensor Auxiliar Proceedings Article Tibor Thiesen Dumont Pitrez; Fernando Teixeira Mendes Abrahão @inproceedings{Tibor2019Engenhariab,
title = {Recupera\c{c}\~{a}o de Falhas em um Sistema de Navega\c{c}\~{a}o Inercial por meio de Sensor Auxiliar},
author = {Tibor Thiesen Dumont Pitrez and Fernando Teixeira Mendes Abrah\~{a}o},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2019/st/ST_04_1.pdf},
year = {2019},
date = {2019-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2019 (SIGE2019)},
abstract = {A utiliza\c{c}\~{a}o de sensores inerciais para a navega\c{c}\~{a}o de ve\'{i}culos possui vantagens significativas, pois os mesmos independem de influ\^{e}ncia ou aux\'{i}lio externo para realizarem a navega\c{c}\~{a}o. Em teoria, para realiz\'{a}-la por meio de sensores inerciais, basta utilizar 3 sensores de cada tipo (aceler\^{o}metros e gir\^{o}metros). Todavia, por quest\~{o}es de qualidade operacional e redund\^{a}ncia, \'{e} comum o uso de uma configura\c{c}\~{a}o com 4 sensores, que s\~{a}o suscet\'{i}veis a falhas. No caso de 4 sensores, em caso de falha, \'{e} desej\'{a}vel isolar o sensor defeituoso e continuar a navega\c{c}\~{a}o com 3 sensores. Mas s\'{o} \'{e} poss\'{i}vel garantir a exclus\~{a}o do sensor defeituoso em um sistema com 5 sensores. Neste trabalho, \'{e} estudada a possibilidade de isolar o sensor defeituoso usando 4 sensores principais e 1 sensor de qualidade inferior, evitando os custos de adquirir mais um sensor principal e ganhando a vantagem de recupera\c{c}\~{a}o que o quinto sensor traz. Palavras-Chave Engenharia de Sistemas, Navega\c{c}\~{a}o.},
keywords = {Engenharia de Sistemas, Navega\c{c}\~{a}o},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
A utilização de sensores inerciais para a navegação de veículos possui vantagens significativas, pois os mesmos independem de influência ou auxílio externo para realizarem a navegação. Em teoria, para realizá-la por meio de sensores inerciais, basta utilizar 3 sensores de cada tipo (acelerômetros e girômetros). Todavia, por questões de qualidade operacional e redundância, é comum o uso de uma configuração com 4 sensores, que são suscetíveis a falhas. No caso de 4 sensores, em caso de falha, é desejável isolar o sensor defeituoso e continuar a navegação com 3 sensores. Mas só é possível garantir a exclusão do sensor defeituoso em um sistema com 5 sensores. Neste trabalho, é estudada a possibilidade de isolar o sensor defeituoso usando 4 sensores principais e 1 sensor de qualidade inferior, evitando os custos de adquirir mais um sensor principal e ganhando a vantagem de recuperação que o quinto sensor traz. Palavras-Chave Engenharia de Sistemas, Navegação. |
2007
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Proposta de Método para a estimativa da probabilidade de atendimento de Requisitos Funcionais de um produto Proceedings Article José Henrique Sousa Damiani; Christan Giorgio Roberto Taranti; José Roberto Paula @inproceedings{Jos\'{e}2007Engenhariab,
title = {Proposta de M\'{e}todo para a estimativa da probabilidade de atendimento de Requisitos Funcionais de um produto},
author = {Jos\'{e} Henrique Sousa Damiani and Christan Giorgio Roberto Taranti and Jos\'{e} Roberto Paula},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2007/st/AO_06.pdf},
year = {2007},
date = {2007-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2007 (SIGE2007)},
abstract = {O atendimento dos Requisitos Funcionais definidos para produtos complexos tem sido tratado pelas partes envolvidas em seu desenvolvimento, por meio de longas discuss\~{o}es. Este artigo prop\~{o}e um m\'{e}todo que possibilita estimar a probabilidade de atendimento dos Requisitos funcionais por meio de uma an\'{a}lise formal e quantitativa, possibilitando ganhos com a diminui\c{c}\~{a}o no tempo empregado em an\'{a}lises, al\'{e}m de favorecer decis\~{o}es t\'{e}cnicas e administrativas. O M\'{e}todo proposto emprega conceitos de Confiabilidade e de Engenharia de Sistemas, definindo inicialmente as intera\c{c}\~{o}es entre as fun\c{c}\~{o}es identificadas por meio de Diagrama Bloco de Fluxo Funcional e, em seguida, traduzidas em Diagramas Blocos de Confiabilidade. Palavras-chaves \textendash Engenharia de Sistemas, Confiabilidade, Diagrama Bloco de Fluxo Funcional, Diagrama Bloco de Confiabilidade, An\'{a}lise Funcional.},
keywords = {An\'{a}lise Funcional, confiabilidade, Diagrama Bloco de Confiabilidade, Diagrama Bloco de Fluxo Funcional, Engenharia de Sistemas},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O atendimento dos Requisitos Funcionais definidos para produtos complexos tem sido tratado pelas partes envolvidas em seu desenvolvimento, por meio de longas discussões. Este artigo propõe um método que possibilita estimar a probabilidade de atendimento dos Requisitos funcionais por meio de uma análise formal e quantitativa, possibilitando ganhos com a diminuição no tempo empregado em análises, além de favorecer decisões técnicas e administrativas. O Método proposto emprega conceitos de Confiabilidade e de Engenharia de Sistemas, definindo inicialmente as interações entre as funções identificadas por meio de Diagrama Bloco de Fluxo Funcional e, em seguida, traduzidas em Diagramas Blocos de Confiabilidade. Palavras-chaves – Engenharia de Sistemas, Confiabilidade, Diagrama Bloco de Fluxo Funcional, Diagrama Bloco de Confiabilidade, Análise Funcional. |