2011
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Análise do Risco na Operação de Veículos Aéreos Não Tripulados Sobre Áreas Povoadas Proceedings Article Bruno Cesar Janhsen; Rainer Ferraz Passos @inproceedings{Bruno2011VANTb,
title = {An\'{a}lise do Risco na Opera\c{c}\~{a}o de Ve\'{i}culos A\'{e}reos N\~{a}o Tripulados Sobre \'{A}reas Povoadas},
author = {Bruno Cesar Janhsen and Rainer Ferraz Passos},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2011/st/VII_1.pdf},
year = {2011},
date = {2011-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2011 (SIGE2011)},
abstract = {O objetivo do trabalho foi identificar um indicador quantitativo para comparar n\'{i}veis de risco da opera\c{c}\~{a}o de ve\'{i}culos a\'{e}reos n\~{a}o tripulados (VANTs), conforme a ocupa\c{c}\~{a}o populacional, a fim de apoiar a constru\c{c}\~{a}o de ferramentas de apoio \`{a} decis\~{a}o sobre a opera\c{c}\~{a}o desses ve\'{i}culos. Para tal, prop\~{o}e-se a utiliza\c{c}\~{a}o da taxa de fatalidades esperada, para um n\'{i}vel equivalente de seguran\c{c}a \`{a} avia\c{c}\~{a}o tripulada, em fun\c{c}\~{a}o da densidade demogr\'{a}fica da \'{a}rea de sobrev\^{o}o. Sob esse enfoque, foram analisados tr\^{e}s VANTs, considerando-se a distribui\c{c}\~{a}o demogr\'{a}fica do Brasil e da cidade do Rio de Janeiro. Como resultado, foi verificado que, com um n\'{i}vel equivalente de seguran\c{c}a em conson\^{a}ncia com a situa\c{c}\~{a}o corrente na avia\c{c}\~{a}o geral, o Heron GT poderia sobrevoar 12,24% do territ\'{o}rio carioca, enquanto o Hermes 450 cerca que 31,94% e j\'{a} o modelo Acau\~{a} 82,79% da \'{a}rea do munic\'{i}pio.},
keywords = {N\'{i}vel Equivalente de Seguran\c{c}a, VANT},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O objetivo do trabalho foi identificar um indicador quantitativo para comparar níveis de risco da operação de veículos aéreos não tripulados (VANTs), conforme a ocupação populacional, a fim de apoiar a construção de ferramentas de apoio à decisão sobre a operação desses veículos. Para tal, propõe-se a utilização da taxa de fatalidades esperada, para um nível equivalente de segurança à aviação tripulada, em função da densidade demográfica da área de sobrevôo. Sob esse enfoque, foram analisados três VANTs, considerando-se a distribuição demográfica do Brasil e da cidade do Rio de Janeiro. Como resultado, foi verificado que, com um nível equivalente de segurança em consonância com a situação corrente na aviação geral, o Heron GT poderia sobrevoar 12,24% do território carioca, enquanto o Hermes 450 cerca que 31,94% e já o modelo Acauã 82,79% da área do município. |
2010
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Modelagem de um VANT de Asas Fixas para o Planejamento e Controle de Miss˜oes Proceedings Article Olinda Lima Farias Alves @inproceedings{Olinda2010Modelagemb,
title = {Modelagem de um VANT de Asas Fixas para o Planejamento e Controle de Miss˜oes},
author = {Olinda Lima Farias Alves},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2010/st/XIV_2.pdf},
year = {2010},
date = {2010-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2010 (SIGE2010)},
abstract = {Este trabalho trata da modelagem e con- trole de uma aeronave para aplica¸c\~{a}o no Planeja- mento de Miss˜oes de Ve\'{i}culos A\'{e}reos N\~{a}o-Tripul\'{a}veis (VANT). A metodologia utilizada baseia-se em apre- sentar a modelagem n\~{a}o-linear da aeronave escolhida, lineariz\'{a}-la, em seguida executar os projetos das ma- lhas de controle (estabiliza¸c\~{a}o, guiamento e gera¸c\~{a}o de trajet\'{o}rias) para o modo lateral-direcional. Por fim s\~{a}o realizadas simula¸c˜oes para uma determinada miss\~{a}o e s\~{a}o analisadas as condi¸c˜oes de exequibilidade. Estes procedimentos podem ser implementados e validados na forma de simuladores de voo ou numa plataforma experimental.},
keywords = {Controle, Modelagem, VANT},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho trata da modelagem e con- trole de uma aeronave para aplica¸cão no Planeja- mento de Miss˜oes de Veículos Aéreos Não-Tripuláveis (VANT). A metodologia utilizada baseia-se em apre- sentar a modelagem não-linear da aeronave escolhida, linearizá-la, em seguida executar os projetos das ma- lhas de controle (estabiliza¸cão, guiamento e gera¸cão de trajetórias) para o modo lateral-direcional. Por fim são realizadas simula¸c˜oes para uma determinada missão e são analisadas as condi¸c˜oes de exequibilidade. Estes procedimentos podem ser implementados e validados na forma de simuladores de voo ou numa plataforma experimental. |
2007
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Sistemas Embarcados - Técnicas para Aumentar a Confiabilidade Eletrônica Proceedings Article CCEN Durval Sanches Silva @inproceedings{CCEN2007,
title = {Sistemas Embarcados - T\'{e}cnicas para Aumentar a Confiabilidade Eletr\^{o}nica},
author = {CCEN Durval Sanches Silva},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2007/st/GE_36.pdf},
year = {2007},
date = {2007-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2007 (SIGE2007)},
abstract = {Com o advento do uso da energia eletromagn\'{e}tica para destrui\c{c}\~{a}o de sistemas eletr\^{o}nicos (bomba de pulso eletromagn\'{e}tico) e o uso cada vez maior de sistemas embarcados, torna se patente a import\^{a}ncia do continuo funcionamento de sistemas embarcados (confiabilidade) para garantir o \^{e}xito das miss\~{o}es. Este artigo sugere t\'{e}cnicas b\'{a}sicas para aumentar a confiabilidade dos sistemas embarcados. Essas t\'{e}cnicas permitem identificar as a\c{c}\~{o}es para reduzir as falhas, de tal forma a antecipar os efeitos dos problemas provocados pelas solicita\c{c}\~{o}es ambientais (naturais e induzidas) pelo tempo necess\'{a}rio ao trabalho a ser realizado. Palavras-chaves ( aterramento, BITE, confiabilidade, derating, ESD, glitches, hot circuit insertion, MTBF, PCI, plug-in, redund\^{a}ncia, VANT, watchdog. I. INTRODU\c{C}\~{A}O.},
keywords = {Aterramento, BITE, confiabilidade, derating, ESD, glitches, hot circuit insertion, MTBF, PCI, plug-in, redund\^{a}ncia, VANT, watchdog I INTRODU\c{C}\~{A}O},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Com o advento do uso da energia eletromagnética para destruição de sistemas eletrônicos (bomba de pulso eletromagnético) e o uso cada vez maior de sistemas embarcados, torna se patente a importância do continuo funcionamento de sistemas embarcados (confiabilidade) para garantir o êxito das missões. Este artigo sugere técnicas básicas para aumentar a confiabilidade dos sistemas embarcados. Essas técnicas permitem identificar as ações para reduzir as falhas, de tal forma a antecipar os efeitos dos problemas provocados pelas solicitações ambientais (naturais e induzidas) pelo tempo necessário ao trabalho a ser realizado. Palavras-chaves ( aterramento, BITE, confiabilidade, derating, ESD, glitches, hot circuit insertion, MTBF, PCI, plug-in, redundância, VANT, watchdog. I. INTRODUÇÃO. |
VANT em Missões de Guerra Eletrônica Proceedings Article VENÂNCIO; A G; FELDENS; J F @inproceedings{VEN\^{A}NCIO2007,
title = {VANT em Miss\~{o}es de Guerra Eletr\^{o}nica},
author = {VEN\^{A}NCIO and A G and FELDENS and J F},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2007/st/GE_08.pdf},
year = {2007},
date = {2007-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2007 (SIGE2007)},
abstract = {Os Ve\'{i}culos A\'{e}reos N\~{a}o-Tripulados apresentam vantagens interessantes em rela\c{c}\~{a}o \`{a}s aeronaves convencionais, podendo ser empregados tamb\'{e}m em a\c{c}\~{o}es a\'{e}reas de Guerra Eletr\^{o}nica. Analisando o tema por meio das Medidas de Apoio \`{a} Guerra Eletr\^{o}nica, de Ataque Eletr\^{o}nico e de Prote\c{c}\~{a}o Eletr\^{o}nicas, o presente artigo explora a utiliza\c{c}\~{a}o dos VANT para GE e sugere a inclus\~{a}o deles na doutrina de emprego da FAB. Palavras-chaves ( Ve\'{i}culos A\'{e}reos N\~{a}o-Tripulados, VANT, Guerra Eletr\^{o}nica, GE.},
keywords = {GE, Guerra Eletr\^{o}nica, VANT, Ve\'{i}culos A\'{e}reos N\~{a}o-Tripulados},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Os Veículos Aéreos Não-Tripulados apresentam vantagens interessantes em relação às aeronaves convencionais, podendo ser empregados também em ações aéreas de Guerra Eletrônica. Analisando o tema por meio das Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica, de Ataque Eletrônico e de Proteção Eletrônicas, o presente artigo explora a utilização dos VANT para GE e sugere a inclusão deles na doutrina de emprego da FAB. Palavras-chaves ( Veículos Aéreos Não-Tripulados, VANT, Guerra Eletrônica, GE. |