2024
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Breve discussão sobre as diferentes abordagens de utilização das técnicas FMEA e FTA em processos aplicados nas indústrias espacial e aeronáutica Proceedings Article Ana Beatriz; Bressan Bertaglia; Graziela Fernanda Souza Maia; Silvio Manea; Ana Paula Sá; Santos Rabello @inproceedings{242274_1,
title = {Breve discuss\~{a}o sobre as diferentes abordagens de utiliza\c{c}\~{a}o das t\'{e}cnicas FMEA e FTA em processos aplicados nas ind\'{u}strias espacial e aeron\'{a}utica},
author = {Ana Beatriz and Bressan Bertaglia and Graziela Fernanda Souza Maia and Silvio Manea and Ana Paula S\'{a} and Santos Rabello},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2024/st/242274_1.pdf?x11208},
issn = {1983-7402},
year = {2024},
date = {2024-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2024 (SIGE2024)},
abstract = {Produtos que atendem elevados n\'{i}veis de confiabili-dade est\~{a}o presentes nos projetos de engenharia de sistemas espa-ciais e aeron\'{a}uticos. Uma das formas de garantir a confiabilidade desses sistemas \'{e} atrav\'{e}s da identifica\c{c}\~{a}o e avalia\c{c}\~{a}o de eventos adversos e, para tal, podem ser aplicadas t\'{e}cnicas como a FMEA (An\'{a}lise dos Modos de Falha e seus Efeitos) e a FTA (An\'{a}lise da \'{A}rvore de Falhas), amplamente conhecidas e utilizadas em ambas as ind\'{u}strias. No entanto, ainda h\'{a} necessidade de maiores esfor-\c{c}os para se estabelecer um procedimento de escolha e de utiliza\c{c}\~{a}o dessas t\'{e}cnicas. Alguns conceitos chaves presentes na literatura a respeito das t\'{e}cnicas FMEA e FTA ser\~{a}o apresentados neste ar-tigo a fim de trazer uma vis\~{a}o geral sobre as diferentes abordagens de utiliza\c{c}\~{a}o. Para isso, foram estudados e comparados os princi-pais conceitos referentes a falhas, como estas s\~{a}o identificadas, avaliadas e mitigadas ao utilizar tais t\'{e}cnicas, seja empregando apenas uma ou combinando ambas. Palavras-Chave-Sistemas espaciais, Falhas, T\'{e}cnicas.},
keywords = {Falhas, Sistemas espaciais, T\'{e}cnicas},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Produtos que atendem elevados níveis de confiabili-dade estão presentes nos projetos de engenharia de sistemas espa-ciais e aeronáuticos. Uma das formas de garantir a confiabilidade desses sistemas é através da identificação e avaliação de eventos adversos e, para tal, podem ser aplicadas técnicas como a FMEA (Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos) e a FTA (Análise da Árvore de Falhas), amplamente conhecidas e utilizadas em ambas as indústrias. No entanto, ainda há necessidade de maiores esfor-ços para se estabelecer um procedimento de escolha e de utilização dessas técnicas. Alguns conceitos chaves presentes na literatura a respeito das técnicas FMEA e FTA serão apresentados neste ar-tigo a fim de trazer uma visão geral sobre as diferentes abordagens de utilização. Para isso, foram estudados e comparados os princi-pais conceitos referentes a falhas, como estas são identificadas, avaliadas e mitigadas ao utilizar tais técnicas, seja empregando apenas uma ou combinando ambas. Palavras-Chave-Sistemas espaciais, Falhas, Técnicas. |
2011
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Certificação do VSB-30: processo para inovação tecnológica na área espacial Proceedings Article ResumoEste do @inproceedings{ResumoEste2011Sistemasb,
title = {Certifica\c{c}\~{a}o do VSB-30: processo para inova\c{c}\~{a}o tecnol\'{o}gica na \'{a}rea espacial},
author = {ResumoEste do},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2011/st/XII_1.pdf},
year = {2011},
date = {2011-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2011 (SIGE2011)},
abstract = {Este artigo busca verificar como a certifica\c{c}\~{a}o do VSB-30 (Ve\'{i}culo de Sondagem Booster \textendash 30) torna-se um processo que contribui para a inova\c{c}\~{a}o tecnol\'{o}gica na \'{a}rea espacial. A pesquisa, elaborada no primeiro semestre de 2011, consiste na revis\~{a}o de literatura sobre inova\c{c}\~{a}o tecnol\'{o}gica e certifica\c{c}\~{a}o, de informa\c{c}\~{o}es sobre certifica\c{c}\~{a}o e estudo de relat\'{o}rios diversos. Conclui-se que a certifica\c{c}\~{a}o \'{e} uma contribui\c{c}\~{a}o para inova\c{c}\~{a}o tecnol\'{o}gica ao propiciar benef\'{i}cios na melhoria dos processos, principalmente com rela\c{c}\~{a}o \`{a} quest\~{a}o de documenta\c{c}\~{a}o, criando condi\c{c}\~{o}es para que a ind\'{u}stria se adapte a processos formais consolidados e qualificados e em contrapartida se tornando barreiras comerciais \`{a}s empresas incapazes de se ajustarem aos requisitos estabelecidos. Palavras-Chave Sistemas Espaciais, Inova\c{c}\~{a}o Tecnol\'{o}gica, Certifica\c{c}\~{a}o aeroespacial.},
keywords = {Certifica\c{c}\~{a}o aeroespacial, Inova\c{c}\~{a}o Tecnol\'{o}gica, Sistemas espaciais},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este artigo busca verificar como a certificação do VSB-30 (Veículo de Sondagem Booster – 30) torna-se um processo que contribui para a inovação tecnológica na área espacial. A pesquisa, elaborada no primeiro semestre de 2011, consiste na revisão de literatura sobre inovação tecnológica e certificação, de informações sobre certificação e estudo de relatórios diversos. Conclui-se que a certificação é uma contribuição para inovação tecnológica ao propiciar benefícios na melhoria dos processos, principalmente com relação à questão de documentação, criando condições para que a indústria se adapte a processos formais consolidados e qualificados e em contrapartida se tornando barreiras comerciais às empresas incapazes de se ajustarem aos requisitos estabelecidos. Palavras-Chave Sistemas Espaciais, Inovação Tecnológica, Certificação aeroespacial. |
2010
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Análise de Comunalidade em Sistemas Espaciais Através de Algoritmo Genético Anderson Cattelan Zigiotto1, Roberto d‟Amore2 1Instituto de Aeronáutica e Espaço – Praça Eduardo Gomes, 50 – CEP 12228-904 – São José dos Campos – Brasil 2Instituto Tecnológico de Aeronáutica – Praça Eduardo Gomes, 50 – CEP 12228-900 – São José dos Campos – Brasil Proceedings Article ResumoComunalidade um @inproceedings{ResumoComunalidade2010Sistemasb,
title = {An\'{a}lise de Comunalidade em Sistemas Espaciais Atrav\'{e}s de Algoritmo Gen\'{e}tico Anderson Cattelan Zigiotto1, Roberto d‟Amore2 1Instituto de Aeron\'{a}utica e Espa\c{c}o \textendash Pra\c{c}a Eduardo Gomes, 50 \textendash CEP 12228-904 \textendash S\~{a}o Jos\'{e} dos Campos \textendash Brasil 2Instituto Tecnol\'{o}gico de Aeron\'{a}utica \textendash Pra\c{c}a Eduardo Gomes, 50 \textendash CEP 12228-900 \textendash S\~{a}o Jos\'{e} dos Campos \textendash Brasil},
author = {ResumoComunalidade um},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2010/st/XIV_4.pdf},
year = {2010},
date = {2010-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2010 (SIGE2010)},
abstract = {Comunalidade permite que dois ou mais itens de um sistema sejam substitu\'{i}dos por um item comum, diminuindo custos de pesquisa e desenvolvimento, manufatura e opera\c{c}\~{a}o. Isto \'{e} especialmente interessante em sistemas espaciais, os quais possuem baixo volume de produ\c{c}\~{a}o e longo ciclo de projeto. Itens comuns, no entanto, geralmente t\^{e}m desempenho inferior e excesso de funcionalidade em rela\c{c}\~{a}o aos itens especializados. Para auxiliar o projetista na decis\~{a}o sobre quais itens devem ser agrupados, alguns m\'{e}todos podem ser utilizados. Este trabalho apresenta um algoritmo gen\'{e}tico para resolver o problema da an\'{a}lise de comunalidade em sistemas espaciais. S\~{a}o descritos a codifica\c{c}\~{a}o das solu\c{c}\~{o}es e os operadores de cruzamento e muta\c{c}\~{a}o adequados ao problema. Aplicado a um exemplo que analisa as especifica\c{c}\~{o}es dos motores el\'{e}tricos da Esta\c{c}\~{a}o Espacial Internacional, e comparado a um algoritmo de agrupamento hier\'{a}rquico, o algoritmo proposto encontrou os melhores resultados, permitindo ainda utilizar restri\c{c}\~{o}es e m\'{u}ltiplos objetivos independentes quando necess\'{a}rio. Palavras-ChaveSistemas espaciais, Comunalidade, Algoritmo Gen\'{e}tico.},
keywords = {algoritmo gen\'{e}tico, Comunalidade, Sistemas espaciais},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Comunalidade permite que dois ou mais itens de um sistema sejam substituídos por um item comum, diminuindo custos de pesquisa e desenvolvimento, manufatura e operação. Isto é especialmente interessante em sistemas espaciais, os quais possuem baixo volume de produção e longo ciclo de projeto. Itens comuns, no entanto, geralmente têm desempenho inferior e excesso de funcionalidade em relação aos itens especializados. Para auxiliar o projetista na decisão sobre quais itens devem ser agrupados, alguns métodos podem ser utilizados. Este trabalho apresenta um algoritmo genético para resolver o problema da análise de comunalidade em sistemas espaciais. São descritos a codificação das soluções e os operadores de cruzamento e mutação adequados ao problema. Aplicado a um exemplo que analisa as especificações dos motores elétricos da Estação Espacial Internacional, e comparado a um algoritmo de agrupamento hierárquico, o algoritmo proposto encontrou os melhores resultados, permitindo ainda utilizar restrições e múltiplos objetivos independentes quando necessário. Palavras-ChaveSistemas espaciais, Comunalidade, Algoritmo Genético. |
2009
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Desenvolvimento de Propulsor para Apogeu de Satélites e Controle de Rolamento de Veículos Lançadores José Gobbo-Ferreira1, José Alberto Mendes Bernardes2, Carlos Dolberth Jaeger3 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(Escola Superior de Guerra - 2009)1 Instituto de Aeronáutica e Espaço2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais3 Proceedings Article II O MOTOR @inproceedings{II2009Sistemasb,
title = {Desenvolvimento de Propulsor para Apogeu de Sat\'{e}lites e Controle de Rolamento de Ve\'{i}culos Lan\c{c}adores Jos\'{e} Gobbo-Ferreira1, Jos\'{e} Alberto Mendes Bernardes2, Carlos Dolberth Jaeger3 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(Escola Superior de Guerra - 2009)1 Instituto de Aeron\'{a}utica e Espa\c{c}o2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais3},
author = {II O MOTOR},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2009/st/IV_1.pdf},
year = {2009},
date = {2009-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2009 (SIGE2009)},
abstract = {No contexto de um projeto inserido no programa PRONEX (Projeto 248/97) do Governo Federal, foi projetado, fabricado e desenvolvido um motor a bipropelentes, utilizando a Dimetilhidrazina Assim\'{e}trica (UDMH) como combust\'{i}vel e o Tetr\'{o}xido de Nitrog\^{e}nio (N2O4, NTO) como oxidante. O motor fornece um empuxo que pode ser ajustado entre 350 e 400 N em uma altitude de cerca de 500 km. Esse engenho tem condi\c{c}\~{o}es de ser utilizado como motor de controle de rolamento do Ve\'{i}culo Lan\c{c}ador de Sat\'{e}lites (VLS) nacional e tamb\'{e}m como motor de apogeu para sat\'{e}lites de m\'{e}dio porte. \'{E} importante salientar que o motor, conclu\'{i}do desde 2004, \'{e} o primeiro propulsor nacional a bipropelentes a fornecer resultados consistentemente adequados e repetitivos, com desempenho apresenta cuja estrutura \'{i}ntegra ap\'{o}s todos os esfor\c{c}os e cargas, completamente mec\^{a}nicas e t\'{e}rmicas, desenvolvidos durante os testes. Palavras-chaves Sistemas espaciais, propuls\~{a}o, motores bipropelentes.},
keywords = {motores bipropelentes, propuls\~{a}o, Sistemas espaciais},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
No contexto de um projeto inserido no programa PRONEX (Projeto 248/97) do Governo Federal, foi projetado, fabricado e desenvolvido um motor a bipropelentes, utilizando a Dimetilhidrazina Assimétrica (UDMH) como combustível e o Tetróxido de Nitrogênio (N2O4, NTO) como oxidante. O motor fornece um empuxo que pode ser ajustado entre 350 e 400 N em uma altitude de cerca de 500 km. Esse engenho tem condições de ser utilizado como motor de controle de rolamento do Veículo Lançador de Satélites (VLS) nacional e também como motor de apogeu para satélites de médio porte. É importante salientar que o motor, concluído desde 2004, é o primeiro propulsor nacional a bipropelentes a fornecer resultados consistentemente adequados e repetitivos, com desempenho apresenta cuja estrutura íntegra após todos os esforços e cargas, completamente mecânicas e térmicas, desenvolvidos durante os testes. Palavras-chaves Sistemas espaciais, propulsão, motores bipropelentes. |
Um Modelo de Instalação para Testes de Motores a Propulsão Química Proceedings Article José Gobbo-Ferreira; Carlos Dolberth Jaeger @inproceedings{Jos\'{e}2009Sistemasb,
title = {Um Modelo de Instala\c{c}\~{a}o para Testes de Motores a Propuls\~{a}o Qu\'{i}mica},
author = {Jos\'{e} Gobbo-Ferreira and Carlos Dolberth Jaeger},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2009/st/XII_2.pdf},
year = {2009},
date = {2009-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2009 (SIGE2009)},
abstract = {Este trabalho se destina a apresentar as instala\c{c}\~{o}es f\'{i}sicas do Banco de Provas em Condi\c{c}\~{o}es Atmosf\'{e}ricas - BTCA, do Laborat\'{o}rio de Combust\~{a}o e Propuls\~{a}o \textendash LCP, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais \textendash INPE, situado em Cachoeira Paulista \textendash SP. Sua finalidade \'{e} mostr\'{a}-lo como um modelo de instala\c{c}\~{a}o para essa atividade, uma vez que, depois de ajustes e aperfei\c{c}oamen- tos a partir de sua configura\c{c}\~{a}o inicial, vem sendo utilizado em testes de v\'{a}rios tipos de propuls\~{a}o qu\'{i}mica, apresentando um desempenho repetitivo, seguro e confi\'{a}vel. Espera-se que este artigo possa encorajar outras institui\c{c}\~{o}es de ensino ou pesquisas no pa\'{i}s, nesse campo, a utilizar as instala\c{c}\~{o}es aqui descritas. Palavras-chaves Sistemas espaciais, Propuls\~{a}o, Testes de motores foguetes.},
keywords = {propuls\~{a}o, Sistemas espaciais, Testes de motores foguetes},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho se destina a apresentar as instalações físicas do Banco de Provas em Condições Atmosféricas - BTCA, do Laboratório de Combustão e Propulsão – LCP, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, situado em Cachoeira Paulista – SP. Sua finalidade é mostrá-lo como um modelo de instalação para essa atividade, uma vez que, depois de ajustes e aperfeiçoamen- tos a partir de sua configuração inicial, vem sendo utilizado em testes de vários tipos de propulsão química, apresentando um desempenho repetitivo, seguro e confiável. Espera-se que este artigo possa encorajar outras instituições de ensino ou pesquisas no país, nesse campo, a utilizar as instalações aqui descritas. Palavras-chaves Sistemas espaciais, Propulsão, Testes de motores foguetes. |