@inproceedings{Leandro2009frequ\^{e}nciab,
title = {Estudo para a redu\c{c}\~{a}o da RCS frontal de aeronaves de ca\c{c}a},
author = {Leandro Vin\'{i}cius Coelho and Luiz Alberto Andrade and Mirabel Cerqueira Rezende},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2009/st/XV_1.pdf},
year = {2009},
date = {2009-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2009 (SIGE2009)},
abstract = {Uma t\'{i}pica aeronave de ca\c{c}a possui uma se\c{c}\~{a}o reta radar quadrado. Comparativamente, uma antena plana do tipo array, comumente empregada em radares aeroembarcados, pode chegar a uma RCS de milhares de metros quadrados. Dessa forma, este artigo apresenta um estudo sobre Superf\'{i}cies Seletivas de Frequ\^{e}ncia (FSS) e sua aplicabilidade na redu\c{c}\~{a}o da se\c{c}\~{a}o reta radar frontal de aeronaves de ca\c{c}a. Por meio do software de an\'{a}lise eletromagn\'{e}tica CST Studio SuiteTM 2009, \'{e} apresentada uma modelagem de FSS para emprego nos radomes das aeronaves de combate. O emprego de superf\'{i}cies seletivas surge como um excelente recurso para a redu\c{c}\~{a}o da RCS frontal, mantendo-se a efici\^{e}ncia do sistema radar embarcado nessas aeronaves.},
keywords = {aeronave de ca\c{c}a, frequ\^{e}ncia, Simula\c{c}\~{a}o},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}