PUBLISHED PAPERS
2019 |
Método de Prescrição de Navegação Baseada em Risco para RPA Proceedings Article Guilherme Conceição Rocha; Vitor Henrique Oliveira Bourguignon Resumo | Links | BibTeX | Tags: Densidade, Risco, RPA @inproceedings{Guilherme2019RPAb, Esse trabalho estudou um método de prescrição de Navegação Baseada em Riscos para Aeronave Remotamente Pilotada. Durante o desenvolvimento do método, identificou-se os parâmetros que influenciam no número de fatalidades no solo por acidente de aeronaves não tripuladas e estabeleceu-se uma metodologia que defina os critérios de densidade populacional máxima para operação daquelas aeronaves. Procedimentos matemáticos que calculam a segurança da operação de aeronaves não tripuladas considerando o atual estágio do estabelecidos. tecnologia desenvolvimento Objetivou-se um estudo que considerasse um desenvolvimento sustentável e seguro para o setor e, assim, uma avaliação de risco baseada em nível de aprovação de autoridade foi proposta. A partir disso, foi possível definir rotas de navegação que atendam a critérios de densidade populacional máxima. Finalmente, avaliou-se criticamente a aplicabilidade prática do método por meio de um estudo de caso real. |
2017 |
O Risco de Falha nas Redes de Suporte Logístico do Comando da Aeronáutica: uma análise a partir da percepção dos Coordenadores Logísticos de Projeto. Proceedings Article Danilo Garcia Figueiredo Pinto Resumo | Links | BibTeX | Tags: Logística Militar, Risco, Terceirização I INTRODUÇÃO @inproceedings{Danilo2017Riscob, Em uma era onde a mudança é a única constante, a incerteza permeia todos os sistemas gerenciais. Particularmente no campo da defesa aeroespacial, a terceirização do suporte logístico a aeronaves militares trouxe um aumento da incerteza vinculada à garantia da provisão dos insumos necessários à manutenção da disponibilidade das frotas da Força Aérea Brasileira. Visando a abordar esse problema de forma pragmática, este artigo propõe uma metodologia capaz de identificar a situação de risco dos projetos do Comando da Aeronáutica a partir da percepção de seus Coordenadores Logísticos. Após levantados os dados iniciais da pesquisa, os aspectos subjetivos foram calibrados por meio de um teste de inteligência de risco reconhecido na literatura, o que aprimorou a qualidade das avaliações iniciais, quando comparadas com os resultados apresentados por um modelo objetivo de gerenciamento de riscos logísticos. Por fim, cumpre destacar que o panorama de risco obtido foi descaracterizado para preservar a ostensividade do trabalho. |