PUBLISHED PAPERS
2024 |
Arma Laser para Destruição de RPAs: Análise Experimental da Interação das Fibras de Carbono, de Aramida e de Vidro com Irradiação Laser de 1,07 µm Proceedings Article Diego Alves Nunes; Vilson Rosa Almeida Resumo | Links | BibTeX | Tags: Fibra de Aramida, Fibra de Carbono, Fibra de Vidro, laser, Laser de Fibra Óptica, Materiais Compostos, RPA @inproceedings{243455_1, São apresentados resultados experimentais da interação de um laser de fibra óptica de alta potência (1,07 μm) e materiais compósitos usados em Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs). A resina epóxi 5052 mostrou-se vulnerável, degradando-se a 110°C, com a menor fluência de 500 J/cm² já causando combustão. A fibra de carbono foi a mais resistente, não sendo perfurada por 1 kW/cm² em 60 s, enquanto 2 kW/cm² e 4 kW/cm² perfuraram em 25 s e 2,5 s, respectivamente. Para perfurar aramida, foram necessários 10 s a 1 e 2 kW/cm² e 5 s a 4 kW/cm². A fibra de vidro se mostrou a mais frágil, perfurada em 5 s a 1 e 2 kW/cm², e 1 s a 4 kW/cm². Em todos os casos, houve formação de chamas e incandescência, destacando a eficiência e os desafios dos armamentos laser contra diferentes materiais. |
2019 |
Método de Prescrição de Navegação Baseada em Risco para RPA Proceedings Article Guilherme Conceição Rocha; Vitor Henrique Oliveira Bourguignon Resumo | Links | BibTeX | Tags: Densidade, Risco, RPA @inproceedings{Guilherme2019RPAb, Esse trabalho estudou um método de prescrição de Navegação Baseada em Riscos para Aeronave Remotamente Pilotada. Durante o desenvolvimento do método, identificou-se os parâmetros que influenciam no número de fatalidades no solo por acidente de aeronaves não tripuladas e estabeleceu-se uma metodologia que defina os critérios de densidade populacional máxima para operação daquelas aeronaves. Procedimentos matemáticos que calculam a segurança da operação de aeronaves não tripuladas considerando o atual estágio do estabelecidos. tecnologia desenvolvimento Objetivou-se um estudo que considerasse um desenvolvimento sustentável e seguro para o setor e, assim, uma avaliação de risco baseada em nível de aprovação de autoridade foi proposta. A partir disso, foi possível definir rotas de navegação que atendam a critérios de densidade populacional máxima. Finalmente, avaliou-se criticamente a aplicabilidade prática do método por meio de um estudo de caso real. |