2023
|
Desenvolvimento de Programa de Controle e Aquisição de Dados para Banco de Teste Hidráulico utilizando linguagem gráfica e plataforma PXI Miscellaneous David R. G. Ribeiro; Ângelo Dybal; Renato Nunes; Miguel Andrade @misc{235515_1,
title = {Desenvolvimento de Programa de Controle e Aquisi\c{c}\~{a}o de Dados para Banco de Teste Hidr\'{a}ulico utilizando linguagem gr\'{a}fica e plataforma PXI},
author = {David R. G. Ribeiro and \^{A}ngelo Dybal and Renato Nunes and Miguel Andrade},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2023/st/235515_1.pdf},
issn = {1983 7402},
year = {2023},
date = {2023-09-26},
abstract = {O Banco de Teste Hidr\'{a}ulico (BTH) do Instituto de Aeron\'{a}utica e Espa\c{c}o (IAE) tem como objetivo principal a capacita\c{c}\~{a}o t\'{e}cnica no desenvolvimento de tecnologias propulsivas alternativas \`{a} propuls\~{a}o s\'{o}lida. O BTH \'{e} equipado com um reservat\'{o}rio de \'{a}gua de 10.000 litros e com duas bombas centrifugas de 175 HP-cv e 250 HP-cv que atendem at\'{e} 5 linhas de teste. O procedimento de ensaio \'{e} do tipo malha aberta ou fechada a depender das caracter\'{i}sticas do Corpo de Prova (CDP). O IAE conta com esta infraestrutura de ensaios localizada no Laborat\'{o}rio de Ensaios em Propuls\~{a}o (LEPR), instrumentada com transdutores de press\~{a}o, medidores de vaz\~{a}o e sensores de temperatura para medir os fen\^{o}menos de vaz\~{a}o (velocidade e volume do fluido), diferen\c{c}a de press\~{o}es (ΔP) e as varia\c{c}\~{o}es de temperatura dos processos. Neste contexto, o sistema de controle e aquisi\c{c}\~{a}o de dados foi desenvolvido utilizando a linguagem gr\'{a}fica LabVIEW e plataforma PXI em substitui\c{c}\~{a}o a sua vers\~{a}o anterior. A instrumenta\c{c}\~{a}o de ensaio baseia-se no sistema de aquisi\c{c}\~{a}o de dados de tempo real da National Instruments (NI) composto pelo chassi PXI-1031, equipado com a controladora PXI-8184 e dois cart\~{o}es PXI-6289. Al\'{e}m do PXI, foi introduzido na arquitetura um cRIO 9030 com cart\~{o}es 9213 de 16 canais cada para aquisi\c{c}\~{a}o de temperatura. Para operacionalizar o sistema foi adotado como requisito de desenvolvimento a arquitetura distribu\'{i}da SCADA e o padr\~{a}o de projeto QMH nativo do LabVIEW. Essa abordagem sist\^{e}mica resultou na consecu\c{c}\~{a}o dos objetivos fixados pelos requisitos t\'{e}cnicos e operacionais que visam efetividade e seguran\c{c}a nos procedimentos de ensaio},
howpublished = {Posters with no written paper attached},
keywords = {P\^{o}steres-2023},
pubstate = {published},
tppubtype = {misc}
}
O Banco de Teste Hidráulico (BTH) do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) tem como objetivo principal a capacitação técnica no desenvolvimento de tecnologias propulsivas alternativas à propulsão sólida. O BTH é equipado com um reservatório de água de 10.000 litros e com duas bombas centrifugas de 175 HP-cv e 250 HP-cv que atendem até 5 linhas de teste. O procedimento de ensaio é do tipo malha aberta ou fechada a depender das características do Corpo de Prova (CDP). O IAE conta com esta infraestrutura de ensaios localizada no Laboratório de Ensaios em Propulsão (LEPR), instrumentada com transdutores de pressão, medidores de vazão e sensores de temperatura para medir os fenômenos de vazão (velocidade e volume do fluido), diferença de pressões (ΔP) e as variações de temperatura dos processos. Neste contexto, o sistema de controle e aquisição de dados foi desenvolvido utilizando a linguagem gráfica LabVIEW e plataforma PXI em substituição a sua versão anterior. A instrumentação de ensaio baseia-se no sistema de aquisição de dados de tempo real da National Instruments (NI) composto pelo chassi PXI-1031, equipado com a controladora PXI-8184 e dois cartões PXI-6289. Além do PXI, foi introduzido na arquitetura um cRIO 9030 com cartões 9213 de 16 canais cada para aquisição de temperatura. Para operacionalizar o sistema foi adotado como requisito de desenvolvimento a arquitetura distribuída SCADA e o padrão de projeto QMH nativo do LabVIEW. Essa abordagem sistêmica resultou na consecução dos objetivos fixados pelos requisitos técnicos e operacionais que visam efetividade e segurança nos procedimentos de ensaio |
Sensoriamento Quântico com Aplicações em Defesa Miscellaneous Samuel Fernando F. Silva; Warley Marcos S. Alves; Alexandre Ferreira Ramos @misc{236005_1,
title = {Sensoriamento Qu\^{a}ntico com Aplica\c{c}\~{o}es em Defesa},
author = {Samuel Fernando F. Silva and Warley Marcos S. Alves and Alexandre Ferreira Ramos},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2023/st/236005_1.pdf},
issn = {1983 7402},
year = {2023},
date = {2023-09-26},
urldate = {2023-09-26},
abstract = {Embora a teoria qu\^{a}ntica tenha mais de um s\'{e}culo, o desenvolvimento de aplica\c{c}\~{o}es das tecnologias baseadas em fen\^{o}menos eminentemente qu\^{a}nticos, como o emaranhamento, ainda \'{e} incipiente. O prospecto \'{e} promissor e vislumbram-se a cria\c{c}\~{a}o de instrumentos capazes de afetar todas as cadeias produtivas civis e de defesa. O sensoriamento e a metrologia qu\^{a}nticas s\~{a}o relevantes pontos de partida, com alto potencial de uso dual em, e.g., caracteriza\c{c}\~{a}o de subsolos de uma regi\~{a}o, imageamento para biomedicina e desenvolvimento de aceler\^{o}metros para navega\c{c}\~{a}o inercial. De fato, a recente detec\c{c}\~{a}o de ondas gravitacionais pelo grupo LIGO empregando um interfer\^{o}metro baseado em emaranhamento demonstra a viabilidade dessa tecnologia. Neste trabalho, apresentamos uma revis\~{a}o de poss\'{i}veis aplica\c{c}\~{o}es duais de sensoriamento qu\^{a}ntico, bem como uma simula\c{c}\~{a}o de interferometria com um sensor qu\^{a}ntico baseado em circuitos com qubits emaranhados utilizando o Qiskit e a plataforma do IBM Quantum Experience.},
howpublished = {Posters with no written paper attached},
keywords = {P\^{o}steres-2023},
pubstate = {published},
tppubtype = {misc}
}
Embora a teoria quântica tenha mais de um século, o desenvolvimento de aplicações das tecnologias baseadas em fenômenos eminentemente quânticos, como o emaranhamento, ainda é incipiente. O prospecto é promissor e vislumbram-se a criação de instrumentos capazes de afetar todas as cadeias produtivas civis e de defesa. O sensoriamento e a metrologia quânticas são relevantes pontos de partida, com alto potencial de uso dual em, e.g., caracterização de subsolos de uma região, imageamento para biomedicina e desenvolvimento de acelerômetros para navegação inercial. De fato, a recente detecção de ondas gravitacionais pelo grupo LIGO empregando um interferômetro baseado em emaranhamento demonstra a viabilidade dessa tecnologia. Neste trabalho, apresentamos uma revisão de possíveis aplicações duais de sensoriamento quântico, bem como uma simulação de interferometria com um sensor quântico baseado em circuitos com qubits emaranhados utilizando o Qiskit e a plataforma do IBM Quantum Experience. |
Library Proposal to Data Encoding in Quantum Machine Learning Miscellaneous Luccas Lanfranchi Marim; Fernando Augusto Caletti de Barros @misc{236004_1,
title = {Library Proposal to Data Encoding in Quantum Machine Learning},
author = {Luccas Lanfranchi Marim and Fernando Augusto Caletti de Barros},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2023/st/236004_1.pdf},
issn = {1983 7402},
year = {2023},
date = {2023-09-26},
urldate = {2023-09-26},
abstract = {One of the primary stages in machine learning algorithms involves translating input data from the system into numerical information that can be manipulated by the model. In Quantum Machine Learning (QML) context, once the information has been transformed into numerical data a further transformation is required to convert them into quantum data, which can be interpreted by the model or the quantum algorithm. These methods are commonly referred in literature as data encoding or data embedding. One challenge is implementing these methods using currently provided Software Development Kits (SDKs) such as Qiskit (IBM), Pennylane (Xanadu) and Paddle Quantum (Baidu), which in some cases provides ready-made functions to perform data encoding. One way to do this is presented in this poster through the three most common methods: basis encoding, amplitude encoding and angle encoding. Therefore, a brief conceptual overview of the subject is presented and a python library is created and explained implementing a solution to the data encoding problem },
howpublished = {Posters with no written paper attached},
keywords = {P\^{o}steres-2023},
pubstate = {published},
tppubtype = {misc}
}
One of the primary stages in machine learning algorithms involves translating input data from the system into numerical information that can be manipulated by the model. In Quantum Machine Learning (QML) context, once the information has been transformed into numerical data a further transformation is required to convert them into quantum data, which can be interpreted by the model or the quantum algorithm. These methods are commonly referred in literature as data encoding or data embedding. One challenge is implementing these methods using currently provided Software Development Kits (SDKs) such as Qiskit (IBM), Pennylane (Xanadu) and Paddle Quantum (Baidu), which in some cases provides ready-made functions to perform data encoding. One way to do this is presented in this poster through the three most common methods: basis encoding, amplitude encoding and angle encoding. Therefore, a brief conceptual overview of the subject is presented and a python library is created and explained implementing a solution to the data encoding problem |
Uma Aplicação do VFT como PSM ao Projeto PEmSE Miscellaneous Hiawata Pola; Mischel Carmen Neyra Belderrain; Maria José Pinto @misc{235501_1,
title = {Uma Aplica\c{c}\~{a}o do VFT como PSM ao Projeto PEmSE},
author = {Hiawata Pola and Mischel Carmen Neyra Belderrain and Maria Jos\'{e} Pinto},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2023/st/235501_1.pdf},
issn = {1983 7402},
year = {2023},
date = {2023-09-26},
urldate = {2023-09-26},
abstract = {O projeto PEmSE (Planejamento para Emprego de Sistemas Espaciais) tem por objetivo conceber um ambiente, em n\'{i}vel de prot\'{o}tipo, que ofere\c{c}a alternativas para o planejamento para aquisi\c{c}\~{a}o e download de imagens obtidas por sat\'{e}lites. O projeto busca auxiliar o processo de tomada de decis\~{a}o no contexto espacial ao otimizar o emprego dos sistemas espaciais dispon\'{i}veis. Para isso, uma s\'{e}rie de a\c{c}\~{o}es devem ser identificadas para viabilizar o desenvolvimento do projeto como idealizado. O objetivo deste trabalho foi estruturar estas a\c{c}\~{o}es, baseadas nos anseios dos stakeholders. Foi aplicado o Value-Focused Thinking (VFT) como PSM (do ingl\^{e}s, Problem Structuring Methods), por possuir a capacidade de extrair dos stakeholders seus valores e desejos, transformando-os em a\c{c}\~{o}es e objetivos concretos para aplica\c{c}\~{a}o no contexto decis\'{o}rio. O resultado foi a identifica\c{c}\~{a}o de a\c{c}\~{o}es que refletem a perspectiva dos envolvidos no projeto, as quais s\~{a}o potenciais alternativas a serem implementadas pelos decisores },
howpublished = {Posters with no written paper attached},
keywords = {P\^{o}steres-2023},
pubstate = {published},
tppubtype = {misc}
}
O projeto PEmSE (Planejamento para Emprego de Sistemas Espaciais) tem por objetivo conceber um ambiente, em nível de protótipo, que ofereça alternativas para o planejamento para aquisição e download de imagens obtidas por satélites. O projeto busca auxiliar o processo de tomada de decisão no contexto espacial ao otimizar o emprego dos sistemas espaciais disponíveis. Para isso, uma série de ações devem ser identificadas para viabilizar o desenvolvimento do projeto como idealizado. O objetivo deste trabalho foi estruturar estas ações, baseadas nos anseios dos stakeholders. Foi aplicado o Value-Focused Thinking (VFT) como PSM (do inglês, Problem Structuring Methods), por possuir a capacidade de extrair dos stakeholders seus valores e desejos, transformando-os em ações e objetivos concretos para aplicação no contexto decisório. O resultado foi a identificação de ações que refletem a perspectiva dos envolvidos no projeto, as quais são potenciais alternativas a serem implementadas pelos decisores |
Colaboração Acadêmica e Militar: Avanços nas Tecnologias Quânticas com Ênfase em Emissores Quânticos Miscellaneous Augusto R. Rodrigues; ulio C. V. Chagas; Luiz F. A. Ferrão; Gabriel F. S. Fernandes; Francisco B. C. Machado; Rene F. K. Spada; André J. C. Chaves @misc{235126_1,
title = {Colabora\c{c}\~{a}o Acad\^{e}mica e Militar: Avan\c{c}os nas Tecnologias Qu\^{a}nticas com \^{E}nfase em Emissores Qu\^{a}nticos},
author = {Augusto R. Rodrigues and ulio C. V. Chagas and Luiz F. A. Ferr\~{a}o and Gabriel F. S. Fernandes and Francisco B. C. Machado and Rene F. K. Spada and Andr\'{e} J. C. Chaves},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2023/st/235126_1.pdf},
issn = {1983 7402},
year = {2023},
date = {2023-09-26},
abstract = {O trabalho apresenta pesquisas recentes no \^{a}mbito do Instituto Tecnol\'{o}gico de Aeron\'{a}utica (ITA) que podem se relacionar com as tecnologias qu\^{a}nticas. O foco foi em emissores qu\^{a}nticos que emitem um \'{u}nico f\'{o}ton por ciclo. Foram explorados materiais bidimensionais derivados do grafeno, como os hidrocarbonetos arom\'{a}ticos polic\'{i}clicos (PAHs), propostos como emissores ideais. O estudo destacou as propriedades e aplica\c{c}\~{o}es do grafeno e dos PAHs, evidenciando seu potencial para o desenvolvimento de novos materiais e dispositivos. O phenalenyl, um tipo de PAH com propriedades promissoras para armazenamento de energia e eletr\^{o}nica org\^{a}nica, tamb\'{e}m foi abordado. O estudo ressaltou a import\^{a}ncia da colabora\c{c}\~{a}o entre academia, ind\'{u}stria e governo na forma\c{c}\~{a}o de especialistas e investimentos em infraestrutura adequada para impulsionar o desenvolvimento das tecnologias qu\^{a}nticas},
howpublished = {Posters with no written paper attached},
keywords = {P\^{o}steres-2023},
pubstate = {published},
tppubtype = {misc}
}
O trabalho apresenta pesquisas recentes no âmbito do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) que podem se relacionar com as tecnologias quânticas. O foco foi em emissores quânticos que emitem um único fóton por ciclo. Foram explorados materiais bidimensionais derivados do grafeno, como os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs), propostos como emissores ideais. O estudo destacou as propriedades e aplicações do grafeno e dos PAHs, evidenciando seu potencial para o desenvolvimento de novos materiais e dispositivos. O phenalenyl, um tipo de PAH com propriedades promissoras para armazenamento de energia e eletrônica orgânica, também foi abordado. O estudo ressaltou a importância da colaboração entre academia, indústria e governo na formação de especialistas e investimentos em infraestrutura adequada para impulsionar o desenvolvimento das tecnologias quânticas |
Guerra Cibernética Russo-Ucraniana: os ataques russos às Infraestruturas Críticas ucranianas e lições para o Exército Brasileiro Miscellaneous Rachel Camilly Soares de Souza; Murilo Gustavo de Paula; Thays Felipe David de Oliveira @misc{234459_1,
title = {Guerra Cibern\'{e}tica Russo-Ucraniana: os ataques russos \`{a}s Infraestruturas Cr\'{i}ticas ucranianas e li\c{c}\~{o}es para o Ex\'{e}rcito Brasileiro},
author = {Rachel Camilly Soares de Souza and Murilo Gustavo de Paula and Thays Felipe David de Oliveira},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2023/st/234459_1.pdf},
issn = {1983 7402},
year = {2023},
date = {2023-09-26},
abstract = {Quais li\c{c}\~{o}es sobre Defesa Cibern\'{e}tica no que tange aos ataques \`{a}s Infraestruturas Cr\'{i}ticas podem ser retiradas do conflito entre R\'{u}ssia e Ucr\^{a}nia para o Ex\'{e}rcito Brasileiro? Com a evolu\c{c}\~{a}o do uso do ciberespa\c{c}o, houve um aumento significativo de ataques que visam afetar as Infraestruturas Cr\'{i}ticas de um Estado. O objetivo deste trabalho \'{e} analisar quais li\c{c}\~{o}es que o Ex\'{e}rcito Brasileiro pode obter a partir dos ataques russos \`{a}s Infraestruturas Cr\'{i}ticas ucraniana. Desse modo, atrav\'{e}s da metodologia explorat\'{o}ria, o texto concentra-se em entender quais foram os antecedentes do conflito, quais a\c{c}\~{o}es est\~{a}o sendo utilizadas pela R\'{u}ssia para afetar a Ucr\^{a}nia e como as a\c{c}\~{o}es dentro do teatro de opera\c{c}\~{o}es podem ser relacionadas com a Estrat\'{e}gia Nacional de Seguran\c{c}a Cibern\'{e}tica do Brasil. Portanto, o texto aponta as mudan\c{c}as na estrat\'{e}gia russa ligadas ao uso e \`{a} adapta\c{c}\~{a}o dos ataques cibern\'{e}ticos \`{a}s infraestruturas cr\'{i}ticas, abordando, poss\'{i}veis li\c{c}\~{o}es que o Ex\'{e}rcito Brasileiro pode absorver.},
howpublished = {Posters with no written paper attached},
keywords = {P\^{o}steres-2023},
pubstate = {published},
tppubtype = {misc}
}
Quais lições sobre Defesa Cibernética no que tange aos ataques às Infraestruturas Críticas podem ser retiradas do conflito entre Rússia e Ucrânia para o Exército Brasileiro? Com a evolução do uso do ciberespaço, houve um aumento significativo de ataques que visam afetar as Infraestruturas Críticas de um Estado. O objetivo deste trabalho é analisar quais lições que o Exército Brasileiro pode obter a partir dos ataques russos às Infraestruturas Críticas ucraniana. Desse modo, através da metodologia exploratória, o texto concentra-se em entender quais foram os antecedentes do conflito, quais ações estão sendo utilizadas pela Rússia para afetar a Ucrânia e como as ações dentro do teatro de operações podem ser relacionadas com a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética do Brasil. Portanto, o texto aponta as mudanças na estratégia russa ligadas ao uso e à adaptação dos ataques cibernéticos às infraestruturas críticas, abordando, possíveis lições que o Exército Brasileiro pode absorver. |
Modelo de Estimativa de Força para Interdição de Pistas por Sistemas de Armas Ar-Superfície Miscellaneous Jean Marcel Knapp dos Santos; Matheus Becker Motta @misc{232630_1,
title = {Modelo de Estimativa de For\c{c}a para Interdi\c{c}\~{a}o de Pistas por Sistemas de Armas Ar-Superf\'{i}cie},
author = {Jean Marcel Knapp dos Santos and Matheus Becker Motta},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2023/st/232630_1.pdf},
issn = {1983 7402},
year = {2023},
date = {2023-09-26},
urldate = {2023-09-26},
abstract = {Aer\'{o}dromos podem ser interditados por meio de crateras na pista, de forma que o comprimento m\'{a}ximo e a largura m\'{a}xima desimpedidos n\~{a}o permitam a decolagem de aeronaves. Este trabalho estabelece uma metodologia para estimativa de for\c{c}a para interdi\c{c}\~{a}o de pistas por sistemas de armas ar-superf\'{i}cie, por meio do c\'{a}lculo do raio das crateras formadas, das dimens\~{o}es do alvo, do comprimento e da largura efetiva para c\'{a}lculo da probabilidade de impacto de tiro \'{u}nico, do espa\c{c}amento entre impactos, e da quantidade de DMPIs, de surtidas e de armamentos lan\c{c}ados por surtida. Pela metodologia proposta, foram obtidas dimens\~{o}es do alvo semelhantes \`{a}quelas dispon\'{i}veis em publica\c{c}\~{o}es aeron\'{a}uticas, bem como foi poss\'{i}vel obter a quantidade ideal de DMPIs, surtidas e armamentos necess\'{a}rios para interditar um aer\'{o}dromo, com a m\'{i}nima necessidade de intera\c{c}\~{a}o do usu\'{a}rio ao longo do processo.},
howpublished = {Posters with no written paper attached},
keywords = {P\^{o}steres-2023},
pubstate = {published},
tppubtype = {misc}
}
Aeródromos podem ser interditados por meio de crateras na pista, de forma que o comprimento máximo e a largura máxima desimpedidos não permitam a decolagem de aeronaves. Este trabalho estabelece uma metodologia para estimativa de força para interdição de pistas por sistemas de armas ar-superfície, por meio do cálculo do raio das crateras formadas, das dimensões do alvo, do comprimento e da largura efetiva para cálculo da probabilidade de impacto de tiro único, do espaçamento entre impactos, e da quantidade de DMPIs, de surtidas e de armamentos lançados por surtida. Pela metodologia proposta, foram obtidas dimensões do alvo semelhantes àquelas disponíveis em publicações aeronáuticas, bem como foi possível obter a quantidade ideal de DMPIs, surtidas e armamentos necessários para interditar um aeródromo, com a mínima necessidade de interação do usuário ao longo do processo. |
Confecção de algoritmo de detecção autônoma de embarcações em imagens orbitais de radar de abertura sintética (SAR) Miscellaneous Luis G. R. Vito; Angelo Passaro @misc{232604_1,
title = {Confec\c{c}\~{a}o de algoritmo de detec\c{c}\~{a}o aut\^{o}noma de embarca\c{c}\~{o}es em imagens orbitais de radar de abertura sint\'{e}tica (SAR)},
author = {Luis G. R. Vito and Angelo Passaro},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2023/st/232604_1.pdf},
issn = {1983 7402},
year = {2023},
date = {2023-09-26},
abstract = {Neste estudo, foi desenvolvido e apresentado um algoritmo inovador destinado \`{a} detec\c{c}\~{a}o aut\^{o}noma de embarca\c{c}\~{o}es utilizando imagens SAR (Radar de Abertura Sint\'{e}tica). Para atingir essa finalidade, foram implementadas modifica\c{c}\~{o}es na consagrada rede neural U-Net, al\'{e}m da integra\c{c}\~{a}o de um c\'{o}digo de \'{i}ndice de probabilidade, otimizando a segmenta\c{c}\~{a}o e elevando a precis\~{a}o da detec\c{c}\~{a}o subsequente. Ao submeter o algoritmo a testes em um conjunto selecionado de imagens SAR processadas, observou-se um desempenho not\'{a}vel, com \'{i}ndices de 78% de precis\~{a}o, 99% de acur\'{a}cia, 73% de F1-score, 68% de IoU, e uma impressionante probabilidade de detec\c{c}\~{a}o de embarca\c{c}\~{o}es excedendo 95%, superando algumas refer\^{e}ncias [1], [11]. Os resultados confirmam a efic\'{a}cia do algoritmo, e tamb\'{e}m sua versatilidade em identificar embarca\c{c}\~{o}es de variadas dimens\~{o}es, seja em \'{a}guas calmas ou em cen\'{a}rios mar\'{i}timos mais desafiadores. Os avan\c{c}os tang\'{i}veis demonstrados neste estudo abrem caminho para expectativas otimistas quanto ao futuro da detec\c{c}\~{a}o mar\'{i}tima baseada em SAR. Al\'{e}m disso, os resultados apontam para a possibilidade real de se ter um sistema de monitoramento mar\'{i}timo mais eficiente, de resposta \'{a}gil, e que, simultaneamente, requer menos recursos computacionais, tornando-o uma ferramenta valiosa para aplica\c{c}\~{o}es pr\'{a}ticas em gest\~{a}o e seguran\c{c}a mar\'{i}tima.},
howpublished = {Posters with no written paper attached},
keywords = {P\^{o}steres-2023},
pubstate = {published},
tppubtype = {misc}
}
Neste estudo, foi desenvolvido e apresentado um algoritmo inovador destinado à detecção autônoma de embarcações utilizando imagens SAR (Radar de Abertura Sintética). Para atingir essa finalidade, foram implementadas modificações na consagrada rede neural U-Net, além da integração de um código de índice de probabilidade, otimizando a segmentação e elevando a precisão da detecção subsequente. Ao submeter o algoritmo a testes em um conjunto selecionado de imagens SAR processadas, observou-se um desempenho notável, com índices de 78% de precisão, 99% de acurácia, 73% de F1-score, 68% de IoU, e uma impressionante probabilidade de detecção de embarcações excedendo 95%, superando algumas referências [1], [11]. Os resultados confirmam a eficácia do algoritmo, e também sua versatilidade em identificar embarcações de variadas dimensões, seja em águas calmas ou em cenários marítimos mais desafiadores. Os avanços tangíveis demonstrados neste estudo abrem caminho para expectativas otimistas quanto ao futuro da detecção marítima baseada em SAR. Além disso, os resultados apontam para a possibilidade real de se ter um sistema de monitoramento marítimo mais eficiente, de resposta ágil, e que, simultaneamente, requer menos recursos computacionais, tornando-o uma ferramenta valiosa para aplicações práticas em gestão e segurança marítima. |
Caracterização em Voo de Sistemas de Detecção Passiva Miscellaneous Leandro Geraldo da Costa; Felix Antreich @misc{235541_1,
title = {Caracteriza\c{c}\~{a}o em Voo de Sistemas de Detec\c{c}\~{a}o Passiva},
author = {Leandro Geraldo da Costa and Felix Antreich},
url = {https://www.sige.ita.br/caracterizacao-em-voo-de-sistemas-de-deteccao-passiva/},
issn = {1983 7402},
year = {2023},
date = {2023-09-26},
urldate = {2023-09-26},
abstract = {istemas de detec\c{c}\~{a}o passiva que empregam a t\'{e}cnica de compara\c{c}\~{a}o de amplitude de sinal apresentam baixa acur\'{a}cia nas medi\c{c}\~{o}es de Direction-of-Arrival (DOA), se comparados com aqueles que empregam as t\'{e}cnicas de an\'{a}lise de tempo de chega e de diferen\c{c}a de fase. Essa defici\^{e}ncia pode ser agravada quando tais sistemas n\~{a}o s\~{a}o caracterizados ap\'{o}s a instala\c{c}\~{a}o, permanecendo sujeitos ao desbalanceamento permanente entre os canais. A proposta \'{e} compensar os erros de medi\c{c}\~{o}es desses sistemas com base em dados coletados em voos de teste. Os resultados obtidos por meio da compensa\c{c}\~{a}o das medi\c{c}\~{o}es de DOA ao erro m\'{e}dio e da sele\c{c}\~{a}o de Line-Of-Bearings (LOBs) que proporcionam maior concentra\c{c}\~{a}o da amostra, conforme fundamenta\c{c}\~{a}o te\'{o}rica apresentada por Costa (2018), revelam melhora significativa na constru\c{c}\~{a}o das elipses de probabilidade.},
howpublished = {Posters with no written paper attached},
keywords = {P\^{o}steres-2023},
pubstate = {published},
tppubtype = {misc}
}
istemas de detecção passiva que empregam a técnica de comparação de amplitude de sinal apresentam baixa acurácia nas medições de Direction-of-Arrival (DOA), se comparados com aqueles que empregam as técnicas de análise de tempo de chega e de diferença de fase. Essa deficiência pode ser agravada quando tais sistemas não são caracterizados após a instalação, permanecendo sujeitos ao desbalanceamento permanente entre os canais. A proposta é compensar os erros de medições desses sistemas com base em dados coletados em voos de teste. Os resultados obtidos por meio da compensação das medições de DOA ao erro médio e da seleção de Line-Of-Bearings (LOBs) que proporcionam maior concentração da amostra, conforme fundamentação teórica apresentada por Costa (2018), revelam melhora significativa na construção das elipses de probabilidade. |
Análise em Larga Escala de Vulnerabilidades em Roteadores Wi-Fi: Ampliando a Consciência Situacional Cibernética Miscellaneous Françoa Taffarel; Osmany Freitas; Felipe Silveira de Almeida; Lourenco Alves Pereira Jr @misc{234720_1,
title = {An\'{a}lise em Larga Escala de Vulnerabilidades em Roteadores Wi-Fi: Ampliando a Consci\^{e}ncia Situacional Cibern\'{e}tica},
author = {Fran\c{c}oa Taffarel and Osmany Freitas and Felipe Silveira de Almeida and Lourenco Alves Pereira Jr},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2023/st/234720_1.pdf},
issn = {1983 7402},
year = {2023},
date = {2023-09-26},
urldate = {2023-09-26},
abstract = {Os roteadores sem-fio progrediram para garantir a conectividade entre os dispositivos IoT \`{a} Internet. Essa evolu\c{c}\~{a}o tamb\'{e}m aumentou a import\^{a}ncia de an\'{a}lises de seguran\c{c}a, devido aos crescentes ataques cibern\'{e}ticos direcionados ou em massa por agentes maliciosos. No entanto, uma restri\c{c}\~{a}o na realiza\c{c}\~{a}o dessas an\'{a}lises em larga escala \'{e} a necessidade de acesso ao dispositivo f\'{i}sico. Neste artigo, apresentamos uma metodologia semiautomatizada que combina a emula\c{c}\~{a}o de imagens de firmware de roteadores com o web-fuzzing da interface web utilizando o Nuclei. Os resultados iniciais foram a identifica\c{c}\~{a}o de 6.293 poss\'{i}veis falhas, a cria\c{c}\~{a}o de 27 templates do Nuclei e a valida\c{c}\~{a}o do CVE-2022-46552.},
howpublished = {Posters with no written paper attached},
keywords = {P\^{o}steres-2023},
pubstate = {published},
tppubtype = {misc}
}
Os roteadores sem-fio progrediram para garantir a conectividade entre os dispositivos IoT à Internet. Essa evolução também aumentou a importância de análises de segurança, devido aos crescentes ataques cibernéticos direcionados ou em massa por agentes maliciosos. No entanto, uma restrição na realização dessas análises em larga escala é a necessidade de acesso ao dispositivo físico. Neste artigo, apresentamos uma metodologia semiautomatizada que combina a emulação de imagens de firmware de roteadores com o web-fuzzing da interface web utilizando o Nuclei. Os resultados iniciais foram a identificação de 6.293 possíveis falhas, a criação de 27 templates do Nuclei e a validação do CVE-2022-46552. |
Caracterização e análise de desempenho da permisividade dielétrica efetiva de placas de circuito impresso utilizadas em Amplificadores de Potência de Estado Sólido (SSPA,s) Miscellaneous Pedro Henrique Santos; Rodolfo Antônio da Silva Araújo; Eleandro Marques @misc{235510_1,
title = {Caracteriza\c{c}\~{a}o e an\'{a}lise de desempenho da permisividade diel\'{e}trica efetiva de placas de circuito impresso utilizadas em Amplificadores de Pot\^{e}ncia de Estado S\'{o}lido (SSPA,s)},
author = {Pedro Henrique Santos and Rodolfo Ant\^{o}nio da Silva Ara\'{u}jo and Eleandro Marques},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2023/st/235510_1.pdf},
issn = {1983 7402},
year = {2023},
date = {2023-09-26},
urldate = {2023-09-26},
abstract = {A constante diel\'{e}trica de substratos presentes nas placas de circuito impresso utilizadas em sistemas eletr\^{o}nicos de RF que operam na regi\~{a}o micro-ondas, como filtros, antenas e Amplificadores de Pot\^{e}ncia de Estado S\'{o}lido (SSPA,s), s\~{a}o de extrema import\^{a}ncia para a an\'{a}lise, otimiza\c{c}\~{a}o e devida implementa\c{c}\~{a}o f\'{i}sica destes sistemas. Para isso, este trabalho demonstra a caracteriza\c{c}\~{a}o el\'{e}trica da permissividade diel\'{e}trica efetiva de uma placa utilizada em SSPA,s utilizados em sat\'{e}lites. S\~{a}o demonstrados os resultados obtidos na caracteriza\c{c}\~{a}o para, posteriormente, a realiza\c{c}\~{a}o de uma compara\c{c}\~{a}o com trabalhos anteriores de outros autores, o que confere a efici\^{e}ncia da t\'{e}cnica adotada. Os dados obtidos ser\~{a}o utilizados em futuros projetos de RF, para a devida otimiza\c{c}\~{a}o e melhoria dos mesmos, bem como na gera\c{c}\~{a}o de condi\c{c}\~{o}es de contorno necess\'{a}rias para melhor performance do sistema a ser desenvolvido para testes},
howpublished = {Posters with no written paper attached},
keywords = {P\^{o}steres-2023},
pubstate = {published},
tppubtype = {misc}
}
A constante dielétrica de substratos presentes nas placas de circuito impresso utilizadas em sistemas eletrônicos de RF que operam na região micro-ondas, como filtros, antenas e Amplificadores de Potência de Estado Sólido (SSPA,s), são de extrema importância para a análise, otimização e devida implementação física destes sistemas. Para isso, este trabalho demonstra a caracterização elétrica da permissividade dielétrica efetiva de uma placa utilizada em SSPA,s utilizados em satélites. São demonstrados os resultados obtidos na caracterização para, posteriormente, a realização de uma comparação com trabalhos anteriores de outros autores, o que confere a eficiência da técnica adotada. Os dados obtidos serão utilizados em futuros projetos de RF, para a devida otimização e melhoria dos mesmos, bem como na geração de condições de contorno necessárias para melhor performance do sistema a ser desenvolvido para testes |
Aplicação de rádios IP de alta capacidade no comando e controle de uma operação militar Miscellaneous Marcelo Silva de Souza; Lincoln Lisboa de Barros Martins; Iury Justo de Barros @misc{235489_1,
title = {Aplica\c{c}\~{a}o de r\'{a}dios IP de alta capacidade no comando e controle de uma opera\c{c}\~{a}o militar},
author = {Marcelo Silva de Souza and Lincoln Lisboa de Barros Martins and Iury Justo de Barros},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2023/st/235489_1.pdf},
issn = {1983 7402},
year = {2023},
date = {2023-09-26},
abstract = {Os r\'{a}dios de alta capacidade, que possuem protocolo de internet, apresentam uma alternativa eficiente para as comunica\c{c}\~{o}es de dados t\'{a}ticos, fator que contribui com o incremento da consci\^{e}ncia situacional durante uma opera\c{c}\~{a}o militar. Neste trabalho, foi realizada uma prova de conceito utilizando o r\'{a}dio RF-7800M-MP para transmiss\~{a}o de dados, \'{a}udio e v\'{i}deo, de forma integrada com o sistema de comando e controle, para o monitoramento de meios operativos durante um exerc\'{i}cio de assalto anf\'{i}bio. Pela alta complexidade das opera\c{c}\~{o}es anf\'{i}bias, \'{e} necess\'{a}rio cumprir os requisitos de confiabilidade e flexibilidade no estabelecimento das comunica\c{c}\~{o}es, com o prop\'{o}sito de garantir um perfeito funcionamento dos sistemas de monitoramento, sejam eles de navega\c{c}\~{a}o eletr\^{o}nica ou mapeamento do deslocamento terrestre. Para atender esta demanda, foi estabelecida uma rede de r\'{a}dios, criptografada, de forma integrada com os sistemas de navega\c{c}\~{a}o eletr\^{o}nica com largura de banda de 1,2 Mbps.},
howpublished = {Posters with no written paper attached},
keywords = {P\^{o}steres-2023},
pubstate = {published},
tppubtype = {misc}
}
Os rádios de alta capacidade, que possuem protocolo de internet, apresentam uma alternativa eficiente para as comunicações de dados táticos, fator que contribui com o incremento da consciência situacional durante uma operação militar. Neste trabalho, foi realizada uma prova de conceito utilizando o rádio RF-7800M-MP para transmissão de dados, áudio e vídeo, de forma integrada com o sistema de comando e controle, para o monitoramento de meios operativos durante um exercício de assalto anfíbio. Pela alta complexidade das operações anfíbias, é necessário cumprir os requisitos de confiabilidade e flexibilidade no estabelecimento das comunicações, com o propósito de garantir um perfeito funcionamento dos sistemas de monitoramento, sejam eles de navegação eletrônica ou mapeamento do deslocamento terrestre. Para atender esta demanda, foi estabelecida uma rede de rádios, criptografada, de forma integrada com os sistemas de navegação eletrônica com largura de banda de 1,2 Mbps. |
Detecção Automática de Pistas Não Homologadas em Imagens SAR na Região da Amazônia Miscellaneous Leandro da Silva Gomes; Elcio Hideiti Shiguemori; Tahisa Kuck; Dimas I Alves @misc{235467_1,
title = {Detec\c{c}\~{a}o Autom\'{a}tica de Pistas N\~{a}o Homologadas em Imagens SAR na Regi\~{a}o da Amaz\^{o}nia},
author = {Leandro da Silva Gomes and Elcio Hideiti Shiguemori and Tahisa Kuck and Dimas I Alves},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2023/st/235467_1.pdf},
issn = {1983 7402},
year = {2023},
date = {2023-09-26},
abstract = {ste trabalho apresenta um estudo inicial de um m\'{e}todo para a detec\c{c}\~{a}o autom\'{a}tica de pistas n\~{a}o homologadas na floresta amaz\^{o}nica brasileira, uma regi\~{a}o vasta e de vegeta\c{c}\~{a}o densa, que tem sido palco
de atividades ilegais que utilizam esse tipo de pista, como o garimpo e o tr\'{a}fico de drogas. Como primeira parte do trabalho, tem-se a cria\c{c}\~{a}o de um banco de dados contendo os alvos de interesse nas imagens SAR.
Ap\'{o}s, um experimento foi realizado utilizando imagens de radar de abertura sint\'{e}tica (SAR) do Sentinel-1. Um banco de dados com 91 pistas distribu\'{i}das em 60 imagens foi estruturado com o uso da plataforma Earth
Engine, que foi utilizada para acessar as imagens do Sentinel-1. Utilizando-se esse dataset, foi feito o treinamento com a rede neural convolucional YOLOv4. Para o teste de generaliza\c{c}\~{a}o, escolheu-se 9 imagens desse banco de dados, contendo ao todo 10 pistas. O algoritmo apresentou uma taxa de detec\c{c}\~{a}o de 40% dos alvos. A abordagem apresentada neste trabalho mostra um potencial significativo para o uso de Intelig\^{e}ncia
Artificial (IA) na detec\c{c}\~{a}o de pistas em regi\~{a}o de selva amaz\^{o}nica, bem como aponta futuras melhorias para se alcan\c{c}ar melhores \'{i}ndices de detec\c{c}\~{a}o },
howpublished = {Posters with no written paper attached},
keywords = {P\^{o}steres-2023},
pubstate = {published},
tppubtype = {misc}
}
ste trabalho apresenta um estudo inicial de um método para a detecção automática de pistas não homologadas na floresta amazônica brasileira, uma região vasta e de vegetação densa, que tem sido palco
de atividades ilegais que utilizam esse tipo de pista, como o garimpo e o tráfico de drogas. Como primeira parte do trabalho, tem-se a criação de um banco de dados contendo os alvos de interesse nas imagens SAR.
Após, um experimento foi realizado utilizando imagens de radar de abertura sintética (SAR) do Sentinel-1. Um banco de dados com 91 pistas distribuídas em 60 imagens foi estruturado com o uso da plataforma Earth
Engine, que foi utilizada para acessar as imagens do Sentinel-1. Utilizando-se esse dataset, foi feito o treinamento com a rede neural convolucional YOLOv4. Para o teste de generalização, escolheu-se 9 imagens desse banco de dados, contendo ao todo 10 pistas. O algoritmo apresentou uma taxa de detecção de 40% dos alvos. A abordagem apresentada neste trabalho mostra um potencial significativo para o uso de Inteligência
Artificial (IA) na detecção de pistas em região de selva amazônica, bem como aponta futuras melhorias para se alcançar melhores índices de detecção |
Modelagem da Missão de Patrulha Marítima com MBSE e State Machine em apoio às Simulações e à Otimização de Arquiteturas no Projeto Virtual Demonstrator Miscellaneous Leonan Entringer Falqueto; Emilia Villani; Christopher Shneider Cerqueira @misc{235461_1,
title = {Modelagem da Miss\~{a}o de Patrulha Mar\'{i}tima com MBSE e State Machine em apoio \`{a}s Simula\c{c}\~{o}es e \`{a} Otimiza\c{c}\~{a}o de Arquiteturas no Projeto Virtual Demonstrator},
author = {Leonan Entringer Falqueto and Emilia Villani and Christopher Shneider Cerqueira},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2023/st/235461_1.pdf},
issn = {1983 7402},
year = {2023},
date = {2023-09-26},
abstract = {O Projeto Virtual Demonstrator (VD) tem como objetivo estruturar cen\'{a}rios operacionais em uma arena de simula\c{c}\~{a}o construtiva para testar as tecnologias desenvolvidas na coopera\c{c}\~{a}o Brasil Su\'{e}cia Air Domain Study de forma conjunta e simult\^{a}nea. Um dos cen\'{a}rios propostos \'{e} a execu\c{c}\~{a}o da miss\~{a}o de Patrulha Mar\'{i}tima com uso de Unmanned Air Vehicles, o qual ser\'{a} estudado por meio da metodologia de Engenharia de Sistemas Baseada em Modelo (MBSE) Arcadia. O comportamento dos entes ser\'{a} modelado por eventos discretos (aut\^{o}matos ou m\'{a}quinas de estado) utilizando os diagramas statechart da ferramenta Capella. Os efeitos ser\~{a}o mensurados na simula\c{c}\~{a}o construtiva obtida com o VR Forces. Como o Capella ainda n\~{a}o possui a capacidade de simula\c{c}\~{a}o simb\'{o}lica, uma modelagem inicial foi elaborada com a ferramenta UPPAAL. Ap\'{o}s a modelagem da miss\~{a}o e a integra\c{c}\~{a}o com a simula\c{c}\~{a}o construtiva, objetiva-se analis\'{a}-la e otimizar a respectiva arquitetura, considerando algumas medidas de efici\^{e}ncia e restri\c{c}\~{o}es t\'{i}picas dessa atividade operacional.},
howpublished = {Posters with no written paper attached},
keywords = {P\^{o}steres-2023},
pubstate = {published},
tppubtype = {misc}
}
O Projeto Virtual Demonstrator (VD) tem como objetivo estruturar cenários operacionais em uma arena de simulação construtiva para testar as tecnologias desenvolvidas na cooperação Brasil Suécia Air Domain Study de forma conjunta e simultânea. Um dos cenários propostos é a execução da missão de Patrulha Marítima com uso de Unmanned Air Vehicles, o qual será estudado por meio da metodologia de Engenharia de Sistemas Baseada em Modelo (MBSE) Arcadia. O comportamento dos entes será modelado por eventos discretos (autômatos ou máquinas de estado) utilizando os diagramas statechart da ferramenta Capella. Os efeitos serão mensurados na simulação construtiva obtida com o VR Forces. Como o Capella ainda não possui a capacidade de simulação simbólica, uma modelagem inicial foi elaborada com a ferramenta UPPAAL. Após a modelagem da missão e a integração com a simulação construtiva, objetiva-se analisá-la e otimizar a respectiva arquitetura, considerando algumas medidas de eficiência e restrições típicas dessa atividade operacional. |
Modelagem em UML dos Acordos de Compensação no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) Miscellaneous Marco Antonio Viscardi; Johnny Cardoso Marques @misc{235441_1,
title = {Modelagem em UML dos Acordos de Compensa\c{c}\~{a}o no Departamento de Ci\^{e}ncia e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)},
author = {Marco Antonio Viscardi and Johnny Cardoso Marques},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2023/st/235441_1.pdf},
issn = {1983 7402},
year = {2023},
date = {2023-09-26},
abstract = { O Acordo de Compensa\c{c}\~{a}o \'{e} um contrato que versa sobre as compensa\c{c}\~{o}es que a Ofertante prestar\'{a} \`{a}s Benefici\'{a}rias. No \^{a}mbito do Departamento de Ci\^{e}ncia e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a concep\c{c}\~{a}o e emiss\~{a}o de requisitos de compensa\c{c}\~{a}o ocorre por meio do preenchimento pelos potenciais benefici\'{a}rios das Fichas de Necessidades Setoriais de Compensa\c{c}\~{a}o (FNSC). Para compreender como o atual m\'{e}todo pode ser desenvolvido, este trabalho apoiou-se na modelagem com diagramas da linguagem de modelagem unificada (UML). As legisla\c{c}\~{o}es sobre offset foram traduzidas para diagramas de classes, de estado e de casos de uso e tabelas de descri\c{c}\~{a}o de casos de uso, que foram submetidos a revis\~{a}o por especialistas. Por meio da leitura das tabelas de descri\c{c}\~{a}o de casos de uso \'{e} poss\'{i}vel identificar os relacionamentos mais fr\'{a}geis entre os atores envolvidos e quais os processos padr\~{o}es e alternativos que podem ser aprimorados. A modelagem em diagramas permite visualizar pontos fortes e fracos, estruturando as intera\c{c}\~{o}es e funcionalidades do sistema.},
howpublished = {Posters with no written paper attached},
keywords = {P\^{o}steres-2023},
pubstate = {published},
tppubtype = {misc}
}
O Acordo de Compensação é um contrato que versa sobre as compensações que a Ofertante prestará às Beneficiárias. No âmbito do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a concepção e emissão de requisitos de compensação ocorre por meio do preenchimento pelos potenciais beneficiários das Fichas de Necessidades Setoriais de Compensação (FNSC). Para compreender como o atual método pode ser desenvolvido, este trabalho apoiou-se na modelagem com diagramas da linguagem de modelagem unificada (UML). As legislações sobre offset foram traduzidas para diagramas de classes, de estado e de casos de uso e tabelas de descrição de casos de uso, que foram submetidos a revisão por especialistas. Por meio da leitura das tabelas de descrição de casos de uso é possível identificar os relacionamentos mais frágeis entre os atores envolvidos e quais os processos padrões e alternativos que podem ser aprimorados. A modelagem em diagramas permite visualizar pontos fortes e fracos, estruturando as interações e funcionalidades do sistema. |
Avaliação do Uso de Fibras de PVA em Concreto de Cimento Portland para Aumento de Resistência à Fadiga e sua Aplicação em Pavimentos Aeroportuários Miscellaneous Artur T. Herculano; Cláudia A. Pereira; João C. B de Moraes @misc{235095_1b,
title = {Avalia\c{c}\~{a}o do Uso de Fibras de PVA em Concreto de Cimento Portland para Aumento de Resist\^{e}ncia \`{a} Fadiga e sua Aplica\c{c}\~{a}o em Pavimentos Aeroportu\'{a}rios},
author = {Artur T. Herculano and Cl\'{a}udia A. Pereira and Jo\~{a}o C. B de Moraes},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2023/st/235095_1.pdf},
issn = {1983 7402},
year = {2023},
date = {2023-09-26},
abstract = {Do sistema de infraestrutura aeroportu\'{a}ria, o pavimento \'{e} o elemento mais caro para executar e manter. Quando se trata de obras de aer\'{o}dromos em regi\~{o}es isoladas, esses custos s\~{a}o ainda mais elevados, devido \`{a}s dificuldades log\'{i}sticas. O uso de fibras em pavimentos de concreto tem a capacidade de aumentar sua durabilidade, por fim barateando a manuten\c{c}\~{a}o dessa infraestrutura. Diversos estudos avaliaram os ganhos de resist\^{e}ncia \`{a} tra\c{c}\~{a}o de corpos de concreto de cimento Portland com adi\c{c}\~{a}o de fibras de a\c{c}o, por\'{e}m pouco se sabe sobre os ganhos provocados pelo uso de fibras de PVA. Neste estudo, foi criado um experimento para avalia\c{c}\~{a}o do efeito do uso de fibras de PVA em pavimentos aeroportu\'{a}rios de concreto. O principal ensaio a ser executado \'{e} o de resist\^{e}ncia \`{a} fadiga em idade de 28 dias. Ser\~{a}o testadas 3 taxas de usos de fibras (0%, 0,5% e 1,0% de adi\c{c}\~{a}o de fibras).},
keywords = {P\^{o}steres-2023},
pubstate = {published},
tppubtype = {misc}
}
Do sistema de infraestrutura aeroportuária, o pavimento é o elemento mais caro para executar e manter. Quando se trata de obras de aeródromos em regiões isoladas, esses custos são ainda mais elevados, devido às dificuldades logísticas. O uso de fibras em pavimentos de concreto tem a capacidade de aumentar sua durabilidade, por fim barateando a manutenção dessa infraestrutura. Diversos estudos avaliaram os ganhos de resistência à tração de corpos de concreto de cimento Portland com adição de fibras de aço, porém pouco se sabe sobre os ganhos provocados pelo uso de fibras de PVA. Neste estudo, foi criado um experimento para avaliação do efeito do uso de fibras de PVA em pavimentos aeroportuários de concreto. O principal ensaio a ser executado é o de resistência à fadiga em idade de 28 dias. Serão testadas 3 taxas de usos de fibras (0%, 0,5% e 1,0% de adição de fibras). |
Investigação cientométrica sobre aplicações de Redes Neurais em Hipersônica Miscellaneous Artur T. Herculano; Cláudia A. Pereira; João C. B de Moraes @misc{235095_1,
title = {Investiga\c{c}\~{a}o cientom\'{e}trica sobre aplica\c{c}\~{o}es de Redes Neurais em Hipers\^{o}nica},
author = {Artur T. Herculano and Cl\'{a}udia A. Pereira and Jo\~{a}o C. B de Moraes},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2023/st/235039_1.pdf},
issn = {1983 7402},
year = {2023},
date = {2023-09-26},
urldate = {2023-09-26},
abstract = {Do sistema de infraestrutura aeroportu\'{a}ria, o pavimento \'{e} o elemento mais caro para executar e manter. Quando se trata de obras de aer\'{o}dromos em regi\~{o}es isoladas, esses custos s\~{a}o ainda mais elevados, devido \`{a}s dificuldades log\'{i}sticas. O uso de fibras em pavimentos de concreto tem a capacidade de aumentar sua durabilidade, por fim barateando a manuten\c{c}\~{a}o dessa infraestrutura. Diversos estudos avaliaram os ganhos de resist\^{e}ncia \`{a} tra\c{c}\~{a}o de corpos de concreto de cimento Portland com adi\c{c}\~{a}o de fibras de a\c{c}o, por\'{e}m pouco se sabe sobre os ganhos provocados pelo uso de fibras de PVA. Neste estudo, foi criado um experimento para avalia\c{c}\~{a}o do efeito do uso de fibras de PVA em pavimentos aeroportu\'{a}rios de concreto. O principal ensaio a ser executado \'{e} o de resist\^{e}ncia \`{a} fadiga em idade de 28 dias. Ser\~{a}o testadas 3 taxas de usos de fibras (0%, 0,5% e 1,0% de adi\c{c}\~{a}o de fibras)},
howpublished = {Posters with no written paper attached},
keywords = {P\^{o}steres-2023},
pubstate = {published},
tppubtype = {misc}
}
Do sistema de infraestrutura aeroportuária, o pavimento é o elemento mais caro para executar e manter. Quando se trata de obras de aeródromos em regiões isoladas, esses custos são ainda mais elevados, devido às dificuldades logísticas. O uso de fibras em pavimentos de concreto tem a capacidade de aumentar sua durabilidade, por fim barateando a manutenção dessa infraestrutura. Diversos estudos avaliaram os ganhos de resistência à tração de corpos de concreto de cimento Portland com adição de fibras de aço, porém pouco se sabe sobre os ganhos provocados pelo uso de fibras de PVA. Neste estudo, foi criado um experimento para avaliação do efeito do uso de fibras de PVA em pavimentos aeroportuários de concreto. O principal ensaio a ser executado é o de resistência à fadiga em idade de 28 dias. Serão testadas 3 taxas de usos de fibras (0%, 0,5% e 1,0% de adição de fibras) |
Estudo Teórico de Novos Materiais Energéticos: O Complexo Hidrazina Borano como Alternativa à Hidrazina Miscellaneous Ângelo C Paulino; Angelo Passaro @misc{234995_1,
title = {Estudo Te\'{o}rico de Novos Materiais Energ\'{e}ticos: O Complexo Hidrazina Borano como Alternativa \`{a} Hidrazina},
author = {\^{A}ngelo C Paulino and Angelo Passaro},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2023/st/234995_1.pdf},
issn = {1983 7402},
year = {2023},
date = {2023-09-26},
urldate = {2023-09-26},
abstract = {As tecnologias hipers\^{o}nicas desempenham um papel importante para a supremacia do Poder Aeroespacial nos pr\'{o}ximos anos. Muitos pa\'{i}ses empreendem esfor\c{c}os enormes para dominar as complexidades intr\'{i}nsecas associadas ao voo hipers\^{o}nico. Essas complexidades abrangem metodologias avan\c{c}adas de controle e orienta\c{c}\~{a}o, bem como uma compreens\~{a}o profunda das n\~{a}o-linearidades inerentes ao escoamento hipers\^{o}nico, incluindo efeitos de camada limite e qu\'{i}mica de alta temperatura. O ve\'{i}culo hipers\^{o}nico deve ser desenvolvido do ponto de vista de um sistema integrado, com o emprego de c\'{a}lculos computacionais e estruturas otimizadas para a obten\c{c}\~{a}o da viabilidade de um voo seguro e do sucesso da miss\~{a}o. Para tanto, o uso da Intelig\^{e}ncia Artificial tem se consolidado como uma valios\'{i}ssima ferramenta capaz de tratar diversos problemas relacionados a ve\'{i}culos hipers\^{o}nicos, sobretudo dadas as caracter\'{i}sticas din\^{a}micas de sua opera\c{c}\~{a}o que inviabilizam solu\c{c}\~{o}es globais meramente anal\'{i}ticas. Este trabalho apresenta uma an\'{a}lise cientom\'{e}trica das aplica\c{c}\~{o}es de Intelig\^{e}ncia Artificial \`{a} \'{a}rea de Hipers\^{o}nica \textemdash em particular das Redes Neurais \textemdash avaliando-se os dados de 244 diferentes publica\c{c}\~{o}es relacionadas desde 1993. S\~{a}o apresentadas an\'{a}lises dos principais temas de pesquisa e palavras-chave, principais autores e institui\c{c}\~{o}es, cen\'{a}rio mundial das pesquisas em esenvolvimento, bem como tend\^{e}ncias identificadas, fazendo-se predi\c{c}\~{o}es para o andamento das pesquisas nos pr\'{o}ximos anos.},
howpublished = {Posters with no written paper attached},
keywords = {P\^{o}steres-2023},
pubstate = {published},
tppubtype = {misc}
}
As tecnologias hipersônicas desempenham um papel importante para a supremacia do Poder Aeroespacial nos próximos anos. Muitos países empreendem esforços enormes para dominar as complexidades intrínsecas associadas ao voo hipersônico. Essas complexidades abrangem metodologias avançadas de controle e orientação, bem como uma compreensão profunda das não-linearidades inerentes ao escoamento hipersônico, incluindo efeitos de camada limite e química de alta temperatura. O veículo hipersônico deve ser desenvolvido do ponto de vista de um sistema integrado, com o emprego de cálculos computacionais e estruturas otimizadas para a obtenção da viabilidade de um voo seguro e do sucesso da missão. Para tanto, o uso da Inteligência Artificial tem se consolidado como uma valiosíssima ferramenta capaz de tratar diversos problemas relacionados a veículos hipersônicos, sobretudo dadas as características dinâmicas de sua operação que inviabilizam soluções globais meramente analíticas. Este trabalho apresenta uma análise cientométrica das aplicações de Inteligência Artificial à área de Hipersônica — em particular das Redes Neurais — avaliando-se os dados de 244 diferentes publicações relacionadas desde 1993. São apresentadas análises dos principais temas de pesquisa e palavras-chave, principais autores e instituições, cenário mundial das pesquisas em esenvolvimento, bem como tendências identificadas, fazendo-se predições para o andamento das pesquisas nos próximos anos. |