TRABALHOS PUBLICADOS
2019 |
Planejamento estratégico de programa de manutenção preventiva de aeronaves Proceedings Article Rebouças, Sergio; Abrahão, Fernando Teixeira Mendes Resumo | Links | BibTeX | Tags: Otimização, Pesquisa operacional @inproceedings{Sergio2019Pesquisab, As atividades de manutenção de aeronaves têm impacto significativo nos custos logísticos de uma frota. O planejamento adequado da manutenção preventiva é fundamental para a redução destes custos e aumento da disponibilidade da frota. Atualmente, não se realiza o planejamento dessas atividades em nível estratégico, ocorrendo apenas nos níveis táticos e operacionais, através do uso de planilhas e métodos empíricos. Este processo de planejamento aumenta o potencial de indisponibilidade da frota e de custo logístico, seja pela visão limitada propiciada por um horizonte temporal restrito de planejamento, seja pela solução encontrada, que não tem garantias a respeito da sua qualidade. O presente trabalho propõe uma abordagem de planejamento estratégico para programas de manutenção preventiva de aeronaves, baseado em método exato de otimização, englobando todo o ciclo de vida operacional de uma frota, visando minimizar os custos logísticos, em termos de tempo de manutenção, aumentando, por conseguinte, a disponibilidade da frota. |
2017 |
Utilização da heurística Extremal Optimization para alocação coordenada de múltiplos alvos em Combate Aéreo BVR Proceedings Article Macedo, Leonardo Honorio; Scarpel, Rodrigo Arnaldo; Marques, Henrique Costa Resumo | Links | BibTeX | Tags: Alocação de alvos, heurística, Otimização @inproceedings{Leonardo2017Otimiza\c{c}\~{a}ob, Este trabalho investigou a heurística Extremal Optimization (EO) para a resolução do problema de Alocação Armamento-Alvo, do inglês Weapon-Target Assignment (WTA), quando aplicado a um contexto de Combate Aéreo Além do Alcance Visual, do inglês Beyond Visual Range (BVR). O WTA é um problema de otimização combinatória, classificado como NP- Completo. Devido a esta característica, sua complexidade cresce exponencialmente a medida que o número de variáveis aumenta. Assim, métodos heurísticos se mostram os mais adequados a esta classe de problemas, se comparado a tentativa de resolução por métodos exatos. O Experimento realizado neste trabalho demonstrou que o EO adaptado ao WTA em um cenário de combate BVR convergiu rapidamente para o mínimo global da função, mostrando-se bem adequado a resolução de problemas desta classe. |
2015 |
Proposta de Avaliação da Eficiência de Redes Logísticas de Combate Empregando Mapa Cognitivo Proceedings Article Cardoso, Fábio Ayres; Scarpel, Rodrigo Arnaldo; Belderrain, Mischel Carmen Neyra Resumo | Links | BibTeX | Tags: adaptabilidade I INTRODUÇÃO, eficiência, Otimização @inproceedings{F\'{a}bio2015otimiza\c{c}\~{a}ob, O planejamento das ações de suporte logístico a tropas desdobradas envolvidas em combate dentro de um teatro de operações compreende uma das atividades mais complexas, tendo em vista a miríade de condicionantes que precisam ser atendidos (janela de operação, capacidade das aeronaves, custos etc). Para mitigar esse problema, modelos matemáticos vem sendo desenvolvidos, cada qual abordando perspectivas distintas do envolvente operacional, não abarcando, por completo, suas instâncias decisivas. Como o emprego do mapa cognitivo e da redução metodológica de conceitos, é possível identificar os construtos-base relacionados aos aspectos estáticos e dinâmicos de um sistema logístico de combate, assim como suas relações in- ternas e, assim, oferecer subsídios para o desenvolvimento de modelos de otimização mais abrangentes e consistentes. |
2012 |
Abordagens Genéticas para a Realocação Hierárquica e de Múltiplas Capacidades dos Laboratórios de Metrologia do Comando da Aeronáutica - COMAER Proceedings Article Silva, Silvio Luiz Castro; Lorena, Luiz Antônio Nogueira Resumo | Links | BibTeX | Tags: Otimização @inproceedings{Silvio2012Otimiza\c{c}\~{a}ob, Esse trabalho apresenta um modelo para o Problema de Localização de Concentradores (PLC) aplicado ao problema logístico enfrentado pelo Sistema de Metrologia da Aeroespacial primordial implementada para atender as demandas metrológicas que dão suporte aos serviços de manutenção aeronáutica, possui limitações logísticas, sendo dessa forma necessária, a busca por uma solução otimizada que melhore o transporte de materiais e pessoas durante as Diagonais de Calibração (DC), possibilitando encomia de recursos públicos e eficiência operacional para a garantia da confiabilidade metrológica do SISMETRA. Toda essa estrutura laboratorial possui três níveis hierárquicos de metrologia: Laboratório Central de Calibração (LCC), Laboratórios Regionais de Calibração (LRC) e Laboratórios Setoriais de Calibração (LSC), onde cada laboratório possui demandas de calibração em 3 (três) áreas de grandeza (Dimensional, Elétrica e Física). |
2006 |
Aplicação de Algoritmos de Cobertura ao Problema de Localização de Esquadrões de Aeronaves de Interceptação na Região Amazônica Proceedings Article Santos, Rodrigo Prado; Müller, Carlos Resumo | Links | BibTeX | Tags: Otimização, Problema de Localização de Máxima Cobertura MCLP, Programação Linear Inteira Binária @inproceedings{Rodrigo2006Problemab, A área crítica para vigilância do espaço aéreo Brasileiro área de aproximadamente 5,08 milhões de quilômetros quadrados. O problema de localizar um dado número de facilidades de vigilância ou um dado número de esquadrões de interceptação para maximizar a área de cobertura em uma região é conhecido na literatura como Problema de Localização de Máxima Cobertura (MCLP). O objetivo deste artigo é apresentar o MCLP, sugerindo novas restrições para adaptá-lo à realidade do problema estudado. Os resultados obtidos mostraram que, sob determinadas circunstâncias, restrições adicionadas ao MCLP original conferem um maior realismo à formulação utilizada. Palavras-chaves Problema de Localização de Máxima Cobertura (MCLP), Programação Linear Inteira Binária, Otimização. |