TRABALHOS PUBLICADOS
2024 |
Construção de um modelo de simulação integrada com ontologias para Manutenção Prescritiva Proceedings Article Teixeira, Mariana; Silva, Rosalin; Marques, Henrique Costa Resumo | Links | BibTeX | Tags: Manutenção 4.0, Ontologia, Simulação @inproceedings{240917_1, Este artigo fornece estudos para apoio a criação de frameworks de manutenção prescritiva abordando a dificuldade encontrada pela falta de dados formalizados que dificulta a aplicação de conjuntos de regras e a execução de medidas de manutenção baseadas em dados. A falta de estruturação adequada dos dados torna difícil o desenvolvimento de abordagens automatizadas e eficientes para solucionar problemas de manutenção. Uma solução adotada é a utilização de abordagens semânticas, por meio de ontologias. Ao modelar o domínio em um nível conceitual, as ontologias permitem estabelecer relações e lógica de decisão para conduzir soluções de manutenção prescritivas de forma automatizada. Essa abordagem fornece uma estrutura coerente e consistente para os dados, facilitando a sua compreensão e manipulação. A utilização de ontologias possibilita uma representação formal dos dados, permitindo a criação de frameworks mais eficientes para a manutenção prescritiva. O uso de uma solução de integração de um modelo de simulação com ontologia de modo simultâneo traria ganhos significativos a comunidade acadêmica, pois é possível obter benefícios em termos de compreensão aprofundada dos dados, automação das medidas de manutenção prescritiva e eficiência na criação de frameworks para solucionar problemas de manutenção. |
2018 |
Modelagem de Programa de Treinamento de Pilotos para Predição de Esforço Aéreo Proceedings Article Rebouças, Sergio; Silva, Talita Alessandra; Abrahão, Fernando Teixeira Mendes Resumo | Links | BibTeX | Tags: Pesquisa operacional, Simulação @inproceedings{Sergio2018Pesquisab, O dimensionamento de esforço aéreo demandado para o treinamento de pilotos de aeronaves é um problema vivenciado anualmente pelas empresas desse setor, tanto na área civil quanto militar. A mobilização de recursos humanos e materiais necessários para suportar diretamente a atividade aérea constitui o principal fator de impacto na gestão financeira. O planejamento, quando realizado de forma empírica, pode gerar erros significativos de demanda de esforço aéreo. Este artigo descreve um método para o planejamento esforço aéreo e dimensionamento de necessário para o treinamento de pilotos, na fase de formação básica. O método proposto consiste em simulação através de modelagem matemática e econométrica, instrução e as restrições envolvendo as ordens de operacionais existentes, no intuito de obter previsões precisas no dimensionamento de esforço aéreo. O modelo apresentou diferença de previsão de apenas 1,66% do esforço aéreo real, consumido no período de um ano. |
2010 |
Patrulha Aérea Anti-Submarino com Emprego de Aeronave de Asa Fixa: Uma Proposta de Tática Baseada em Simulação Proceedings Article Vieira, Marco Antonio Costa Resumo | Links | BibTeX | Tags: espiral aritmética, patrulha aérea anti-submarino, Simulação @inproceedings{Marco2010Simula\c{c}\~{a}ob, A patrulha aérea anti-submarino é de suma importância nas operações navais, tanto em ações defensivas como em ações ofensivas. Componente das ações de guerra anti-submarino (Guerra A/S), emprega aeronaves com o propósito de localizar, identificar, acompanhar e atacar possíveis submarinos hostis, a partir de um ponto inicial, denominado datum. Este trabalho formulará e apresentará os conceitos matemáticos de uma simulação, aplicada a uma patrulha aérea em espiral de Guerra A/S (espiral aritmética), a fim de definir o melhor espaçamento da espiral e maximizar e/ou acompanhamento de um possível submarino hostil, com o emprego de uma aeronave de asa fixa como ferramenta de apoio à decisão. Palavras-Chave - Simulação, patrulha aérea anti-submarino, espiral aritmética. |
2009 |
Estudo para a redução da RCS frontal de aeronaves de caça Proceedings Article Coelho, Leandro Vinícius; Andrade, Luiz Alberto; Rezende, Mirabel Cerqueira Resumo | Links | BibTeX | Tags: aeronave de caça, frequência, Simulação @inproceedings{Leandro2009frequ\^{e}nciab, Uma típica aeronave de caça possui uma seção reta radar quadrado. Comparativamente, uma antena plana do tipo array, comumente empregada em radares aeroembarcados, pode chegar a uma RCS de milhares de metros quadrados. Dessa forma, este artigo apresenta um estudo sobre Superfícies Seletivas de Frequência (FSS) e sua aplicabilidade na redução da seção reta radar frontal de aeronaves de caça. Por meio do software de análise eletromagnética CST Studio SuiteTM 2009, é apresentada uma modelagem de FSS para emprego nos radomes das aeronaves de combate. O emprego de superfícies seletivas surge como um excelente recurso para a redução da RCS frontal, mantendo-se a eficiência do sistema radar embarcado nessas aeronaves. |
2006 |
Influência da Discretização de Modelos em Simulações de Seção Reta Radar Proceedings Article Alves, Mauro A; Andrade, Luiz A; Rezende, Mirabel C Resumo | Links | BibTeX | Tags: aeronaves, Modelo CAD, seção reta radar, Simulação @inproceedings{Mauro2006Se\c{c}\~{a}obb, Programas de simulação da seção reta radar (RCS) são ferramentas importantes para o estudo do comportamento da RCS de vários tipos de plataformas. Estes programas produzem resultados precisos a um custo relativamente baixo. No entanto, para se obter resultados confiáveis a partir de simulações é necessário que a plataforma seja representada por um modelo CAD muito bem detalhado. Neste trabalho é mostrado como valores de RCS simulados com o uso de modelos em CAD variam em função da discretização da superfície destes modelos. Palavras-chaves Seção Reta Radar, Aeronaves, Modelo CAD, Simulação. |
Simulações da Seção Reta Radar de uma Aeronave com e sem a Aplicação de Materiais Absorvedores de Radiação Eletromagnética Proceedings Article Alves, Mauro A; Andrade, Luiz A; Rezende, Mirabel C Resumo | Links | BibTeX | Tags: aeronaves, Modelo CAD, seção reta radar, Simulação @inproceedings{Mauro2006Se\c{c}\~{a}oc, Neste trabalho, simulações da seção reta radar (RCS) de um modelo CAD de uma aeronave são apresentadas. Estas simulações, realizadas através do programa CADRCS, mostram o comportamento da RCS da aeronave em função da refletividade de sua superfície para uma onda de radar incidente com freqüência de 10 GHz. Os resultados de várias simulações, onde foram utilizados diferentes valores de refletividade da superfície, foram comparados e sugerem possíveis estratégias para a futura aplicação de materiais absorvedores de radiação eletromagnética (MARE) em aeronaves reais para a redução da RCS. Palavras-chaves Seção Reta Radar, Aeronaves, Modelo CAD, Simulação. |