TRABALHOS PUBLICADOS
2011 |
Análise do Risco na Operação de Veículos Aéreos Não Tripulados Sobre Áreas Povoadas Proceedings Article Janhsen, Bruno Cesar; Passos, Rainer Ferraz Resumo | Links | BibTeX | Tags: Nível Equivalente de Segurança, VANT @inproceedings{Bruno2011VANTb, O objetivo do trabalho foi identificar um indicador quantitativo para comparar níveis de risco da operação de veículos aéreos não tripulados (VANTs), conforme a ocupação populacional, a fim de apoiar a construção de ferramentas de apoio à decisão sobre a operação desses veículos. Para tal, propõe-se a utilização da taxa de fatalidades esperada, para um nível equivalente de segurança à aviação tripulada, em função da densidade demográfica da área de sobrevôo. Sob esse enfoque, foram analisados três VANTs, considerando-se a distribuição demográfica do Brasil e da cidade do Rio de Janeiro. Como resultado, foi verificado que, com um nível equivalente de segurança em consonância com a situação corrente na aviação geral, o Heron GT poderia sobrevoar 12,24% do território carioca, enquanto o Hermes 450 cerca que 31,94% e já o modelo Acauã 82,79% da área do município. |
2010 |
Modelagem de um VANT de Asas Fixas para o Planejamento e Controle de Miss˜oes Proceedings Article Alves, Olinda Lima Farias Resumo | Links | BibTeX | Tags: Controle, Modelagem, VANT @inproceedings{Olinda2010Modelagemb, Este trabalho trata da modelagem e con- trole de uma aeronave para aplica¸cão no Planeja- mento de Miss˜oes de Veículos Aéreos Não-Tripuláveis (VANT). A metodologia utilizada baseia-se em apre- sentar a modelagem não-linear da aeronave escolhida, linearizá-la, em seguida executar os projetos das ma- lhas de controle (estabiliza¸cão, guiamento e gera¸cão de trajetórias) para o modo lateral-direcional. Por fim são realizadas simula¸c˜oes para uma determinada missão e são analisadas as condi¸c˜oes de exequibilidade. Estes procedimentos podem ser implementados e validados na forma de simuladores de voo ou numa plataforma experimental. |
2007 |
Sistemas Embarcados - Técnicas para Aumentar a Confiabilidade Eletrônica Proceedings Article Silva, CCEN Durval Sanches Resumo | Links | BibTeX | Tags: Aterramento, BITE, confiabilidade, derating, ESD, glitches, hot circuit insertion, MTBF, PCI, plug-in, redundância, VANT, watchdog I INTRODUÇÃO @inproceedings{CCEN2007, Com o advento do uso da energia eletromagnética para destruição de sistemas eletrônicos (bomba de pulso eletromagnético) e o uso cada vez maior de sistemas embarcados, torna se patente a importância do continuo funcionamento de sistemas embarcados (confiabilidade) para garantir o êxito das missões. Este artigo sugere técnicas básicas para aumentar a confiabilidade dos sistemas embarcados. Essas técnicas permitem identificar as ações para reduzir as falhas, de tal forma a antecipar os efeitos dos problemas provocados pelas solicitações ambientais (naturais e induzidas) pelo tempo necessário ao trabalho a ser realizado. Palavras-chaves ( aterramento, BITE, confiabilidade, derating, ESD, glitches, hot circuit insertion, MTBF, PCI, plug-in, redundância, VANT, watchdog. I. INTRODUÇÃO. |
VANT em Missões de Guerra Eletrônica Proceedings Article VENÂNCIO,; G, A; FELDENS,; F, J Resumo | Links | BibTeX | Tags: GE, Guerra Eletrônica, VANT, Veículos Aéreos Não-Tripulados @inproceedings{VEN\^{A}NCIO2007, Os Veículos Aéreos Não-Tripulados apresentam vantagens interessantes em relação às aeronaves convencionais, podendo ser empregados também em ações aéreas de Guerra Eletrônica. Analisando o tema por meio das Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica, de Ataque Eletrônico e de Proteção Eletrônicas, o presente artigo explora a utilização dos VANT para GE e sugere a inclusão deles na doutrina de emprego da FAB. Palavras-chaves ( Veículos Aéreos Não-Tripulados, VANT, Guerra Eletrônica, GE. |