TRABALHOS PUBLICADOS
2009 |
Estudo de otimização da frota de aviões T- 27 na Academia da Força Aérea. Proceedings Article Silva, Prof Dr Luiz Maurício Resumo | Links | BibTeX | Tags: Comando e controle simulações otimização @inproceedings{Prof2009Comandob, O treinamento avançado de vôo, ministrado aos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), é feito utilizando-se as aeronaves Tucano T-27, de fabricação da Embraer. A relação entre o número de aeronaves disponibilizadas para a instrução aérea, e o número de cadetes que ingressam na AFA, pode variar de ano para ano. Essa variação influencia a qualidade do treinamento dos jovens que são formados na AFA, futuros oficiais, que ocuparão cargos estratégicos na Força Aérea Brasileira (FAB). Desta forma, o objetivo deste artigo é 1. INTRODUÇÃO Entre as inúmeras vantagens da modelagem para a simulação, uma se destaca como argumento para o propósito deste artigo. É o fato de que a construção de modelos nos obriga a sermos explícitos com o que diz respeito aos nossos objetivos. Algo coincidente com o que Davenport e Harris [3] conceituaram como “fact-based culture”, ou a filosofia da gestão “show me the numbers”. Em síntese, uma filosofia de decisões apoiadas em números. A aviação é uma atividade que não aceita meios termos, sendo a segurança um objetivo único e inarredável. De forma que uma instrução aérea de também não pode prescindir da qualidade segurança, sendo este um aspecto que ultrapassa os limites conceituais das restrições com as quais um modelo de decisão na AFA deve coexistir. Outra virtude da modelagem é a imposição determinada pela mesma de que sejamos claros ao identificar e registrar os tipos de decisões que devem ser tomadas em face aos objetivos. E, desta forma, acabamos por decidir de forma mais coerente, por meio de interações e concessões entre essas decisões. Na AFA as decisões orbitam sempre o objetivo precípuo de proporcionar aos cadetes o melhor em termos de instrução. Esta instrução é segmentada. |