2015
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Comportamento de uma laje de concreto armado submetida aos efeitos da onda de choque oriunda da detonação de explosivo plástico de uso militar Proceedings Article Mendonça, Fausto Batista; Iha, Koshun; Pinheiro, Glaci F M; Amorim, Caio Barbosa; Fidel, José Atílio Fritz @inproceedings{Fausto2015Explosivob,
title = {Comportamento de uma laje de concreto armado submetida aos efeitos da onda de choque oriunda da detona\c{c}\~{a}o de explosivo pl\'{a}stico de uso militar},
author = {Fausto Batista Mendon\c{c}a and Koshun Iha and Glaci F M Pinheiro and Caio Barbosa Amorim and Jos\'{e} At\'{i}lio Fritz Fidel},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_10_2.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Este trabalho apresenta resultados de um ensaio experimental ao se colocar uma pe\c{c}a de concreto armado pr\'{o}xima a um explosivo de alto poder de destrui\c{c}\~{a}o, o PBX (plastic-bonded explosive). O foco do trabalho consiste em verificar a capacidade da estrutura de concreto armado suportar os efeitos de uma detona\c{c}\~{a}o de um explosivo de alto poder de destrui\c{c}\~{a}o de aplica\c{c}\~{a}o militar. Uma an\'{a}lise qualitativa foi feita ap\'{o}s as explos\~{o}es para constatar a capacidade destrutiva do explosivo. Os resultados mostraram que o PBX \'{e} capaz de gerar danos severos a edifica\c{c}\~{o}es de concreto armado comumente encontradas em constru\c{c}\~{o}es que configuram poss\'{i}veis alvos militares, onde se verificou que uma carga de 4,0 kg de PBX detonada a 1,5 m de uma laje de concreto armado de 70 x 70 x 10 cm \'{e} capaz de causar um colapso estrutural.},
keywords = {Explosivo pl\'{a}stico, laje de concreto},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho apresenta resultados de um ensaio experimental ao se colocar uma peça de concreto armado próxima a um explosivo de alto poder de destruição, o PBX (plastic-bonded explosive). O foco do trabalho consiste em verificar a capacidade da estrutura de concreto armado suportar os efeitos de uma detonação de um explosivo de alto poder de destruição de aplicação militar. Uma análise qualitativa foi feita após as explosões para constatar a capacidade destrutiva do explosivo. Os resultados mostraram que o PBX é capaz de gerar danos severos a edificações de concreto armado comumente encontradas em construções que configuram possíveis alvos militares, onde se verificou que uma carga de 4,0 kg de PBX detonada a 1,5 m de uma laje de concreto armado de 70 x 70 x 10 cm é capaz de causar um colapso estrutural. |
Uma arquitetura para radar secundário nos modos A, C e S com processamento todo em software Proceedings Article Rita, Vitor Augusto Ferreira Santa @inproceedings{Vitor2015Radarb,
title = {Uma arquitetura para radar secund\'{a}rio nos modos A, C e S com processamento todo em software},
author = {Vitor Augusto Ferreira Santa Rita},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_8_1.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Neste artigo \'{e} apresentada uma arquitetura para um radar secund\'{a}rio operando nos modos A, C e S que habilita o processamento a ser feito todo em software. Nas arquiteturas tradicionais, h\'{a} um est\'{a}gio inicial de processamento em hardware, num chip FPGA, com posterior processamento em linguagem de baixo n\'{i}vel. Nesta arquitetura proposta, o est\'{a}gio inicial comumente feito em hardware \'{e} substitu\'{i}do por um processo, em software, de SO em alta prioridade implementado em baixo n\'{i}vel. E os est\'{a}gios posteriores substitu\'{i}dos por uma implementa\c{c}\~{a}o em alto n\'{i}vel, reduzindo a complexidade do projeto, melhorando manutenibilidade e reduzindo o tempo de codifica\c{c}\~{a}o. Para validar esta arquitetura, foi implementado um simulador com condi\c{c}\~{o}es reais de simula\c{c}\~{a}o executado numa placa de desenvolvimento ARM com reduzida capacidade de processamento. O simulador ainda teve o est\'{a}gio de recep\c{c}\~{a}o validado com dados reais.},
keywords = {padr\~{a}o ICAO modo S, Radar secund\'{a}rio},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Neste artigo é apresentada uma arquitetura para um radar secundário operando nos modos A, C e S que habilita o processamento a ser feito todo em software. Nas arquiteturas tradicionais, há um estágio inicial de processamento em hardware, num chip FPGA, com posterior processamento em linguagem de baixo nível. Nesta arquitetura proposta, o estágio inicial comumente feito em hardware é substituído por um processo, em software, de SO em alta prioridade implementado em baixo nível. E os estágios posteriores substituídos por uma implementação em alto nível, reduzindo a complexidade do projeto, melhorando manutenibilidade e reduzindo o tempo de codificação. Para validar esta arquitetura, foi implementado um simulador com condições reais de simulação executado numa placa de desenvolvimento ARM com reduzida capacidade de processamento. O simulador ainda teve o estágio de recepção validado com dados reais. |
Plataforma e ambiente de simulação para testes de algoritmos de guiamento de VANTs Proceedings Article Gomes, Vitor C F; Medeiros, Felipe L L; Aquino, Márcia R C; Geraldo, Diego; Dias, Luiz H M; Marcos, @inproceedings{Vitor2015Integra\c{c}\~{a}ob,
title = {Plataforma e ambiente de simula\c{c}\~{a}o para testes de algoritmos de guiamento de VANTs},
author = {Vitor C F Gomes and Felipe L L Medeiros and M\'{a}rcia R C Aquino and Diego Geraldo and Luiz H M Dias and Marcos},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_8_3.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Este trabalho apresenta a estrutura\c{c}\~{a}o de uma plataforma e a montagem de um ambiente de simula\c{c}\~{a}o para a realiza\c{c}\~{a}o de testes de algoritmos que fazem o guiamento de VANTs. Os dois sistemas s\~{a}o estruturados a partir de hardware e software livres e permitem que aplica\c{c}\~{o}es de guiamento de VANTs atuem no controle do ve\'{i}culo atrav\'{e}s do envio de comandos de guinada, arfagem, rolamento e acelera\c{c}\~{a}o ao Piloto Autom\'{a}tico (PA). Para a comunica\c{c}\~{a}o entre PA e as aplica\c{c}\~{o}es de guiamento, foi desenvolvida uma biblioteca de comunica\c{c}\~{a}o, que utiliza o protocolo aberto MAVLink. Essa biblioteca permite que aplica\c{c}\~{o}es embarcadas no VANT possam comandar o piloto autom\'{a}tico e monitorar os par\^{a}metros de v\^{o}o de maneira facilitada. Um teste com uma aplica\c{c}\~{a}o para pouso aut\^{o}nomo atrav\'{e}s da detec\c{c}\~{a}o de heliponto em imagens foi conduzido no ambiente simulado e um teste preliminar foi realizado utilizando a plataforma estruturada.},
keywords = {Integra\c{c}\~{a}o de sistemas embarcados},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho apresenta a estruturação de uma plataforma e a montagem de um ambiente de simulação para a realização de testes de algoritmos que fazem o guiamento de VANTs. Os dois sistemas são estruturados a partir de hardware e software livres e permitem que aplicações de guiamento de VANTs atuem no controle do veículo através do envio de comandos de guinada, arfagem, rolamento e aceleração ao Piloto Automático (PA). Para a comunicação entre PA e as aplicações de guiamento, foi desenvolvida uma biblioteca de comunicação, que utiliza o protocolo aberto MAVLink. Essa biblioteca permite que aplicações embarcadas no VANT possam comandar o piloto automático e monitorar os parâmetros de vôo de maneira facilitada. Um teste com uma aplicação para pouso autônomo através da detecção de heliponto em imagens foi conduzido no ambiente simulado e um teste preliminar foi realizado utilizando a plataforma estruturada. |
Interoperabilidade de Comando e Controle: Barramento de Comunicação SOA Proceedings Article Botelho, Tomás A T; Sá, Manoel Pedro; Calvelli, Jorge Eduardo; Lara, Patrick B A @inproceedings{Tom\'{a}s201590b,
title = {Interoperabilidade de Comando e Controle: Barramento de Comunica\c{c}\~{a}o SOA},
author = {Tom\'{a}s A T Botelho and Manoel Pedro S\'{a} and Jorge Eduardo Calvelli and Patrick B A Lara},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_4_2.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {O projeto Interoperabilidade de Comando e Controle foi iniciado em 2013 e tem o escopo de construir um middleware de comunica\c{c}\~{a}o, em arquitetura SOA, que permita a troca de mensagens entre os sistemas de Comando e Controle das For\c{c}as Singulares e o Sistema de Planejamento Operacional Militar, no n\'{i}vel operacional, particularmente, nas Opera\c{c}\~{o}es Conjuntas. A equipe do projeto superou desafios tecnol\'{o}gicos e operacionais para desenvolver um Barramento de Servi\c{c}os Corporativo que atendesse aos requisitos especificados pela Subchefia de Comando e Controle da Chefia de Opera\c{c}\~{o}es Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das For\c{c}as Armadas. O Barramento utiliza o modelo JC3IEDM para o interc\^{a}mbio de dados e mensagens do m\'{e}todo ADEM para tramita\c{c}\~{a}o das informa\c{c}\~{o}es entre sistemas. Este artigo tem por objetivo apresentar o projeto INTERC2, a arquitetura do Barramento e a Interface de Comunica\c{c}\~{a}o, mostrando as principais tecnologias empregadas na sua constru\c{c}\~{a}o.},
keywords = {Comando e Controle, Interoperabilidade},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O projeto Interoperabilidade de Comando e Controle foi iniciado em 2013 e tem o escopo de construir um middleware de comunicação, em arquitetura SOA, que permita a troca de mensagens entre os sistemas de Comando e Controle das Forças Singulares e o Sistema de Planejamento Operacional Militar, no nível operacional, particularmente, nas Operações Conjuntas. A equipe do projeto superou desafios tecnológicos e operacionais para desenvolver um Barramento de Serviços Corporativo que atendesse aos requisitos especificados pela Subchefia de Comando e Controle da Chefia de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. O Barramento utiliza o modelo JC3IEDM para o intercâmbio de dados e mensagens do método ADEM para tramitação das informações entre sistemas. Este artigo tem por objetivo apresentar o projeto INTERC2, a arquitetura do Barramento e a Interface de Comunicação, mostrando as principais tecnologias empregadas na sua construção. |
Design and Analysis of a two-Stages Miller Compensated OpAmp for High-Speed applications Proceedings Article Cavalcante, Tássio Côrtes; Faria, Lester Abreu @inproceedings{T\'{a}ssio2015Operationalb,
title = {Design and Analysis of a two-Stages Miller Compensated OpAmp for High-Speed applications},
author = {T\'{a}ssio C\^{o}rtes Cavalcante and Lester Abreu Faria},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_9_2.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Defense Applications need high-performance systems. In the last few years, Brazilian Air Force has bought several new aircrafts, which are equipped with the most developed Electronic Warfare avionics. But all of these equipments are bought from foreign companies, letting BAF exposed to a probable embargo. In this context, it is highly desirable to develop our own avionics, which must be necessarily based on a SoC design and on ICs platforms. Operational Amplifiers (OpAmps) serve as the basic building blocks in almost every analog and mixed-signal electronic circuit. Especially when focusing on complex circuits, they must be fully designed from the In this beginning, achieving improved performances. paper it is presented the design of a Two-stage Miller Compensated OpAmp for high-speed Applications. The circuit is designed in the 0.35µm CMOS technology, process C35B4C3 of AustriaMicroSystems. LTSPICE software was used for simulation and results show that the OpAmp has a 88.6dB open-loop DC gain, a unity gain- bandwidth of 120.7 MHz, a Phase Margin of 60.3º and a Slew rate of 76.2V/µs, when driving a load of 1pF. It shows an improved performance when compared to previous ones found in literature, presenting a high slew rate and a high DC gain simultaneously. The device performance was verified positively both at the schematic and at the layout practical showing level, implementations.},
keywords = {Operational amplifiers Analog integrated},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Defense Applications need high-performance systems. In the last few years, Brazilian Air Force has bought several new aircrafts, which are equipped with the most developed Electronic Warfare avionics. But all of these equipments are bought from foreign companies, letting BAF exposed to a probable embargo. In this context, it is highly desirable to develop our own avionics, which must be necessarily based on a SoC design and on ICs platforms. Operational Amplifiers (OpAmps) serve as the basic building blocks in almost every analog and mixed-signal electronic circuit. Especially when focusing on complex circuits, they must be fully designed from the In this beginning, achieving improved performances. paper it is presented the design of a Two-stage Miller Compensated OpAmp for high-speed Applications. The circuit is designed in the 0.35µm CMOS technology, process C35B4C3 of AustriaMicroSystems. LTSPICE software was used for simulation and results show that the OpAmp has a 88.6dB open-loop DC gain, a unity gain- bandwidth of 120.7 MHz, a Phase Margin of 60.3º and a Slew rate of 76.2V/µs, when driving a load of 1pF. It shows an improved performance when compared to previous ones found in literature, presenting a high slew rate and a high DC gain simultaneously. The device performance was verified positively both at the schematic and at the layout practical showing level, implementations. |
Logística em Desastres : Otimização de Rotas de Unidades Aéreas de Resgate Proceedings Article Rebouças, Sergio; Rebouças, Carlos Alberto; Scarpel, Rodrigo Arnaldo; Correia, Anderson Ribeiro @inproceedings{Sergio2015log\'{i}sticab,
title = {Log\'{i}stica em Desastres : Otimiza\c{c}\~{a}o de Rotas de Unidades A\'{e}reas de Resgate},
author = {Sergio Rebou\c{c}as and Carlos Alberto Rebou\c{c}as and Rodrigo Arnaldo Scarpel and Anderson Ribeiro Correia},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_5_2.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Desastres naturais s\~{a}o eventos incontrol\'{a}veis e imprevis\'{i}veis que afligem diversos pa\'{i}ses muitas vezes anualmente. Ap\'{o}s a ocorr\^{e}ncia de um desastre, a fase de resposta \'{e} primordial para o salvamento das v\'{i}timas de desastres. Os helic\'{o}pteros de resgate t\^{e}m um papel importante nesta fase. Os custos decorrentes da utiliza\c{c}\~{a}o destas unidades a\'{e}reas de resgate s\~{a}o extremamente elevados. A roteiriza\c{c}\~{a}o de ve\'{i}culos \'{e} uma classe de problemas de otimiza\c{c}\~{a}o combinat\'{o}ria literatura e amplamente utilizada no consagrada pela gerenciamento e log\'{i}stica da cadeia de suprimentos. O gerenciamento de um desastre natural \'{e} considerado uma log\'{i}stica voltada para eventos. Este artigo tem como objetivo aplicar uma metodologia de roteiriza\c{c}\~{a}o de ve\'{i}culos para a otimiza\c{c}\~{a}o de rotas de helic\'{o}pteros de resgate em situa\c{c}\~{o}es de calamidades naturais, garantindo maior efici\^{e}ncia na aloca\c{c}\~{a}o destes recursos, visando a maximiza\c{c}\~{a}o do n\'{u}mero de v\'{i}timas resgatadas e redu\c{c}\~{a}o dos custos das opera\c{c}\~{o}es.},
keywords = {log\'{i}stica de eventos desastre natural},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Desastres naturais são eventos incontroláveis e imprevisíveis que afligem diversos países muitas vezes anualmente. Após a ocorrência de um desastre, a fase de resposta é primordial para o salvamento das vítimas de desastres. Os helicópteros de resgate têm um papel importante nesta fase. Os custos decorrentes da utilização destas unidades aéreas de resgate são extremamente elevados. A roteirização de veículos é uma classe de problemas de otimização combinatória literatura e amplamente utilizada no consagrada pela gerenciamento e logística da cadeia de suprimentos. O gerenciamento de um desastre natural é considerado uma logística voltada para eventos. Este artigo tem como objetivo aplicar uma metodologia de roteirização de veículos para a otimização de rotas de helicópteros de resgate em situações de calamidades naturais, garantindo maior eficiência na alocação destes recursos, visando a maximização do número de vítimas resgatadas e redução dos custos das operações. |
Análise do Envolvimento da Universidade no Processo de Inovação Tecnológica utilizando Soft System Methodology Rodrigo Carlana da Silva1, Thayla Machado Guimarães Iglesias2 e Mischel Carmen Neyra Belderrain3 Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) - Praça Marechal Eduardo Gomes, 50 - Vila das Acácias – São José dos Campos/SP – Brasil Proceedings Article o, ResumoO @inproceedings{ResumoO2015Decis\~{a}ob,
title = {An\'{a}lise do Envolvimento da Universidade no Processo de Inova\c{c}\~{a}o Tecnol\'{o}gica utilizando Soft System Methodology Rodrigo Carlana da Silva1, Thayla Machado Guimar\~{a}es Iglesias2 e Mischel Carmen Neyra Belderrain3 Instituto Tecnol\'{o}gico de Aeron\'{a}utica (ITA) - Pra\c{c}a Marechal Eduardo Gomes, 50 - Vila das Ac\'{a}cias \textendash S\~{a}o Jos\'{e} dos Campos/SP \textendash Brasil},
author = {ResumoO o},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_2_2.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {O presente estudo visa analisar o envolvimento de universidades no processo de inova\c{c}\~{a}o tecnol\'{o}gica e os fatores que podem dificultar a implementa\c{c}\~{a}o em novos produtos pela ind\'{u}stria das tecnologias desenvolvidas em entidades de pesquisa. A aproxima\c{c}\~{a}o universidade- ind\'{u}stria \'{e} de fundamental import\^{a}ncia para o processo inovativo, especialmente para as ind\'{u}strias intensivas em conhecimento. A gera\c{c}\~{a}o do conhecimento propiciada pela pesquisa b\'{a}sica alinhada \`{a}s necessidades das aplica\c{c}\~{o}es em produtos futuros permite que tanto a inova\c{c}\~{a}o incremental quanto disruptiva aconte\c{c}am. Atrav\'{e}s do m\'{e}todo de Soft System Methodology (SSM), analisou-se de que modo essa situa\c{c}\~{a}o problem\'{a}tica de distanciamento entre estudos tecnol\'{o}gicos e a implementa\c{c}\~{a}o de pr\'{a}ticas inventivas nas ind\'{u}strias pode ser melhorada e foi proposta como alternativa a estrutura\c{c}\~{a}o de um centro de excel\^{e}ncia tecnol\'{o}gica em uma universidade.},
keywords = {Decis\~{a}o},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O presente estudo visa analisar o envolvimento de universidades no processo de inovação tecnológica e os fatores que podem dificultar a implementação em novos produtos pela indústria das tecnologias desenvolvidas em entidades de pesquisa. A aproximação universidade- indústria é de fundamental importância para o processo inovativo, especialmente para as indústrias intensivas em conhecimento. A geração do conhecimento propiciada pela pesquisa básica alinhada às necessidades das aplicações em produtos futuros permite que tanto a inovação incremental quanto disruptiva aconteçam. Através do método de Soft System Methodology (SSM), analisou-se de que modo essa situação problemática de distanciamento entre estudos tecnológicos e a implementação de práticas inventivas nas indústrias pode ser melhorada e foi proposta como alternativa a estruturação de um centro de excelência tecnológica em uma universidade. |
MADEC: Arquitetura multiagente imunoinspirada para identificar atividades de exfiltração de dados ocultas por rootkits Proceedings Article Marques, Rafael Salema; Castro, Paulo André Lima @inproceedings{Rafael2015Malwareb,
title = {MADEC: Arquitetura multiagente imunoinspirada para identificar atividades de exfiltra\c{c}\~{a}o de dados ocultas por rootkits},
author = {Rafael Salema Marques and Paulo Andr\'{e} Lima Castro},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_4_3.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Este trabalho apresenta uma arquitetura imunoinspirada baseada na Teoria do Perigo e no cruzamento de informa\c{c}\~{o}es de tr\'{a}fego de rede percebido entre agentes em uma rede local. A presente pesquisa busca identificar atividades de exfiltra\c{c}\~{a}o de dados executada por c\'{o}digos maliciosos furtivos que s\~{a}o capazes de ocultar seu tr\'{a}fego de rede do computador hospedeiro. A abordagem demonstrou efic\'{a}cia ao identificar il\'{i}citos desconhecidos pelo Sistema Operacional subvertido. Al\'{e}m disso, a arquitetura n\~{a}o demanda conhecimento pr\'{e}vio sobre caracter\'{i}sticas ou comportamentos do c\'{o}digo malicioso e tampouco necessita avaliar o conte\'{u}do das mensagens trafegadas, capacidade desej\'{a}vel em um cen\'{a}rio em que o c\'{o}digo malicioso \'{e} desconhecido pelos mecanismos de suas defesa e comunica\c{c}\~{o}es.},
keywords = {Malware, Sistema Imune Artificial},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho apresenta uma arquitetura imunoinspirada baseada na Teoria do Perigo e no cruzamento de informações de tráfego de rede percebido entre agentes em uma rede local. A presente pesquisa busca identificar atividades de exfiltração de dados executada por códigos maliciosos furtivos que são capazes de ocultar seu tráfego de rede do computador hospedeiro. A abordagem demonstrou eficácia ao identificar ilícitos desconhecidos pelo Sistema Operacional subvertido. Além disso, a arquitetura não demanda conhecimento prévio sobre características ou comportamentos do código malicioso e tampouco necessita avaliar o conteúdo das mensagens trafegadas, capacidade desejável em um cenário em que o código malicioso é desconhecido pelos mecanismos de suas defesa e comunicações. |
Estruturação de um Modelo de Decisão Multicritério para Avaliação de “Mission Capability Packages” Proceedings Article Lessa, Nilton Oliveira; Belderrain, Mischel Carmen Neyra; Imamura, Osvaldo Catsumi @inproceedings{Nilton2015Capacidadesb,
title = {Estrutura\c{c}\~{a}o de um Modelo de Decis\~{a}o Multicrit\'{e}rio para Avalia\c{c}\~{a}o de “Mission Capability Packages”},
author = {Nilton Oliveira Lessa and Mischel Carmen Neyra Belderrain and Osvaldo Catsumi Imamura},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_5_1.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {O presente trabalho prop\~{o}e uma abordagem multicrit\'{e}rio para classificar o n\'{i}vel das capacidades militares dispon\'{i}veis para uma For\c{c}a A\'{e}rea, visando apoiar o processo de planejamento operacional no que tange \`{a} avalia\c{c}\~{a}o da composi- \c{c}\~{a}o de um pacote de miss\~{a}o a\'{e}rea. Tratando-se esta avalia\c{c}\~{a}o como um problema de categoriza\c{c}\~{a}o, apresenta-se uma estrutu- ra de modelo de apoio \`{a} decis\~{a}o baseada no m\'{e}todo ELECTRE TRI, em face dos conceitos que este m\'{e}todo adota e de suas caracter\'{i}sticas como m\'{e}todo de agrega\c{c}\~{a}o n\~{a}o-compensat\'{o}ria. Apresenta-se um exemplo de categorias propostas para a avalia- \c{c}\~{a}o das capacidades presentes no pacote de miss\~{a}o a\'{e}rea.},
keywords = {Capacidades, planejamento operacional},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O presente trabalho propõe uma abordagem multicritério para classificar o nível das capacidades militares disponíveis para uma Força Aérea, visando apoiar o processo de planejamento operacional no que tange à avaliação da composi- ção de um pacote de missão aérea. Tratando-se esta avaliação como um problema de categorização, apresenta-se uma estrutu- ra de modelo de apoio à decisão baseada no método ELECTRE TRI, em face dos conceitos que este método adota e de suas características como método de agregação não-compensatória. Apresenta-se um exemplo de categorias propostas para a avalia- ção das capacidades presentes no pacote de missão aérea. |
Trends for Spaceborne Synthetic Aperture Radar for Earth-Observation Proceedings Article Costa, Márcio Martins Silva; Passaro, Angelo @inproceedings{M\'{a}rcio2015withb,
title = {Trends for Spaceborne Synthetic Aperture Radar for Earth-Observation},
author = {M\'{a}rcio Martins Silva Costa and Angelo Passaro},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_9_3.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {SAR satellites have been increasingly used in the last years. Nowadays, the main challenge is to combine high- resolution with large swath in order to acquire more data with more resolution in a shorter time. Several proposals have been considered in order to achieve this objective. This paper summarizes the trends on Spaceborne SAR systems that promise to overcome the current challenges.},
keywords = {with conventional technologies it seems that its not possible to have high-resolution and wide swath at the same time 1},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
SAR satellites have been increasingly used in the last years. Nowadays, the main challenge is to combine high- resolution with large swath in order to acquire more data with more resolution in a shorter time. Several proposals have been considered in order to achieve this objective. This paper summarizes the trends on Spaceborne SAR systems that promise to overcome the current challenges. |
Plano de Integração para Equipamentos com Barramento MIL-STD-1553 Proceedings Article Oliveira, Laerte Jeronimo; Trabasso, Luís Gonzaga; Gomes, ITA Instituto Tecnológico Mecânica Praça Mal Eduardo; SP, Vila Campos @inproceedings{Laerte2015integra\c{c}\~{a}ob,
title = {Plano de Integra\c{c}\~{a}o para Equipamentos com Barramento MIL-STD-1553},
author = {Laerte Jeronimo Oliveira and Lu\'{i}s Gonzaga Trabasso and ITA Instituto Tecnol\'{o}gico Mec\^{a}nica Pra\c{c}a Mal Eduardo Gomes and Vila Campos SP},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_6_2.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Equipamentos com interface MIL-STD-1553 est\~{a}o sendo cada vez mais utilizados para aproveitar as suas caracter\'{i}sticas de flexibilidade, conectividade e facilidade de integra\c{c}\~{a}o. Por\'{e}m, a integra\c{c}\~{a}o de sistemas complexos nunca \'{e} um processo simples a ser realizado. A elabora\c{c}\~{a}o de um Plano de Integra\c{c}\~{a}o \'{e} um dos primeiros passos a ser seguido para se ter uma integra\c{c}\~{a}o bem sucedida. A verifica\c{c}\~{a}o da interface MIL-STD-1553 deve ser considerada neste Plano. Este artigo apresenta um roteiro para a prepara\c{c}\~{a}o desta parte do plano, os equipamentos de teste necess\'{a}rios e as caracter\'{i}sticas el\'{e}tricas que devem ser verificadas.},
keywords = {barramento MIL-STD-1553, integra\c{c}\~{a}o},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Equipamentos com interface MIL-STD-1553 estão sendo cada vez mais utilizados para aproveitar as suas características de flexibilidade, conectividade e facilidade de integração. Porém, a integração de sistemas complexos nunca é um processo simples a ser realizado. A elaboração de um Plano de Integração é um dos primeiros passos a ser seguido para se ter uma integração bem sucedida. A verificação da interface MIL-STD-1553 deve ser considerada neste Plano. Este artigo apresenta um roteiro para a preparação desta parte do plano, os equipamentos de teste necessários e as características elétricas que devem ser verificadas. |
Estudo Comparativo de Metodologias de Predição da Vida Útil de Dispositivos de Contramedidas Flares MTV Proceedings Article Pires, Humberto Baldessarini; Iha, Koshun; Rocco, José Atílio Fritz Fidel @inproceedings{Humberto2015Flaresb,
title = {Estudo Comparativo de Metodologias de Predi\c{c}\~{a}o da Vida \'{U}til de Dispositivos de Contramedidas Flares MTV},
author = {Humberto Baldessarini Pires and Koshun Iha and Jos\'{e} At\'{i}lio Fritz Fidel Rocco},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_10_1.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Dispositivos de contramedidas flares que utilizam a composi\c{c}\~{a}o designada como MTV (Magn\'{e}sio, Teflon®, Viton®) s\~{a}o os mais comumente empregados pelas for\c{c}as a\'{e}reas ao redor do mundo. Devido \`{a} voca\c{c}\~{a}o pac\'{i}fica da maioria dos pa\'{i}ses, esses artefatos tendem a permanecer armazenados por longos per\'{i}odos, o que pode comprometer a opera\c{c}\~{a}o segura desse tipo de material energ\'{e}tico, bem como alterar o desempenho esperado em uma eventual utiliza\c{c}\~{a}o. Essa quest\~{a}o ocasionou o desenvolvimento de metodologias de predi\c{c}\~{a}o de vida \'{u}til, dentre os quais tr\^{e}s delas foram estudadas e comparadas ao longo do presente artigo. A umidade relativa e a temperatura s\~{a}o determinantes no processo de envelhecimento do dispositivo.},
keywords = {envelhecimento, Flares, MTV},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Dispositivos de contramedidas flares que utilizam a composição designada como MTV (Magnésio, Teflon®, Viton®) são os mais comumente empregados pelas forças aéreas ao redor do mundo. Devido à vocação pacífica da maioria dos países, esses artefatos tendem a permanecer armazenados por longos períodos, o que pode comprometer a operação segura desse tipo de material energético, bem como alterar o desempenho esperado em uma eventual utilização. Essa questão ocasionou o desenvolvimento de metodologias de predição de vida útil, dentre os quais três delas foram estudadas e comparadas ao longo do presente artigo. A umidade relativa e a temperatura são determinantes no processo de envelhecimento do dispositivo. |
Relação custo benefício hardware/software de um filtro de resposta finita implementado em Field- Programmable Gate Arrays Proceedings Article Araujo, Gustavo Farhat; dAmore, Roberto @inproceedings{Gustavo2015Integra\c{c}\~{a}ob,
title = {Rela\c{c}\~{a}o custo benef\'{i}cio hardware/software de um filtro de resposta finita implementado em Field- Programmable Gate Arrays},
author = {Gustavo Farhat Araujo and Roberto dAmore},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_1_2.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Este trabalho aborda quatro implementa\c{c}\~{o}es de um filtro FIR em um FPGA, com o objetivo de se estudar a rela\c{c}\~{a}o custo benef\'{i}cio hardware/software, considerando a velocidade de processamento e o uso de recursos de um FPGA. Instru\c{c}\~{o}es dedicadas foram inclu\'{i}das no conjunto de instru\c{c}\~{o}es dispon\'{i}veis do processador Nios sintetizado no FGPA para estudo do desempenho. Foi analisado um filtro FIR windowed- sinc passa-baixas com uma janela Blackman. A partir de um sinal de entrada composto, foi gerado um sinal de sa\'{i}da filtrado e verificado o tempo de processamento e o percentual de recursos utilizados por cada implementa\c{c}\~{a}o. Na implementa\c{c}\~{a}o com mais recurso de hardware, o tempo de execu\c{c}\~{a}o foi de 40µs enquanto no modelo implementado exclusivamente por software. o tempo necess\'{a}rio atingiu 14ms. Nas implementa\c{c}\~{o}es onde se predominou o uso de hardware foram empregados 70% dos recursos do FPGA, contra 4% no caso do algoritmo executado predominantemente em software.},
keywords = {Integra\c{c}\~{a}o de sistemas embarcados},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho aborda quatro implementações de um filtro FIR em um FPGA, com o objetivo de se estudar a relação custo benefício hardware/software, considerando a velocidade de processamento e o uso de recursos de um FPGA. Instruções dedicadas foram incluídas no conjunto de instruções disponíveis do processador Nios sintetizado no FGPA para estudo do desempenho. Foi analisado um filtro FIR windowed- sinc passa-baixas com uma janela Blackman. A partir de um sinal de entrada composto, foi gerado um sinal de saída filtrado e verificado o tempo de processamento e o percentual de recursos utilizados por cada implementação. Na implementação com mais recurso de hardware, o tempo de execução foi de 40µs enquanto no modelo implementado exclusivamente por software. o tempo necessário atingiu 14ms. Nas implementações onde se predominou o uso de hardware foram empregados 70% dos recursos do FPGA, contra 4% no caso do algoritmo executado predominantemente em software. |
Uma abordagem para inclusão de segurança na descrição semântica de serviços Web no contexto do SISCEAB Proceedings Article Siqueira, Gerson Monteiro; Barreto, Alexandre Barros; Oliveira, José Parente; Costa, Inaldo @inproceedings{Gerson2015OWL-Sb,
title = {Uma abordagem para inclus\~{a}o de seguran\c{c}a na descri\c{c}\~{a}o sem\^{a}ntica de servi\c{c}os Web no contexto do SISCEAB},
author = {Gerson Monteiro Siqueira and Alexandre Barros Barreto and Jos\'{e} Parente Oliveira and Inaldo Costa},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_2_3.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Cada vez mais aumenta a demanda de usu\'{a}rios para acessar servi\c{c}os e informa\c{c}\~{o}es na Web de forma mais padronizada, automatizada e segura. Neste contexto, est\~{a}o tamb\'{e}m os servi\c{c}os de Tr\'{a}fego A\'{e}reo, a n\'{i}vel mundial. Como solu\c{c}\~{a}o, a ICAO estabeleceu a arquitetura SWIM, baseada em SOA, cuja a tecnologia mais utilizada \'{e} o servi\c{c}o Web, como o novo modelo de padr\~{o}es, infraestrutura e governan\c{c}a no ambiente de Gerenciamento de Tr\'{a}fego A\'{e}reo (ATM). Por\'{e}m, os servi\c{c}os Web apresentam alguns problemas de intera\c{c}\~{a}o, sendo necess\'{a}rio utilizar a sem\^{a}ntica para melhorar a sua seguran\c{c}a e interoperabilidade. Objetivando contribuir com o cen\'{a}rio brasileiro, a finalidade deste artigo \'{e} apresentar uma abordagem para a inclus\~{a}o de seguran\c{c}a na descri\c{c}\~{a}o sem\^{a}ntica de servi\c{c}os Web, dentro da conjuntura do SISCEAB, demonstrando a integra\c{c}\~{a}o de ontologias de seguran\c{c}a, j\'{a} existentes, com ontologias de servi\c{c}os descritas em OWL-S.},
keywords = {OWL-S, SISCEAB, SWIM},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Cada vez mais aumenta a demanda de usuários para acessar serviços e informações na Web de forma mais padronizada, automatizada e segura. Neste contexto, estão também os serviços de Tráfego Aéreo, a nível mundial. Como solução, a ICAO estabeleceu a arquitetura SWIM, baseada em SOA, cuja a tecnologia mais utilizada é o serviço Web, como o novo modelo de padrões, infraestrutura e governança no ambiente de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM). Porém, os serviços Web apresentam alguns problemas de interação, sendo necessário utilizar a semântica para melhorar a sua segurança e interoperabilidade. Objetivando contribuir com o cenário brasileiro, a finalidade deste artigo é apresentar uma abordagem para a inclusão de segurança na descrição semântica de serviços Web, dentro da conjuntura do SISCEAB, demonstrando a integração de ontologias de segurança, já existentes, com ontologias de serviços descritas em OWL-S. |
Compósitos Estruturais Absorvedores de Radiação Eletromagnética Proceedings Article Camargo, Flávio A S; Martins, Eduardo Machado; Francisco, Nicolas Maestro; Gon-, Vitor Fernando Melo @inproceedings{Fl\'{a}vio2015Comp\'{o}sitosb,
title = {Comp\'{o}sitos Estruturais Absorvedores de Radia\c{c}\~{a}o Eletromagn\'{e}tica},
author = {Fl\'{a}vio A S Camargo and Eduardo Machado Martins and Nicolas Maestro Francisco and Vitor Fernando Melo Gon-},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_10_3.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Comp\'{o}sitos estruturais absorvedores de radia- \c{c}\~{a}o eletromagn\'{e}tica aliam capacidade de suportar esfor\c{c}os mec\^{a}nicos e absor\c{c}\~{a}o de radia\c{c}\~{a}o eletromagn\'{e}tica, e s\~{a}o consti- tu\'{i}dos de uma matriz polim\'{e}rica, refor\c{c}os baseados em fibras cont\'{i}nuas ou descont\'{i}nuas, e um centro absorvedor de radia\c{c}\~{a}o eletromagn\'{e}tica, com perdas diel\'{e}tricas e/ou magn\'{e}ticas. A presente proposta de trabalho tem como objetivo estudar a produ\c{c}\~{a}o e a caracteriza\c{c}\~{a}o \'{o}ptica e eletromagn\'{e}tica (banda X) de comp\'{o}sitos estruturais constitu\'{i}dos de fibra de vidro/ep\'{o}xi, fibra de carbono/ep\'{o}xi e filmes finos absorvedores de radia\c{c}\~{a}o eletromagn\'{e}tica em escala nanom\'{e}trica (5, 10 e 15 nm), baseados no elemento qu\'{i}mico cobre, depositados sobre o substrato poli- m\'{e}rico poli(tereftalato etileno) na forma de filme, pelo processo magnetron sputtering. Os resultados obtidos mostram valores de atenua\c{c}\~{a}o da energia da onda eletromagn\'{e}tica entre -0,5 e -11 dB, obtidos com comp\'{o}sitos estruturais com diferentes ar- quiteturas, com varia\c{c}\~{a}o da sequ\^{e}ncia e quantidade de camadas de tecidos de fibra de vidro/carbono e filmes finos.},
keywords = {Comp\'{o}sitos estruturais},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Compósitos estruturais absorvedores de radia- ção eletromagnética aliam capacidade de suportar esforços mecânicos e absorção de radiação eletromagnética, e são consti- tuídos de uma matriz polimérica, reforços baseados em fibras contínuas ou descontínuas, e um centro absorvedor de radiação eletromagnética, com perdas dielétricas e/ou magnéticas. A presente proposta de trabalho tem como objetivo estudar a produção e a caracterização óptica e eletromagnética (banda X) de compósitos estruturais constituídos de fibra de vidro/epóxi, fibra de carbono/epóxi e filmes finos absorvedores de radiação eletromagnética em escala nanométrica (5, 10 e 15 nm), baseados no elemento químico cobre, depositados sobre o substrato poli- mérico poli(tereftalato etileno) na forma de filme, pelo processo magnetron sputtering. Os resultados obtidos mostram valores de atenuação da energia da onda eletromagnética entre -0,5 e -11 dB, obtidos com compósitos estruturais com diferentes ar- quiteturas, com variação da sequência e quantidade de camadas de tecidos de fibra de vidro/carbono e filmes finos. |
Compressive Sensing: Uma Ferramenta Alternativa para Estimação de Direção de Chegada Proceedings Article Chinatto, Adilson; Junqueira, Cynthia; Romano, João Marcos T; Larzabal, Pascal @inproceedings{Adilson2015Radarb,
title = {Compressive Sensing: Uma Ferramenta Alternativa para Estima\c{c}\~{a}o de Dire\c{c}\~{a}o de Chegada},
author = {Adilson Chinatto and Cynthia Junqueira and Jo\~{a}o Marcos T Romano and Pascal Larzabal},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_1_1.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Este trabalho apresenta ferramentas baseadas no conceito de esparsidade, com aplica\c{c}\~{a}o no problema de estima\c{c}\~{a}o de dire\c{c}\~{a}o de chegada (DOA) em arranjos de antenas. As t\'{e}cnicas tratadas pertencem ao conhecido escopo do compressive sensing e representam uma alterna- tiva realista e menos custosa aos m\'{e}todos de estima\c{c}\~{a}o de DOA tradicionais como o MUSIC e o ESPRIT, permitindo estima\c{c}\~{a}o precisa mesmo em cen\'{a}rios com poucas antenas e uso de poucos snapshots.},
keywords = {compressive sensing, DOA, Radar},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho apresenta ferramentas baseadas no conceito de esparsidade, com aplicação no problema de estimação de direção de chegada (DOA) em arranjos de antenas. As técnicas tratadas pertencem ao conhecido escopo do compressive sensing e representam uma alterna- tiva realista e menos custosa aos métodos de estimação de DOA tradicionais como o MUSIC e o ESPRIT, permitindo estimação precisa mesmo em cenários com poucas antenas e uso de poucos snapshots. |
Proposta de Avaliação da Eficiência de Redes Logísticas de Combate Empregando Mapa Cognitivo Proceedings Article Cardoso, Fábio Ayres; Scarpel, Rodrigo Arnaldo; Belderrain, Mischel Carmen Neyra @inproceedings{F\'{a}bio2015otimiza\c{c}\~{a}ob,
title = {Proposta de Avalia\c{c}\~{a}o da Efici\^{e}ncia de Redes Log\'{i}sticas de Combate Empregando Mapa Cognitivo},
author = {F\'{a}bio Ayres Cardoso and Rodrigo Arnaldo Scarpel and Mischel Carmen Neyra Belderrain},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_5_3.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {O planejamento das a\c{c}\~{o}es de suporte log\'{i}stico a tropas desdobradas envolvidas em combate dentro de um teatro de opera\c{c}\~{o}es compreende uma das atividades mais complexas, tendo em vista a mir\'{i}ade de condicionantes que precisam ser atendidos (janela de opera\c{c}\~{a}o, capacidade das aeronaves, custos etc). Para mitigar esse problema, modelos matem\'{a}ticos vem sendo desenvolvidos, cada qual abordando perspectivas distintas do envolvente operacional, n\~{a}o abarcando, por completo, suas inst\^{a}ncias decisivas. Como o emprego do mapa cognitivo e da redu\c{c}\~{a}o metodol\'{o}gica de conceitos, \'{e} poss\'{i}vel identificar os construtos-base relacionados aos aspectos est\'{a}ticos e din\^{a}micos de um sistema log\'{i}stico de combate, assim como suas rela\c{c}\~{o}es in- ternas e, assim, oferecer subs\'{i}dios para o desenvolvimento de modelos de otimiza\c{c}\~{a}o mais abrangentes e consistentes.},
keywords = {adaptabilidade I INTRODU\c{C}\~{A}O, efici\^{e}ncia, Otimiza\c{c}\~{a}o},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O planejamento das ações de suporte logístico a tropas desdobradas envolvidas em combate dentro de um teatro de operações compreende uma das atividades mais complexas, tendo em vista a miríade de condicionantes que precisam ser atendidos (janela de operação, capacidade das aeronaves, custos etc). Para mitigar esse problema, modelos matemáticos vem sendo desenvolvidos, cada qual abordando perspectivas distintas do envolvente operacional, não abarcando, por completo, suas instâncias decisivas. Como o emprego do mapa cognitivo e da redução metodológica de conceitos, é possível identificar os construtos-base relacionados aos aspectos estáticos e dinâmicos de um sistema logístico de combate, assim como suas relações in- ternas e, assim, oferecer subsídios para o desenvolvimento de modelos de otimização mais abrangentes e consistentes. |
Método de avaliação aplicado à configuração dinâmica dos setores de controle do espaço aéreo Proceedings Article Nascimento, Fábio S; Ferrari, Denise Beatriz T P A; Costa, Paulo Cesar G; Barreto, Alexandre B @inproceedings{F\'{a}bio2015Airb,
title = {M\'{e}todo de avalia\c{c}\~{a}o aplicado \`{a} configura\c{c}\~{a}o din\^{a}mica dos setores de controle do espa\c{c}o a\'{e}reo},
author = {F\'{a}bio S Nascimento and Denise Beatriz T P A Ferrari and Paulo Cesar G Costa and Alexandre B Barreto},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_7_1.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Dentre as iniciativas de moderniza\c{c}\~{a}o do controle do espa\c{c}o a\'{e}reo, a configura\c{c}\~{a}o din\^{a}mica do espa\c{c}o a\'{e}reo (Dynamic Airspace Configuration \textendash DAC) constitui um novo paradigma para a avia\c{c}\~{a}o, em que a geometria dos setores de controle busca adaptar-se \`{a}s constantes altera\c{c}\~{o}es na demanda. Este estudo apresenta o m\'{e}todo AirCEM (Airspace Configuration Evaluation Method), o qual prop\~{o}e uma m\'{e}trica de avalia\c{c}\~{a}o, baseada em um modelo markoviano de estados, o qual proporciona a visualiza\c{c}\~{a}o din\^{a}mica dos efeitos da nova configura\c{c}\~{a}o nos per\'{i}odos cr\'{i}ticos de carga de trabalho, dentro de um horizonte de tempo definido. Dado o seu car\'{a}ter anal\'{i}tico, a metodologia apresenta uma m\'{e}trica a qual auxilia na decis\~{a}o de separar/combinar os setores de controle, em fun\c{c}\~{a}o dos fatores de complexidade e carga de trabalho do controlador.},
keywords = {Air traffic management, Dynamic airspace},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Dentre as iniciativas de modernização do controle do espaço aéreo, a configuração dinâmica do espaço aéreo (Dynamic Airspace Configuration – DAC) constitui um novo paradigma para a aviação, em que a geometria dos setores de controle busca adaptar-se às constantes alterações na demanda. Este estudo apresenta o método AirCEM (Airspace Configuration Evaluation Method), o qual propõe uma métrica de avaliação, baseada em um modelo markoviano de estados, o qual proporciona a visualização dinâmica dos efeitos da nova configuração nos períodos críticos de carga de trabalho, dentro de um horizonte de tempo definido. Dado o seu caráter analítico, a metodologia apresenta uma métrica a qual auxilia na decisão de separar/combinar os setores de controle, em função dos fatores de complexidade e carga de trabalho do controlador. |
Uma FIFO Básica para Transferência de Dados no Domínio de Clocks não Relacionados Proceedings Article Oliveira, Duarte L; Garcia, Kledermon; Faria, Lester A; dAmore, Roberto @inproceedings{Duarte2015sistemasb,
title = {Uma FIFO B\'{a}sica para Transfer\^{e}ncia de Dados no Dom\'{i}nio de Clocks n\~{a}o Relacionados},
author = {Duarte L Oliveira and Kledermon Garcia and Lester A Faria and Roberto dAmore},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_8_2.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Sistemas complexos demandam, cada vez mais, alta desempenho, baixa dissipa\c{c}\~{a}o de pot\^{e}ncia e altas taxas de integra\c{c}\~{a}o entre diferentes m\'{o}dulos. Plataformas militares sejam elas aeronaves, embarca\c{c}\~{o}es ou ve\'{i}culos de superf\'{i}cie, mostram-se como um agregado de equipamentos que necessitam sempre possuindo protocolos de se comunica\c{c}\~{a}o de processamento. Neste sentido, First-in-first-out (FIFO) s\~{a}o estruturas de mem\'{o}ria amplamente usadas para realizar a transfer\^{e}ncia de dados entre os m\'{o}dulos de processamento, e aumento de permitindo uma maior modularidade desempenho. Neste artigo propomos tr\^{e}s novas FIFOs b\'{a}sicas de modo misto. As FIFOs podem operar com clock misto, ou com a entrada (ou a sa\'{i}da) sendo ass\'{i}ncrona. As novas FIFOs s\~{a}o voltadas para VLSI (Very Large Scale Integration), FPGAs (Field Programmable Gate Array) e podem ser usadas eficientemente em qualquer topologia dos sistemas digitais heterog\^{e}neos do (Systems-on-Chip) ou GALS (Globally-Asynchronous Locally-Synchronous). Como principais caracter\'{i}sticas, tem-se que a sua mem\'{o}ria \'{e} constitu\'{i}da por um conjunto de registradores que operam como um pipeline ass\'{i}ncrono, enquanto as interfaces, que sincronizam o sinal de clock, o fazem de forma eficiente. Os resultados obtidos pelas FIFOs s\~{a}o bastante promissores, seja em \'{a}rea, pot\^{e}ncia dissipada e/ou taxa de transfer\^{e}ncia (throughput). Palavras-Chave sistemas heterog\^{e}neos; m\'{u}ltiplos clocks; SOC; GALS.},
keywords = {sistemas heterog\^{e}neos m\'{u}ltiplos clocks SOC GALS},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Sistemas complexos demandam, cada vez mais, alta desempenho, baixa dissipação de potência e altas taxas de integração entre diferentes módulos. Plataformas militares sejam elas aeronaves, embarcações ou veículos de superfície, mostram-se como um agregado de equipamentos que necessitam sempre possuindo protocolos de se comunicação de processamento. Neste sentido, First-in-first-out (FIFO) são estruturas de memória amplamente usadas para realizar a transferência de dados entre os módulos de processamento, e aumento de permitindo uma maior modularidade desempenho. Neste artigo propomos três novas FIFOs básicas de modo misto. As FIFOs podem operar com clock misto, ou com a entrada (ou a saída) sendo assíncrona. As novas FIFOs são voltadas para VLSI (Very Large Scale Integration), FPGAs (Field Programmable Gate Array) e podem ser usadas eficientemente em qualquer topologia dos sistemas digitais heterogêneos do (Systems-on-Chip) ou GALS (Globally-Asynchronous Locally-Synchronous). Como principais características, tem-se que a sua memória é constituída por um conjunto de registradores que operam como um pipeline assíncrono, enquanto as interfaces, que sincronizam o sinal de clock, o fazem de forma eficiente. Os resultados obtidos pelas FIFOs são bastante promissores, seja em área, potência dissipada e/ou taxa de transferência (throughput). Palavras-Chave sistemas heterogêneos; múltiplos clocks; SOC; GALS. |
Síntese de Contadores Síncronos de Alta Latência Baseados em Latches Transparentes Proceedings Article Oliveira, Duarte L; Curtinhas, Tiago; Faria, Lester A; Romano, Leonardo @inproceedings{Duarte2015n\~{a}ob,
title = {S\'{i}ntese de Contadores S\'{i}ncronos de Alta Lat\^{e}ncia Baseados em Latches Transparentes},
author = {Duarte L Oliveira and Tiago Curtinhas and Lester A Faria and Leonardo Romano},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_9_1.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {A mem\'{o}ria da parte sequencial de um sistema digital s\'{i}ncrono convencionalmente \'{e} composta por elementos de mem\'{o}ria do tipo flip-flops. Esse tipo de elemento de mem\'{o}ria al\'{e}m de ter uma alta pot\^{e}ncia dissipada tamb\'{e}m tem um tempo de atraso significativo (tempo de setup + tempo de propaga\c{c}\~{a}o). Um componente sequencial muito importante em um sistema digital s\~{a}o os contadores s\'{i}ncronos. Contadores s\'{i}ncronos s\~{a}o convencionalmente sintetizados a partir de Flip-Flops. Neste artigo propomos um novo m\'{e}todo para projeto de contadores s\'{i}ncronos que s\~{a}o sintetizados a partir de latches transparentes. A substitui\c{c}\~{a}o Flip-Flops por latches transparentes acarretam algumas potenciais vantagens, como redu\c{c}\~{a}o do tempo de atraso, que significa aumento de desempenho e redu\c{c}\~{a}o no tempo setup, que aumenta a robustez \'{a} metaestabilidade. Atrav\'{e}s de dois casos de estudo mostramos a simplicidade e a efici\^{e}ncia do novo m\'{e}todo, como tamb\'{e}m uma melhoria nos resultados. Palavras chavess\'{i}ntese l\'{o}gica, contadores, divisores de frequ\^{e}ncia, m\'{a}quinas de estado finito.},
keywords = {n\~{a}o dispon\'{i}vel},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
A memória da parte sequencial de um sistema digital síncrono convencionalmente é composta por elementos de memória do tipo flip-flops. Esse tipo de elemento de memória além de ter uma alta potência dissipada também tem um tempo de atraso significativo (tempo de setup + tempo de propagação). Um componente sequencial muito importante em um sistema digital são os contadores síncronos. Contadores síncronos são convencionalmente sintetizados a partir de Flip-Flops. Neste artigo propomos um novo método para projeto de contadores síncronos que são sintetizados a partir de latches transparentes. A substituição Flip-Flops por latches transparentes acarretam algumas potenciais vantagens, como redução do tempo de atraso, que significa aumento de desempenho e redução no tempo setup, que aumenta a robustez á metaestabilidade. Através de dois casos de estudo mostramos a simplicidade e a eficiência do novo método, como também uma melhoria nos resultados. Palavras chavessíntese lógica, contadores, divisores de frequência, máquinas de estado finito. |
Two-Level Hazard-Free Logic Minimization of Speed-Independent Extended Burst-Mode Controllers Proceedings Article Oliveira, Duarte L; Faria, Lester A @inproceedings{Duarte2015finiteb,
title = {Two-Level Hazard-Free Logic Minimization of Speed-Independent Extended Burst-Mode Controllers},
author = {Duarte L Oliveira and Lester A Faria},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_6_3.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Several algorithms of hazard-free logic minimization were proposed for extended burst-mode asynchronous controllers that operate in the generalized fundamental mode (GFM) and accept the so-called extended burst-mode (XBM) Specification. This class of controller’s shows to be very interesting because the XBM specification allows describing a wide range of circuits, from complex asynchronous interfaces to Moore-type synchronous controllers that operate in the two edges of the clock signal. Another interesting class of asynchronous controllers is the speed-independent (SI) ones. They are more robusts, more modulate and easy to be verified, when counter-parts. Considering and conjugating the advantages provided by both approaches, in this paper we propose an algorithm for hazard-free logic minimization, exact in the number of literals, for SI asynchronous controllers that starts from the XBM specification, being highly suitable for the implementation on high accuracy, robust and complex systems, like the ones actually embedded in military systems and platforms. The proposed algorithm has been successfully applied to a set of known benchmarks showing good and potential results for practical implementation.},
keywords = {asynchronous logic, finite state machine},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Several algorithms of hazard-free logic minimization were proposed for extended burst-mode asynchronous controllers that operate in the generalized fundamental mode (GFM) and accept the so-called extended burst-mode (XBM) Specification. This class of controller’s shows to be very interesting because the XBM specification allows describing a wide range of circuits, from complex asynchronous interfaces to Moore-type synchronous controllers that operate in the two edges of the clock signal. Another interesting class of asynchronous controllers is the speed-independent (SI) ones. They are more robusts, more modulate and easy to be verified, when counter-parts. Considering and conjugating the advantages provided by both approaches, in this paper we propose an algorithm for hazard-free logic minimization, exact in the number of literals, for SI asynchronous controllers that starts from the XBM specification, being highly suitable for the implementation on high accuracy, robust and complex systems, like the ones actually embedded in military systems and platforms. The proposed algorithm has been successfully applied to a set of known benchmarks showing good and potential results for practical implementation. |
A Simple Approach for the Design of Asynchronous State Machines Using One-Hot Encoding Proceedings Article Oliveira, Duarte L; Curtinhas, Tiago; Faria, Lester A @inproceedings{Duarte2015controlb,
title = {A Simple Approach for the Design of Asynchronous State Machines Using One-Hot Encoding},
author = {Duarte L Oliveira and Tiago Curtinhas and Lester A Faria},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_1_3.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {This paper proposes a new approach for the synthesis, by direct mapping, of burst-mode asynchronous finite state machines (BM_AFSM). Considering typical aerospace environments, asynchronous circuits tend to avoid several kinds of problems related to high-complexity circuits designing, what is highly desirable in military systems. They do not present clock skew and minimizes the power consumption, leading to long-life battery-fed systems. They are also more robust to noise, temperature variations and to technology migration, presenting low electromagnetic emission. The great advantage of the synthesis by direct mapping is the simplicity of the methodology, not demanding any knowledge on asynchronous logic concepts, hazard-free circuits and critical race theory. The synthesized BM_AFSMs operate in Ib/Ob mode, which present superior performance when compared to generalized fundamental mode asynchronous circuits. It shows to be faster than those previously proposed in the literature, presenting a good modularity, what is provided by the simple interface with the external world. Starting from a well-known burst-mode (BM) specification, the direct mapping allows implementing large specifications with just little computational effort. The new approach has, as main advantage when compared to other direct mapping methods, the reduction of the memory elements and thus, of the circuit area. For a large set of benchmarks specified in burst mode, it obtained an average reduction of 49% of the memory devices.},
keywords = {asynchronous, control cells, finite state machine},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
This paper proposes a new approach for the synthesis, by direct mapping, of burst-mode asynchronous finite state machines (BM_AFSM). Considering typical aerospace environments, asynchronous circuits tend to avoid several kinds of problems related to high-complexity circuits designing, what is highly desirable in military systems. They do not present clock skew and minimizes the power consumption, leading to long-life battery-fed systems. They are also more robust to noise, temperature variations and to technology migration, presenting low electromagnetic emission. The great advantage of the synthesis by direct mapping is the simplicity of the methodology, not demanding any knowledge on asynchronous logic concepts, hazard-free circuits and critical race theory. The synthesized BM_AFSMs operate in Ib/Ob mode, which present superior performance when compared to generalized fundamental mode asynchronous circuits. It shows to be faster than those previously proposed in the literature, presenting a good modularity, what is provided by the simple interface with the external world. Starting from a well-known burst-mode (BM) specification, the direct mapping allows implementing large specifications with just little computational effort. The new approach has, as main advantage when compared to other direct mapping methods, the reduction of the memory elements and thus, of the circuit area. For a large set of benchmarks specified in burst mode, it obtained an average reduction of 49% of the memory devices. |
Impacto das Características de um Feixe Laser na Efetividade de um DIRCM: Definição de Parâmetros para Avaliação Operacional Proceedings Article Nunes, Diego Alves; Almeida, Vilson Rosa @inproceedings{Diego2015Medidab,
title = {Impacto das Caracter\'{i}sticas de um Feixe Laser na Efetividade de um DIRCM: Defini\c{c}\~{a}o de Par\^{a}metros para Avalia\c{c}\~{a}o Operacional},
author = {Diego Alves Nunes and Vilson Rosa Almeida},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_3_2.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Com a futura incorpora\c{c}\~{a}o de sistemas laser como Medida de Ataque Eletr\^{o}nico com Energia Direcionada nas aeronaves da For\c{c}a A\'{e}rea Brasileira, realizou-se um estudo preliminar para avalia\c{c}\~{a}o do desempenho de um sistema DIRCM. Observa-se que a pot\^{e}ncia necess\'{a}ria para a obten\c{c}\~{a}o de um determinado efeito (satura\c{c}\~{a}o ou dazzling) \'{e} diretamente proporcional ao quadrado do fator M (qualidade do feixe) e inversamente proporcional ao quadrado da cintura inicial do feixe. As influ\^{e}ncias da atmosfera, do perfil de distribui\c{c}\~{a}o da intensidade, e da precis\~{a}o do mecanismo de direcionamento, tamb\'{e}m s\~{a}o apresentadas, pois a energia irradiada no alvo poder\'{a} degradar consideravelmente em fun\c{c}\~{a}o da varia\c{c}\~{a}o desses par\^{a}metros. A Irradi\^{a}ncia necess\'{a}ria para o dazzling apresenta-se como um dado indispens\'{a}vel para a visualiza\c{c}\~{a}o das influ\^{e}ncias das caracter\'{i}sticas de um feixe laser no desempenho de um equipamento DIRCM, e por isso, ao final, s\~{a}o propostos t\'{o}picos a serem investigados para a correta defini\c{c}\~{a}o dessa densidade de pot\^{e}ncia. Palavras-ChaveMedida de Ataque Eletr\^{o}nico, Contramedida, Laser, DIRCM.},
keywords = {Contramedida, DIRCM, laser, Medida de Ataque Eletr\^{o}nico},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Com a futura incorporação de sistemas laser como Medida de Ataque Eletrônico com Energia Direcionada nas aeronaves da Força Aérea Brasileira, realizou-se um estudo preliminar para avaliação do desempenho de um sistema DIRCM. Observa-se que a potência necessária para a obtenção de um determinado efeito (saturação ou dazzling) é diretamente proporcional ao quadrado do fator M (qualidade do feixe) e inversamente proporcional ao quadrado da cintura inicial do feixe. As influências da atmosfera, do perfil de distribuição da intensidade, e da precisão do mecanismo de direcionamento, também são apresentadas, pois a energia irradiada no alvo poderá degradar consideravelmente em função da variação desses parâmetros. A Irradiância necessária para o dazzling apresenta-se como um dado indispensável para a visualização das influências das características de um feixe laser no desempenho de um equipamento DIRCM, e por isso, ao final, são propostos tópicos a serem investigados para a correta definição dessa densidade de potência. Palavras-ChaveMedida de Ataque Eletrônico, Contramedida, Laser, DIRCM. |
Integração dos simuladores de voo da aeronave A-29 usando a arquitetura High Level Architecture Proceedings Article Baggio, Daniel Lélis; Almeida, Luisa Amaral @inproceedings{Daniel2015Simula\c{c}\~{a}ob,
title = {Integra\c{c}\~{a}o dos simuladores de voo da aeronave A-29 usando a arquitetura High Level Architecture},
author = {Daniel L\'{e}lis Baggio and Luisa Amaral Almeida},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_4_1.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {O avan\c{c}o tecnol\'{o}gico na \'{a}rea de simula\c{c}\~{a}o permitiu que simuladores de voo pudessem operar em conjunto, aperfei\c{c}oando o treinamento de voos em pacote. Nesse sentido, a High Level Architecture (HLA) foi definida como a arquitetura para prover interoperabilidade entre os simuladores do Minist\'{e}rio da Defesa. Como consequ\^{e}ncia, surgiu o desafio de adaptar os simuladores existentes na For\c{c}a A\'{e}rea Brasileira aos padr\~{o}es definidos na HLA. Assim, o presente trabalho mostra os desafios e solu\c{c}\~{o}es encontrados no desenvolvimento da camada de integra\c{c}\~{a}o dos simuladores do A-29 via HLA. Como resultado, conseguiu-se prover interoperabilidade n\~{a}o apenas entre os simuladores do A-29, mas tamb\'{e}m com ferramentas COTS (commercial off-the-shelf) de for\c{c}as geradas por computador, proporcionando o treinamento t\'{a}tico em conjunto. A solu\c{c}\~{a}o ainda precisa de melhorias, principalmente para evitar erros de interpola\c{c}\~{a}o nas posi\c{c}\~{o}es das entidades da simula\c{c}\~{a}o, al\'{e}m de uma avalia\c{c}\~{a}o operacional a fim de verificar sua efetividade no treinamento.},
keywords = {Simula\c{c}\~{a}o de cen\'{a}rios de Comando e},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
O avanço tecnológico na área de simulação permitiu que simuladores de voo pudessem operar em conjunto, aperfeiçoando o treinamento de voos em pacote. Nesse sentido, a High Level Architecture (HLA) foi definida como a arquitetura para prover interoperabilidade entre os simuladores do Ministério da Defesa. Como consequência, surgiu o desafio de adaptar os simuladores existentes na Força Aérea Brasileira aos padrões definidos na HLA. Assim, o presente trabalho mostra os desafios e soluções encontrados no desenvolvimento da camada de integração dos simuladores do A-29 via HLA. Como resultado, conseguiu-se prover interoperabilidade não apenas entre os simuladores do A-29, mas também com ferramentas COTS (commercial off-the-shelf) de forças geradas por computador, proporcionando o treinamento tático em conjunto. A solução ainda precisa de melhorias, principalmente para evitar erros de interpolação nas posições das entidades da simulação, além de uma avaliação operacional a fim de verificar sua efetividade no treinamento. |
Caracterização do Óculos de Visão Noturna em Missão de Busca de Alvos Ativos Proceedings Article Link, Cristiano; Marujo, Ernesto Cordeiro; Ferrari, Denise Beatriz @inproceedings{Cristiano2015DOEb,
title = {Caracteriza\c{c}\~{a}o do \'{O}culos de Vis\~{a}o Noturna em Miss\~{a}o de Busca de Alvos Ativos},
author = {Cristiano Link and Ernesto Cordeiro Marujo and Denise Beatriz Ferrari},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_7_2.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Este trabalho descreve os testes realizados para a caracteriza\c{c}\~{a}o de um Equipamento de Vis\~{a}o Noturna em miss˜oes de busca de alvos ativos. O planejamento de experimentos seguiu o Design Split-Plot. Investigou-se como a dist\^{a}ncia de detec\c{c}\~{a}o \'{e} afetada pelo tipo da fonte luminosa, altura de voo,cobertura de vegeta\c{c}\~{a}o, per\'{i}odo (classe da noite) e suas intera\c{c}˜oes de segunda ordem. Um modelo de regress\~{a}o foi ajustado pelo m\'{e}todo REML (Restricted Maximum Likelihood). As hip\'{o}teses intuitivamente esperadas foram aceitas, exceto a hip\'{o}tese de que a dist\^{a}ncia de detec\c{c}\~{a}o diminui com o aumento da altura de voo, que foi rejeitada.},
keywords = {DOE, NVG, SAR},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este trabalho descreve os testes realizados para a caracterização de um Equipamento de Visão Noturna em miss˜oes de busca de alvos ativos. O planejamento de experimentos seguiu o Design Split-Plot. Investigou-se como a distância de detecção é afetada pelo tipo da fonte luminosa, altura de voo,cobertura de vegetação, período (classe da noite) e suas interaç˜oes de segunda ordem. Um modelo de regressão foi ajustado pelo método REML (Restricted Maximum Likelihood). As hipóteses intuitivamente esperadas foram aceitas, exceto a hipótese de que a distância de detecção diminui com o aumento da altura de voo, que foi rejeitada. |
Técnicas de Otimização da Faixa Dinâmica Livre de Espúrios de Enlaces Analógicos a Fibra Óptica Proceedings Article Ribeiro, Bruno Elias; Coutinho, Olympio Lucchini; Almeida, Vilson Rosa @inproceedings{Bruno2015faixab,
title = {T\'{e}cnicas de Otimiza\c{c}\~{a}o da Faixa Din\^{a}mica Livre de Esp\'{u}rios de Enlaces Anal\'{o}gicos a Fibra \'{O}ptica},
author = {Bruno Elias Ribeiro and Olympio Lucchini Coutinho and Vilson Rosa Almeida},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_6_1.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {A demanda por enlaces anal\'{o}gicos a fibra \'{o}ptica (EAFO) de alto desempenho aumenta consideravelmente a import\^{a}ncia da otimiza\c{c}\~{a}o da faixa din\^{a}mica livre de esp\'{u}rios (SFDR \textendash Spurious Free Dynamic Range). V\'{a}rias t\'{e}cnicas t\^{e}m sido propostas visando elevar esta importante figura de m\'{e}rito em EAFO. Este artigo apresenta considera\c{c}\~{o}es acerca da an\'{a}lise de desempenho de EAFO, assim como uma revis\~{a}o das principais metodologias existentes para atingir uma elevada SFDR. Prop\~{o}e-se, ainda, uma t\'{e}cnica para atingir a mesma finalidade, baseada na compensa\c{c}\~{a}o da distor\c{c}\~{a}o introduzida pelo modulador de Mach-Zehnder (MZM) por meio da satura\c{c}\~{a}o no fotodetector.},
keywords = {faixa din\^{a}mica livre de esp\'{u}rios, RF em},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
A demanda por enlaces analógicos a fibra óptica (EAFO) de alto desempenho aumenta consideravelmente a importância da otimização da faixa dinâmica livre de espúrios (SFDR – Spurious Free Dynamic Range). Várias técnicas têm sido propostas visando elevar esta importante figura de mérito em EAFO. Este artigo apresenta considerações acerca da análise de desempenho de EAFO, assim como uma revisão das principais metodologias existentes para atingir uma elevada SFDR. Propõe-se, ainda, uma técnica para atingir a mesma finalidade, baseada na compensação da distorção introduzida pelo modulador de Mach-Zehnder (MZM) por meio da saturação no fotodetector. |
Scenario analysis as a decision-support tool: a maritime patrol case study Proceedings Article Costa, André Negrão; Paes, Rafael Lemos; Zawadzki, Marcelo; Geraldo, Diego @inproceedings{Andr\'{e}2015Scenariob,
title = {Scenario analysis as a decision-support tool: a maritime patrol case study},
author = {Andr\'{e} Negr\~{a}o Costa and Rafael Lemos Paes and Marcelo Zawadzki and Diego Geraldo},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_7_3.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {This article argues for the use of scenario analysis as a decision-support tool, regarding incentives and investments on either the development or the acquisition of new military systems. In particular, it presents a study on the maritime patrol operations scenario with the availability of synthetic aperture radar satellite images during its planning process. Through a proper analysis, the images may serve as a powerful subsidy for enhancing mission effectiveness and reducing costs. The effectiveness may be measured by the number of encountered vessels and the cost reductions may come from the fewer flight hours necessary for the mission through path optimization. As a conclusion, not only it is possible to observe clear improvements on the mission success, but also the potential this kind of analysis has for force sizing and capacity development.},
keywords = {Maritime, optimization, Scenario analysis},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
This article argues for the use of scenario analysis as a decision-support tool, regarding incentives and investments on either the development or the acquisition of new military systems. In particular, it presents a study on the maritime patrol operations scenario with the availability of synthetic aperture radar satellite images during its planning process. Through a proper analysis, the images may serve as a powerful subsidy for enhancing mission effectiveness and reducing costs. The effectiveness may be measured by the number of encountered vessels and the cost reductions may come from the fewer flight hours necessary for the mission through path optimization. As a conclusion, not only it is possible to observe clear improvements on the mission success, but also the potential this kind of analysis has for force sizing and capacity development. |
Análise Estatística da Aplicação da Escala Cooper- Harper na Avaliação da Qualidade de Pilotagem de uma Aeronave Proceedings Article Junior, Alvimar Lucena Costa @inproceedings{Alvimar2015Ensaiosb,
title = {An\'{a}lise Estat\'{i}stica da Aplica\c{c}\~{a}o da Escala Cooper- Harper na Avalia\c{c}\~{a}o da Qualidade de Pilotagem de uma Aeronave},
author = {Alvimar Lucena Costa Junior},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_2_1.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Este artigo relata a an\'{a}lise de signific\^{a}ncia de graus da escala de qualidades de pilotagem de Cooper-Harper atribu\'{i}dos por seis Pilotos de Ensaio em Voo em sete Tarefas de Pilotagem, utilizando-se a t\'{e}cnica da An\'{a}lise de Varian\c{c}a e da an\'{a}lise dos res\'{i}duos dessa distribui\c{c}\~{a}o. O estudo constata que os graus atribu\'{i}dos por cada Piloto de Ensaio diferem pouco entre si, trazendo evid\^{e}ncias de que a aplica\c{c}\~{a}o da Escala Cooper- Harper atribui maior objetividade a uma avalia\c{c}\~{a}o inerentemente subjetiva.},
keywords = {Ensaios em Voo, Qualidades de Pilotagem},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Este artigo relata a análise de significância de graus da escala de qualidades de pilotagem de Cooper-Harper atribuídos por seis Pilotos de Ensaio em Voo em sete Tarefas de Pilotagem, utilizando-se a técnica da Análise de Variança e da análise dos resíduos dessa distribuição. O estudo constata que os graus atribuídos por cada Piloto de Ensaio diferem pouco entre si, trazendo evidências de que a aplicação da Escala Cooper- Harper atribui maior objetividade a uma avaliação inerentemente subjetiva. |
Metodologia de Avaliação Espacial Quantitativa de Sistemas Eletro-ópticos Imageadores. Proceedings Article Damião, Alvaro J; Castro, Ruy M; Filho, Geraldo M L; Almeida, Robert C F @inproceedings{Alvaro2015Avalia\c{c}\~{a}ob,
title = {Metodologia de Avalia\c{c}\~{a}o Espacial Quantitativa de Sistemas Eletro-\'{o}pticos Imageadores.},
author = {Alvaro J Dami\~{a}o and Ruy M Castro and Geraldo M L Filho and Robert C F Almeida},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_3_3.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {A detec\c{c}\~{a}o, a identifica\c{c}\~{a}o, o reconhecimento, a interpreta\c{c}\~{a}o e o acompanhamento s\~{a}o atividades de suma import\^{a}ncia nas a\c{c}\~{o}es de intelig\^{e}ncia operacional, da patrulha mar\'{i}tima, de busca e salvamento e no apoio \`{a} tomada de decis\~{a}o. Para esses fins, os sistemas eletro-\'{o}pticos s\~{a}o ferramentas muito importantes. Atualmente est\~{a}o dispon\'{i}veis muitos sistemas eletro-\'{o}pticos capacitados a realizar as essas a\c{c}\~{o}es. Portanto, identificar o melhor sensor para desempenhar as diversas a\c{c}\~{o}es \'{e} uma tarefa dif\'{i}cil quando n\~{a}o se disp\~{o}e de ferramentas adequadas para fazer a avalia\c{c}\~{a}o. Neste trabalho, foi realizada a caracteriza\c{c}\~{a}o espacial de uma c\^{a}mera termal, com uma lente de 27 mm e tamb\'{e}m com uma lente de 54 mm, no laborat\'{o}rio do IEAv, utilizando-se um alvo USAF 1951 de alum\'{i}nio e um corpo negro de \'{a}rea extensa, a fim de avaliar quantitativamente este sistema eletro-\'{o}ptico. Contudo para uma avalia\c{c}\~{a}o completa s\~{a}o se faz necess\'{a}ria as caracteriza\c{c}\~{o}es radiom\'{e}trica e espectral. Com isso, pretende-se dar in\'{i}cio a uma metodologia que permita avaliar espacialmente um sistema eletro-\'{o}ptico imageador, identificando o potencial de uso e disponibilizando informa\c{c}\~{o}es que possibilitem as a\c{c}\~{o}es de intelig\^{e}ncia operacional de acordo com: o alvo, o cen\'{a}rio e as condi\c{c}\~{o}es ambientais.},
keywords = {Avalia\c{c}\~{a}o de C\^{a}meras, Caracteriza\c{c}\~{a}o},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
A detecção, a identificação, o reconhecimento, a interpretação e o acompanhamento são atividades de suma importância nas ações de inteligência operacional, da patrulha marítima, de busca e salvamento e no apoio à tomada de decisão. Para esses fins, os sistemas eletro-ópticos são ferramentas muito importantes. Atualmente estão disponíveis muitos sistemas eletro-ópticos capacitados a realizar as essas ações. Portanto, identificar o melhor sensor para desempenhar as diversas ações é uma tarefa difícil quando não se dispõe de ferramentas adequadas para fazer a avaliação. Neste trabalho, foi realizada a caracterização espacial de uma câmera termal, com uma lente de 27 mm e também com uma lente de 54 mm, no laboratório do IEAv, utilizando-se um alvo USAF 1951 de alumínio e um corpo negro de área extensa, a fim de avaliar quantitativamente este sistema eletro-óptico. Contudo para uma avaliação completa são se faz necessária as caracterizações radiométrica e espectral. Com isso, pretende-se dar início a uma metodologia que permita avaliar espacialmente um sistema eletro-óptico imageador, identificando o potencial de uso e disponibilizando informações que possibilitem as ações de inteligência operacional de acordo com: o alvo, o cenário e as condições ambientais. |
Modelo Analítico da Potência Óptica no Enlace de Comunicação Óptica no Espaço Livre Empregando Modulação Externa Proceedings Article Santos, Alessandro Roberto; Gonçalves, André Paim; Oliveira, Robson Ribeiro Carreirae José Edimar Barbosa @inproceedings{Alessandro2015Comunica\c{c}\~{a}ob,
title = {Modelo Anal\'{i}tico da Pot\^{e}ncia \'{O}ptica no Enlace de Comunica\c{c}\~{a}o \'{O}ptica no Espa\c{c}o Livre Empregando Modula\c{c}\~{a}o Externa},
author = {Alessandro Roberto Santos and Andr\'{e} Paim Gon\c{c}alves and Robson Ribeiro Carreirae Jos\'{e} Edimar Barbosa Oliveira},
url = {https://www.sige.ita.br/edicoes-anteriores/2015/st/ST_3_1.pdf},
year = {2015},
date = {2015-01-01},
booktitle = {Simp\'{o}sio de Aplica\c{c}\~{o}es Operacionais em \'{A}reas de Defesa 2015 (SIGE2015)},
abstract = {Com o desafio de encontrar novos meios de comunica\c{c}\~{o}es que ofere\c{c}am maior seguran\c{c}a, velocidade e capacidade de canal e baixo custo, muitas linhas de pesquisas empregam a est\~{a}o Comunica\c{c}\~{a}o \'{O}ptica no Espa\c{c}o Livre. Neste trabalho \'{e} apresentada a modelagem anal\'{i}tica da pot\^{e}ncia \'{o}ptica do enlace de FSO que emprega modula\c{c}\~{a}o externa sob efeito da atenua\c{c}\~{a}o e turbul\^{e}ncia atmosf\'{e}rica, principalmente quanto ao fen\^{o}meno ligado \`{a} dispers\~{a}o atmosf\'{e}rica e o efeito destes fen\^{o}menos sob o enlace.},
keywords = {Comunica\c{c}\~{a}o \'{O}ptica no Espa\c{c}o livre},
pubstate = {published},
tppubtype = {inproceedings}
}
Com o desafio de encontrar novos meios de comunicações que ofereçam maior segurança, velocidade e capacidade de canal e baixo custo, muitas linhas de pesquisas empregam a estão Comunicação Óptica no Espaço Livre. Neste trabalho é apresentada a modelagem analítica da potência óptica do enlace de FSO que emprega modulação externa sob efeito da atenuação e turbulência atmosférica, principalmente quanto ao fenômeno ligado à dispersão atmosférica e o efeito destes fenômenos sob o enlace. |